1 ebd 2017 lição 7 - begnidade um escudo protetor contra as porfias

ugleybson 147 views 19 slides Nov 12, 2021
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

begnidade um escudo protetor contra as porfias


Slide Content

Benignidade: um Escudo Protetor contra as Porfias Lição 7 12 de Fevereiro de 2017 Gleybson Andrade

Texto Áureo "Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." ( Ef 4.32)

Verdade Prática A benignidade na vida do crente torna-o uma testemunha do amor de Deus.

Estrutura I - A BENIGNIDADE FUNDAMENTA-SE NO AMOR O que é benignidade? Jesus , exemplo de benignidade. A benignidade na prática. II - A PORFIA FUNDAMENTA-SE NA INVEJA E NO ORGULHO Inimizade e porfia . Evódia e Síntique . Miriã e Arão . III – REVISTAMO – NOS DE BENIGNIDADE Retirando as vestes velhas . Sede benignos. Imitando a conduta de Paulo.

Leitura Bíblica Colossenses 3.12 - 17 12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração. 17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Objetivos Geral: Mostrar que a benignidade é um aspecto do fruto do Espírito e que a porfia é obra da carne. Específicos: I. Reconhecer que a benignidade se fundamenta no amor; II. Mostrar que a porfia se fundamenta na inveja e no orgulho; III. Explicar porque precisamos nos revestir de benignidade.

Vocabulário Benignidade substantivo feminino qualidade ou virtude do que é benigno. Porfia substantivo feminino 1 . contenda de palavras; discussão, disputa, polêmica. "adorava uma p. calorosa" 2 . qualidade do que é persistente; insistência, perseverança, tenacidade . " trabalhar com p."

Diferença entre Benignidade e Bondade (lição 8) Benignidade é a disposição em ser bondoso com o próximo . Significa excelência de caráter, pensar bem a respeito das pessoas (daí o fato de estar ligada com o julgar ). Bondade é a ação de ser bom , gentil e reto para com o próximo. Devo pensar benignamente e agir com bondade . Gálatas 5:22 22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Frases de ilustres Nenhum homem pode me fazer uma bondade mais verdadeira neste mundo do que orar por mim. (John Piper ) O filho de Deus, tem cuidado de guardar o caminho do Senhor, mais concentrado de coração na busca de Sua glória, e verá sua amorosa benignidade e a terna misericórdia do Senhor em sua vida . (Charles Spurgeon )

Textos Chaves sobre Benignidade Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí. Jr 31:3 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós . Mt 7:2 Amai , pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus . Lucas 6:35

Livro dos Salmos LOUVAI ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. Salmos 136:1 Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam. Salmos 86:5 Porém tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade. Salmos 86:15

Benignidade Atributo comunicável da Divindade I Corintios 13:4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Efésios 4:32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Deus a única fonte de Benignidade Piedoso e benigno é o SENHOR, sofredor e de grande misericórdia. Salmos 145:8 porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Lucas 6:35 Benignidade Fundamenta-se no amor Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor . I João 4:8 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele . I João 4:16

Jesus benignidade e bondade em pessoa E , Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos. Mateus 14:14 ( Então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram. Mateus 20:34 (saindo de Jericó) E , vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. Lucas 7:13 (viúva de naim , chorando por seu filho único) Jesus chorou. João 11:35 (por Jerusalém e seus filhos incrédulos)

BENIGNIDADE PORFIA Fruto do Espírito (Gl 5.20) Obra da carne (Gl 5.21) É boa (2 Cr 10.7) É má (I Sm 15.23; I Tm 6.4) Constrói relacionamentos (Gn 26.27-31; Ef 4.32) Destrói relacionamentos (Gn 26.20; 2 Co 12.20) Revela o caráter divino (Ef 4.32; 5.1) Revela o caráter carnal (Gl 5.19) Promove a paz ( Ef 4.32-b) Promove a guerra ( Gl 5.20)

Porfia fundamenta-se na Inveja e no orgulho (Frase de John Stott ) A inveja é o reverso de uma moeda chamada vaidade - Ninguém nunca é invejoso de outros que não é primeiro orgulhoso de si mesmo . ( Agostinho de Hipona dizia que) o princípio de todo pecado é o orgulho Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Mateus 13:25 O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Mateus 13:39

Revistamo-nos de Benignidade Romanos 13:14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. Efésios 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Paulo homem comum que revelou em sua vida o Fruto do Espírito Revesti-vos , pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Colossenses 3:12 E , sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3:14 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. I Corintios 11:1

Conclusão Segundo o Pastor Osiel Gomes: Se realmente desejamos expressar um cristianismo vivo, autêntico, precisamos excluir do nosso meio as porfias, pois são obras da carne e maculam corpo de Cristo. Precisamos seguir o exemplo de Jesus Cristo, que, com sua benignidade, atraía as pessoas para se reconciliarem com Deus. Jesus manifestou sua benignidade curando os enfermos, libertando os oprimidos pelo Diabo e morrendo na cruz pelas nossas ofensas e delitos . AMÉM
Tags