professorfabiovalente
5,856 views
12 slides
Nov 04, 2013
Slide 1 of 12
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
About This Presentation
No description available for this slideshow.
Size: 495.83 KB
Language: pt
Added: Nov 04, 2013
Slides: 12 pages
Slide Content
Trabalho de Biologia Tecido Cartilaginoso Alunos:Douglas, Walcleir ,Gabriel, Alisson ,Rafael
Cartilagem O tecido cartilaginoso , ou simplesmente cartilagem , é um tecido elástico e flexível que não cicatriza
A cartilagem também é encontrado em outros locais como na orelha e na ponta do nariz
O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos.
Cartilagem de crescimento , ou disco epifisial , é uma cartilagem presente na epífise dos ossos longos jovens, modulando seu crescimento.
Composição O tecido conjuntivo cartilaginoso é composto por células, fibras protéicas, substância intercelular e condrina (substância mucopolissacarídeo com consistência de borracha).
Matriz O principal constituinte da matriz extracelular são os proteoglicanos que são glicoconjugados compostos por um esqueleto protéico e um glicosaminoglicano.
Tecido conjuntivo anexo Por não apresentar vasos sanguíneos, o tecido cartilaginoso precisa de um Tecido Conjuntivo Anexal para receber por meio de difusão tudo o que precisa. No caso é o Pericôndrio
Células Os condrócitos são células mais velhas e usadas Condroblastos são células jovens e que ainda não foram envolvidas pela matriz extra celular.
cartilagem hialina Possui moderada quantidade de fibras colágenas. Forma o primeiro esqueleto do embrião, que, depois, é substituído por osso.
Cartilagem Fibrosa Apresenta abundante quantidade de fibras colágenas. É encontrada nos chamados discos intervertebrais (em azul, Número 6 e 7, na figura abaixo ) e na sínfise púbica,Suporta altas pressões.
Cartilagem elástica Pequena quantidade de colágeno e grande quantidade de fibras elásticas. É encontrada no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na epiglote, na tuba auditiva e na laringe.