1º ano - transição da idade média para a idade moderna
32,929 views
18 slides
Oct 05, 2012
Slide 1 of 18
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
About This Presentation
Profº Daniel Bronstrup
Size: 1.27 MB
Language: pt
Added: Oct 05, 2012
Slides: 18 pages
Slide Content
TRANSIÇÃO DA IDADE MÉDIA PARA A IDADE MODERNA. Baixa Idade Média; Crise do sistema feudal; Renascimento Comercial e Urbano. 1º ano Ensino Médio
BAIXA IDADE MÉDIA Séculos X ao XV; Aumento da população européia ; Desestruturação do Sistema Feudal com a Primogenitura. Direito do filho mais velho herdar a terra. Aumento de uma nobreza sem terra. Crescimento populacional; Aumento de bandidos, ladrões e saques. Para diminuir as guerras fratricidas a Igreja criou a Paz de Deus ; "Que nenhum cristão mate outro cristão“. Proibindo guerras aos domingos e em feriados.
CRUZADAS: séc. XI ao XIII CRISTÃOS X MUÇULMANOS OBJETIVO ESPIRUTUAL: Guerras para libertar Jerusalém dos Muçulmanos ; Expansão do Cristianismo; Combater a expansão islâmica. OBJETIVO MATERIAL: Conquistar terras para expandir o feudalismo e alocar a população excedente. Dominar cidades estratégicas do Oriente. Pequenos comerciantes interessados na expansão do comércio.
EFEITO DAS CRUZADAS... Os exércitos cristãos não conseguiram derrotar os muçulmanos. Possibilitou intercâmbio: Cultural e Comercial. A Europa passou a manter contato com outras civilizações: Bizantina e Islâmica . Passaram a conhecer o requinte e o luxo. Ex: especiarias, tapetes, jóias, tecidos finos, marfim... O Mar Mediterrâneo passou as ser controlado pelos comerciantes italianos.
PROGRESSO AGRÍCOLA... Século X = Últimas invasões bárbaras (os Vikings); Inovações tecnológicas: Charrua, peitoral, ferradura, moinho d’água e a rotação das culturas. O Excedente produtivo começa a incentivar o comércio, dinamizando a economia e promovendo a urbanização.
Renascimento Comercial... A partir do século XI... As moedas passaram a ser reutilizadas para facilitar as trocas comerciais. Principais eixos do comércio: Mar mediterrâneo, Mar do Norte, E as ligações entre estes portos, tanto por via terrestre quanto por via marítima.
Mar do Norte: Comandado pelas cidades de Bruges , Bremen e Lubeck . Núcleos mercantis: Hansas . Produtos: Peles, Madeiras e cereais . Rotas terrestes : Feiras Medievais, as mais importantes aconteciam em Champagne, na França. Mar Mediterrâneo Comandado pelas cidades italianas Gênova e Veneza . Produtos : Seda, perfumes, madeiras e tempeiros .
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA: Corporações de ofício ou Guildas : Associações que reuniam artesões controlando a produção, distribuição, a qualidade e o preço de seus produtos específicos. Hansas ou Ligas Hanseáticas: Associações de mercadores. Monopólio do comercio local, controlando a concorrência estrangeira e regulamentando os preços.
NOVO GRUPO SOCIAL: BURGUESIA.
Renascimento Urbano: Cidades com governos Próprios: Chamadas de Comunas... designação para a cidade que se tornava emancipada pela obtenção de carta de autonomia fornecida pelo rei. Forais ou cartas de Franquia garantiam este direito pois o senhor feudal que dava ampla autonomia aos núcleos urbanos.
A Crise que abalou a Europa Feudal... A F ome; A Peste; A Guerra.
FOME Grande fome do século XIV; Desequilíbrio na produção e no consumo. Terra perdeu qualidade; Mudanças climáticas repentinas (1315 e 1317)
PESTE NEGRA Péssimos hábitos de higiene; Precárias condições de saneamento; 1/3 da população européia foi atingida; Clero/Igreja passaram a ser questionados pois foram falíveis. População buscou outros caminhos de salvação pessoal.
GUERRA DOS CEM ANOS Entre ingleses e franceses de 1337 a 1453. A longa duração desse conflito explica-se pelo grande poderio dos ingleses de um lado e a obstinada resistência francesa do outro . Alegando ter sido designada por Deus para dar fim ao controle inglês, a camponesa Joana D' Arc mobilizou as tropas e populações locais. Nesse instante, temendo o fortalecimento de uma liderança popular, os nobres franceses arquitetam a entrega de Joana D' Arc para os britânicos.
Prof. Msc . Daniel Alves Bronstrup BLOG: profhistdaniel .blogspot.com @ danielbronstrup facebook.com/ daniel . alvesbronstrup