1 introdução à reflexão filosofica

7,426 views 25 slides May 23, 2014
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

FILOSOFIA INTRODUÇÃO À REFLEXÃO FILOSOFICA By Dani Rubim estudante

O QUE É FILOSOFIA Do grego: philos = amizade e sofhia = sabedoria AMOR PELA SABEDORIA Indica um estado de espírito, um desejo de procurar o conhecimento, cultivá-lo e respeitá-lo “A sabedoria absoluta é um privilegio divino” – Pitágoras Os que tentam alcançá-la são filósofos Criada pelos gregos = entender e ensinar sobre o mundo e os fenômenos com base na inteligência humana

Para que filosofia Filosofos possuem a ATITUDE FILOSOFICA Marcada por 2 movimentos: ATITUDE CRITICA e ATITUDE FILOSOFICA CONHECIMENTO é algo em CONSTRUÇÃO e pode ser MODIFICADO e CRITICADO. “Sei que nada sei” - Socrates Perguntas = “o que? Como? Porque? Pensamento se interroga = REFLEXÃO

REFLEXÃO FILOSOFICA PORQUE PENSAMOS? – motivos O QUE PENSAMOS? – conteúdo PARA QUE PENSAMOS – finalidade (são perguntas que devem ser respondidas pela “ ciencia sistematica = pesquisa metodologia” e não apenas pelo senso comum) Ou seja A RESPOSTA tem que ser: COERENTE, LOGICA e ter RELAÇÃO COM AS IDEIAS.

A Filosofia nos ensina a pensar de forma critica e criticar o pensamento.

Podemos definir as fases da filosofia: FILOSOFIA GRECO ROMANA ( sec VI a.c. – VI d.c. ) FILOSOFIA PATRISTICA ( sec I – VII) FILOSOFIA MEDIEVAL ( sec XIII – XIV) FILOSOFIA DA RENASCENÇA ( sec XV – XVI) FILOSOFIA MODERNA ( sec XVII – XVIII) FILOSOFIA DO ILUMINISMO ( sec XVIII – XIX) FILOSOFIA CONTEMPORANEA ( sec XIX – ate hoje)

FILOSOFIA ANTIGA - períodos Os 4 principais períodos da filosofia greco-romana:

FILOSOFIA PATRÍSTICA Esforço para relacionar a filosofia greco-romana ao pensamento da Igreja PATRISTICO GREGO PATRISTICO ROMANO (ligado à igreja de Bizancio ) (ligado a Igreja de Roma) Conciliação entre a FÉ e a RAZÃO DOGMAS = verdades reveladas por Deus RAZÃO = verdades reveladas pelo homem. (nessa epoca a verdade divida era mais importante do que o pensamento racional humano.)

FILOSOFIA MEDIEVAL Filosofia cristã – relação entre Deus e o Homem (fé e razão / alma e corpo) Influencia do pensamento neoplatônico e das leituras árabes do pensamento de Aristóteles. METODO : DISPUTA = seria considerado “verdade” o argumento com mais força e qualidade (algo era considerado verdade se coincidi-se com o pensamento da autoridade)

FILOSOFIA DA RENASCENÇA Descobre-se novos trabalho de filosofos antigos (greco-romanos como: Platão, Aristoteles e outros autores)

FILOSOFIA MODERNA Racionalismo clássico Muito marcada pela RAZÃO Com a razão seria possível conhecer as causas, efeitos da paixão humana e controlá-las. Determinar regimes políticos para manter as sociedades racionais!

FILOSOFIA DA ILUSTRAÇÃO Crença no PODER ABSOLUTO DA RAZÃO e que ele ILUMINA O CAMINHO HUMANO

FILOSOFIA CONTEMPORANEA PERCEBER A PLURALIDADE DAS SOCIEDADES HUMANAS:

CAMPOS DA FILOSOFIA (ESTUDOS Esta presente em diversas áreas e se dividiu para melhor atende-las.

CONHECIMENTO está presente a todo momento. É a relação objeto e observador ( consciencia da pessoa). Relação com o mundo gera conhecimento e envolve valores anteriores.

FORMAS DE CONHECER: SENSO COMUM – espontaneo , derivado das experiencias cotidianas. Etapa de construção do saber. Deve ser substituida por uma abordagem critica

FORMAS DE CONHECER: CIENCIA – pensamento / conhecimento critico Existem 3 formas de conceber a ciencia (durante os seculos )

1º Hipotetico-dedutivo É uma das concepções racionalistas Define-se o OBJETO e dele procura deduzir os efeitos e propriedades do fenomeno estudado

2º Hipotetico-indutivo É a concepção impirica relacionada à Aristoteles Cria suposições e depois as testam

3º concepção construtivista Relaciona o impiritismo e o racionalismo Procura-se explicar a realidade (levando em consideração que esta é mutavel )

Antigamente X hoje A tecnica (e tecnologia) ANTIGAMENTE: era vista como inferior, auxiliava so no dia a dia HOJE: a tecnica e a ciencia andam juntas ( sber teorico )

Marilena Chaui

RESUMÃO Filosofia era e é vista com preconceito mas é muito útil Filosofia é o ato de pensar e criticar o pensamento (amor pela sabedoria) A filosofia é uma área tão ampla que esta em varias outras matérias, mas seu foco é o conhecimento (ou a busca por ele)

Passamos durantes os séculos por varias fases da filosofia sendo elas: GRECO-ROMANA ( dividida em 4 fases: 1º conhecer o mundo, 2º conhecer o homem, 3º juntar o conhecimento mundo e homem, 4º questões sobre etica Deus e homem PATRISTICA - tenta-se juntar fé e ração (dogmas e fé) MEDIEVAL - filosofia cristã é dominante - verdade é tida através de disputas RENASCENÇA - define-se destino e a relação do homem natureza e homem dono de si MODERNA - marcado pela razão, capacidades humanas, conhecimento da natureza, sociedade e politica , tudo muito racional ILUMINISTA - poder absoluto da razão que pemite conquistar a liberdade, pelicidade , politica , progresso e a perfeição. CONTEMPORANEA - pluralidade, levar em consideração a história, a razão, a lierdade humana, compreensão critica da ciencia , razão e interesses culturais. RESUMÃO

O conhecimento pode vir de 22 principais maneiras, o senso comum e a ciência Durantes os séculos a ciência foi dividida em 3 "partes" ciencias hipoteticas dedutivas - define o objeto e o estudo (deduz o que é o objeto) c iencias hipoteticas indutivas ou impiricas - que criam suposições e as testam. ciencia construtiva - que procura explicar a realidade, sendo mais maleavel a ciencia e a tecnica eram mal vistas na antiguidade, porem hje são ligadas pela tecnologia que facilita a vida da ciencia . RESUMÃO
Tags