O POSITIVISMO: A DIVINIZAÇÃO DA CIÊNCIA CORRENTES DO PENSAMENTO POSITIVISTA FILOSOFIA - SLIDE 019 TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO
O que é Positivismo? O positivismo foi uma corrente filosófica que nasceu na França, no século XIX, derivada do pensamento iluminista . Surge na Europa no século XVIII; Questões filosóficas que pensavam a condição e a felicidade do homem. Atacou sistematicamente tudo aquilo que era considerado contrário à busca da felicidade, da justiça e da igualdade. D enunciar a injustiça, a dominação religiosa, o estado absolutista; Elege a “razão” como o grande instrumento de reflexão capaz de melhorar e empreender instituições mais justas e funcionais.
CORRENTES DO PENSAMENTO POSITIVISTA Essa corrente de pensamento pode ser dividida em duas formas históricas essenciais: Positivismo social: Essa forma de positivismo, representada por Saint- Simon, Augusto Comte e John Stuart Mill, surgiu da necessidade de constituir a Ciência como o fundamento de uma nova ordenação social e religiosa da sociedade. Positivismo evolucionista: Essa segunda forma, representada por Spencer, ampliou o conceito de progresso do positivismo e lutou por sua imposição em todos os campos da Ciência.
CORRENTES DO PENSAMENTO POSITIVISTA Os principais representantes do positivismo foram: na França, Augusto Comte (1798- 1857); na Inglaterra, Stuart Mill (1806-1873) e Herbert Spencer (1820- 1903); na Alemanha, Jakob Moleschott (1822- 1919) e Ernest Haeckel (1834- 1919); na Itália, Roberto Ardigò (1828- 1920). Em cada um desses países, o positivismo mostrou traços próprios e desenvolvimentos específicos. Porém, alguns princípios são comuns a todas essas ramificações, garantindo ao positivismo seu caráter de movimento filosófico.
Lei dos 3 estados: Estado Mitológico/ Religioso- tentar explicar as coisas através da religião, da mitologia; Estado Metafísico/ Filosófico- Explicações mais racionais Estado Positivo/Científico- Representaria o ápice da humanidade, resolveríamos nossos problemas com a Ciência. August Comte
CORRENTES DO PENSAMENTO POSITIVISTA Teses fundamentais do positivismo: 1. A Ciência é o único conhecimento possível e seu método é o único válido para a obtenção do conhecimento verdadeiro. Logo, a busca por causas ou princípios que não sejam acessíveis ao método científico não leva, absolutamente, ao conhecimento. A investigação metafísica, ou seja, a busca por verdades que ultrapassam a matéria, não tem nenhum valor.
CORRENTES DO PENSAMENTO POSITIVISTA Teses fundamentais do positivismo: 2. O método da Ciência busca descrever os fatos e mostrar as relações constantes entre eles, expressando- os em leis que permitem ao homem realizar a previsão dos fatos futuros, tese defendida por Comte. No campo da evolução, Spencer afirma que as experiências permitem prever a gênese evolutiva dos fatos mais complexos a partir dos mais simples, uma vez que a lei advinda da observação e da experiência da natureza é a tradução da regularidade observada na natureza. Assim, o positivismo baseia- se na identificação das leis causais e no domínio sobre os fatos. (…)
CORRENTES DO PENSAMENTO POSITIVISTA Teses fundamentais do positivismo: 2. (…) O método descritivo pode ser aplicado tanto no estudo da natureza quanto no estudo da sociedade. Os fatos naturais, além de constituírem as relações de causa e efeito no mundo natural, também o fazem no mundo social, nas relações entre os homens, o que deixa clara a importância da Sociologia para o positivismo.
CORRENTES DO PENSAMENTO POSITIVISTA Teses fundamentais do positivismo: 3. O método da Ciência, por ser o único válido, deve ser estendido a todos os campos de indagação e da atividade humana, que, tanto no campo individual quanto no social, deve ser guiada por ele. O método científico é, portanto, o único capaz de possibilitar a compreensão do mundo e também a resolução de seus problemas. Por essa razão, surge a crença de que a Ciência é capaz de construir um mundo melhor, resolvendo todos os problemas humanos e sociais.
CORRENTES DO PENSAMENTO POSITIVISTA Teses fundamentais do positivismo: 4. No momento histórico do positivismo, observou- se um otimismo crescente, já que a humanidade acreditava que o progresso era inevitável e que o caminho para a construção de um mundo melhor havia sido, enfim, encontrado. Essa nova realidade de bem-estar geral, de paz e de solidariedade deveria ser então construída pelo conhecimento científico e pelo trabalho humano.
CORRENTES DO PENSAMENTO POSITIVISTA Teses fundamentais do positivismo: 5. Nesse período, acreditava- se que o positivismo construiria um mundo melhor e mais justo, em que todos teriam garantidas as melhores condições de vida, proporcionando a plena felicidade a todos. Esse estágio de desenvolvimento humano seria inevitável e, por isso, o positivismo trazia uma visão messiânica da História, acreditando que o mundo positivista era o último e perfeito.
CORRENTES DO PENSAMENTO POSITIVISTA Teses fundamentais do positivismo: 6. O positivismo foi visto como o auge dos ideais iluministas que, rompendo com uma concepção idealista de conhecimento, valorizavam os fatos empíricos como os únicos capazes de levar ao conhecimento verdadeiro, além de valorizarem a fé na racionalidade, o poder da Ciência para resolver os problemas humanos e sociais e a cultura como criação exclusivamente humana sem a interferência da divindade.
CORRENTES DO PENSAMENTO POSITIVISTA Teses fundamentais do positivismo: 7. De uma forma geral, o positivismo pecou pela confiança acrítica na Ciência, vista como aquela que produziria um novo mundo pelo progresso. A inevitabilidade defendida pelo positivismo era considerada inquestionável, o que fugia ao espírito da própria Filosofia.
CORRENTES DO PENSAMENTO POSITIVISTA Teses fundamentais do positivismo: 8. O pensamento positivista levou à formulação de críticas a todo o conhecimento que não fosse real e empiricamente comprovado. Assim, ainda que o positivismo tenha caído, mais tarde, em uma concepção metafísica de igual proporção, a metafísica e qualquer concepção idealista de mundo eram combatidas como formas inferiores e antiquadas de pensamento.
CORRENTES DO PENSAMENTO POSITIVISTA Teses fundamentais do positivismo: 9. Alguns marxistas criticaram o positivismo ao vislumbrar, nessa concepção de progresso inevitável, a concretização dos ideais burgueses e dominadores.
CORRENTES DO PENSAMENTO POSITIVISTA Teses fundamentais do positivismo: 10. No positivismo, a Teologia e a Metafísica foram substituídas pelo culto à Ciência, considerada a única capaz de compreender o mundo. O mundo espiritual foi, assim, substituído pelo mundo humano, e as ideias de espírito ou essência foram substituídas pela ideia de matéria.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ARANHA, Mária Lúcia de Arruda [et.al]. Filosofando. Volume Único. São Paulo: Editora Moderno, 2009. AMORIM, Richard Garcia [et.al] Filosofia. Volume 5 e 6. São Paulo: Editora Bernoulli