As Grandes Navegações Introdução Séculos XV e XVI X e demais países da Europa desbravaram os Oceanos. Objetivos Buscar novas rotas marítimas comerciais para a Índia e outras terras.
Motivações Produtos procurados Gênova e Veneza (Atravessadores) Especiarias Os altos preços forçaram as Grandes Navegações. Novas terras = metais preciosos, matéria-prima e produtos não encontrados na Europa.
Interesses e interessados Poder Lucro Fiéis
Portugal Pioneirismo Português Experiência em navegação Exímios construtores de caravelas Estudiosos náuticos: Escolas de Sagres Em 1498 chegada de Vasco da Gama à Índia Em 1500 chegada de Cabral ao Brasil Portugal era a principal potência econômica
Espanha Concorrência espanhola Em 1492, chegada de Colombo à América Exploração dos povos maias, incas e astecas
Quiz Porque Portugal despontou entre os demais países europeus nos séculos XV e XVI? Que país e quais cidades obtinham o exclusivismo comercial com as Índias? Que classe social impulsionou ou estimulou as Grandes navegações e qual era o seu interesse nisso? Qual era o interesse da Igreja católica em participar com as Grandes Navegações? Quais foram as grandes “descobertas” portuguesa e espanhola?