O POSITIVISMO:A DIVINIZAÇÃO DA CIÊNCIA FILOSOFIA AUGUSTO COMTE Habilidades a serem desenvolvidas : (EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais . TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO SLIDE 020
AUGUSTO COMTE Nascido em 19 de janeiro de 1798, em Montpellier, França , membro de uma modesta família católica , Augusto Comte ficou conhecido como o fundador da Sociologia e como o maior representante do positivismo enquanto movimento filosófico .
AUGUSTO COMTE Apesar da educação religiosa recebida , afastou -se da fé católica aos 14 anos de idade , ingressando , em 1814, na Escola Politécnica de Paris ( École Polytechnique ), a qual exerceu forte influência sobre seu pensamento .
Comte foi expulso dessa escola em 1816 por participar de um motim realizado pelos alunos em uma época marcada pelas mudanças políticas pós-napoleônicas . Retornou em seguida à sua cidade natal, onde estudou Medicina por pouco tempo. Em 1817, retornou a Paris, passando a sobreviver de seu trabalho como professor particular de Matemática e escrevendo para alguns jornais .
AUGUSTO COMTE Aqueles foram tempos tortuosos para Comte, que passava por necessidades financeiras , tendo de recorrer constantemente ao dinheiro enviado pela mãe para sobreviver . Durante certo tempo, foi secretário de um banqueiro na cidade e, de 1818 a 1824, tornou -se secretário do socialista utópico Conde de Saint-Simon, sobre o qual teceu duras críticas mais tarde .
AUGUSTO COMTE Em 2 de abril de 1826, iniciou seu curso público de Filosofia Positiva . Abandonado pela mulher , sofreu sérias perturbações mentais , suspendendo o curso de Filosofia , o qual retomou somente em 1829, tendo mantido -o até 1842, período de publicação da redação do curso .
AUGUSTO COMTE Em 1844, começou seu envolvimento amoroso com Clodilde de Vaux, que faleceu no ano seguinte , vítima de tuberculose . Com a morte da amada , Comte vivenciou maus momentos , o que influenciou fortemente para que seu pensamento se tornasse uma espécie de misticismo , com a consequente fundação da religião da humanidade em 1852.
Comte faleceu em 5 de setembro de 1857, em Paris, possivelmente acometido de câncer . Sua última casa, situada à Rua Monsieur-le-Prince, no 10, em Paris, foi posteriormente adquirida por alguns positivistas e transformada no Museu Casa de Augusto Comte.
AUGUSTO COMTE Obras • Planos de trabalhos científicos para reorganizar a sociedade , 1822 . • Curso de filosofia positiva , sua obra -prima, publicado em seis volumes, escrito de 1830 a 1842 . • Discurso sobre o espírito positivo , 1844 .
• Discurso sobre o conjunto do positivismo , 1948, reunindo , no 4° volume, seis opúsculos editados de 1819 a 1828. • Sistema de política positiva , instituindo a religião da humanidade , em quatro volumes, escritos de 1851 a 1854. • Catecismo positivista ou sumária exposição da religião da humanidade , 1852. • Síntese subjetiva ou sistema universal de concepções próprias ao estado normal da humanidade , 1856.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ARANHA, Mária Lúcia de Arruda [et.al]. Filosofando . Volume Único . São Paulo: Editora Moderno , 2009. AMORIM, Richard Garcia [et.al] Filosofia . Volume 5 e 6. São Paulo: Editora Bernoulli