Slides para aula de história do 6º ano sobre por que estudamos história.
Size: 95.28 MB
Language: pt
Added: Mar 30, 2015
Slides: 21 pages
Slide Content
O que é história? Quem faz história? Quem escreve a história? Por que estudamos história? Tema 5 Profª : Renata Telha Bacharel/Licenciada - UERJ Especialista em História do Brasil – UFF www.turmadoamanha.wordpress.com
A palavra HISTÓRIA tem diferentes significados. Você poderia dizer quais são eles? O QUE É HISTÓRIA?
Observe as imagens: Documentos Pessoais
Observe as imagens: Livros de História
OBSERVE AS IMAGENS: Livros infanto-juvenis
Como podemos ver, todas as imagens têm relação com os significados da palavra História. Descobriram os significados? São eles: História Pessoal; Ciência Histórica; Narrativa Ficcional. O que todas as imagens têm em comum?
História Pessoal: Experiência de vida. Todos os documentos que produzimos ao longo da nossa vida, ajudam a contar nossa história. Narrativa Histórica : Relato de uma história vivida por sociedades humanas ao longo do tempo. Narrativa Ficcional: É uma história em que um autor cria no mundo da imaginação. É uma história narrada por um narrador e vivida por seus personagens Vamos entender cada significado da palavra história:
Qual ou quais desses tipos de História nós iremos estudar? Explique: Responda:
A Galinha dos ovos de ouro. Autor: Esopo Um camponês e sua esposa possuíam uma galinha, que todo dia, sem falta, botava um ovo de ouro. Supondo que dentro dela deveria haver uma grande quantidade de ouro, eles então a sacrificam, para enfim pegar tudo de uma só vez. Então , para surpresa dos dois, viram que a ave, em nada era diferente das outras galinhas. Assim , o casal de tolos, desejando enriquecer de uma só vez, acabam por perder o ganho diário que já tinham assegurado. Moral da História: Quem tudo quer, tudo perde . Atividade 1: leia o texto abaixo e identifique o tipo de narrativa.
1) Marque a opção correta: O texto “A galinha dos ovos de ouro” representa que tipo de história? Narrativa Histórica Narrativa Ficcional História Pessoal 2) Explique o que é cada um dos itens apresentados abaixo: Narrativa Histórica Narrativa Ficcional História Pessoal Leia e responda:
Quando a escola foi fundada? Quantos anos a escola tem? Quantos professores trabalham na escola? Quantos funcionários a escola tem? Quem foi Oswaldo Teixeira? O que ele fazia? Por que Oswaldo Teixeira foi importante a ponto de ter sido homenageado com o nome de uma escola? Os Grupos 1 e 2 deverão entrevistar um representante da direção e conseguir documentos que comprovem suas respostas. Os Grupos 3 e 4 deverão pesquisar informações na internet sobre Oswaldo Teixeira. Desafio Para casa: Você conhece a história da sua escola?
A NOITE DAS GARRAFADAS Ao amanhecer do dia 13 de março de 1831, a cidade do Rio de Janeiro parecia uma panela de pressão prestes a explodir . No quarteirão português (ruas do Rosário, dos Ourives, da Quitanda e Direita), o silêncio era total e o movimento nenhum. Os portugueses estavam recolhidos e quietos, como se estivessem preparando alguma surpresa. Mas, nem bem havia terminado a tarde , o quarteirão inteiro despertou: fogueiras, sons, muita gente gritando contra os brasileiros, contra os “cabras” e os “moleques”. Algumas horas depois, dezoito jovens desceram a Rua Direita e foram encontrar um outro grupo à frente do qual estava Antonio Borges da Fonseca. Não precisavam falar nada, apenas seguir. – Vamos em frente! – comandou Borges da Fonseca. Era uma cilada. Os portugueses deixaram que os “cabras” se aproximassem o mais possível e, quando os sentiram bem perto, inesperadamente fizeram chover sobre eles, de todas as varandas, de todas as janelas e telhados, milhares de garrafas e cacos de vidro. Os conflitos entre brasileiros e portugueses atingiam seu momento máximo. Essa noite entraria para a história como a “noite das garrafadas”. Adaptado. TAVARES, Luis Henrique Dias. O Cotidiano da História: a abdicação de D. Pedro I. São Paulo: Ática, 2008.
a) Qual é o tipo de narrativa deste texto: Ficcional ou Histórica? b) Onde ele ocorreu? c) Quando ele ocorreu? d) Como ele ficou conhecido? e) O autor da narrativa é um historiador . Qual é o nome deste historiador? Atividade:
História pode ser: Vamos relembrar: Quais os significados da palavra História? Experiência de vida Narrativa ficcional Narrativa histórica
Fábula ou Narrativa Ficcional Narrativa Histórica ou História ( )Tem o objetivo de um ensinamento moral. ( ) Conta sobre alo que aconteceu. ( ) Conta sobre algo que não aconteceu. ( ) Narra sobre um acontecimento de uma sociedade em uma época e lugar. ( ) Tem como objetivo um ensinamento histórico. Atividade - relacione as respectivas diferenças:
Todas essas questões se referem a diferentes situações do mundo atual. Para entendermos melhor é necessário pesquisar o passado e conhecer a história das sociedades. Por que estudar história?
A História estuda justamente o processo de mudanças ocorridas nas sociedades. Por exemplo, mudanças de tecnologias, da moda, da alimentação, da construção de moradias, do lazer, etc. A História estuda também as permanências , ou seja, tudo aquilo que, mesmo com o passar dos anos, não mudou, ou mudou pouco. As construções presentes em algumas cidades brasileiras, como Ouro Preto em Minas Gerais são muito parecidas com antigamente. Mudanças e permanências
Com base no vídeo, escreva, com suas palavras, por que estudar história é importante:
Estudando a maneira como as pessoas viviam no passado, como se relacionavam e transformavam o ambiente aos seu redor, é possível compreender melhor os problemas que enfrentamos no dia a dia. Por que estudamos história? ...pensar sobre o presente, comparar modos de vida; ... viajar pelo tempo, conhecer o modo de pensar e de agir de diferentes povos, observar suas dificuldades e as tentativas de solucioná-las; ... analisar a vida em sociedade em outras épocas e lugares. Estudar história pode ser bastante divertido se você...
... a ciência que estuda as sociedades ao longo do tempo. Portanto, história é...
Responda com suas palavras o que é História: O que a História estuda? Responda com as suas palavras: Por que estudamos História? Dê dois exemplos de mudanças e dois de permanências no lugar em que mora: Pergunte a um adulto do que ele brincava quando era pequeno. Em seguida, faça duas colunas no seu caderno: em uma, liste as brincadeiras do tempo em quem ele era criança; na outra, os divertimentos atuais. Desafio: