1- Introducao e epidemiologia.pptxsssssssssssssssssss

FelixAraujoErnestoZi 30 views 13 slides Aug 31, 2025
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff...


Slide Content

Instituto Profissional Politécnico de Pesquisa de Moçambique Curso Técnico de Medicina Geral Disciplina de : Pediatria Introdução e Epidemiologia

PEDIATRIA A Pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Em primeiro lugar estuda o desenvolvimento físico, neurológico e psíquico da criança desde o seu nascimento até a idade adulta para contribuir na formação de uma pessoa adulta sadia fisicamente e mentalmente. Nesta disciplina serão abordados aspectos sobre a fisiologia do desenvolvimento bem como as patologias de cada sistema, que afectam a criança nas diferentes fases do seu desenvolvimento até a idade adulta.

Conceitos Recém-nascido : compreende o intervalo desde o nascimento até 28 dias após o nascimento ; Lactente : é o indivíduo de 1 mês até aos 24 meses de vida isto é a criança que amamenta; Criança : é todo indivíduo menor de 18 anos , excepto nos casos em que a lei confere maioridade mais cedo, por exemplo para efeitos de trabalho é até 16 anos. No MISAU para fins de atendimento médico, considera- se até 14 anos de vida; Adolescente : Segundo a OMS adolescente é considerado todo indíviduo dos 10 aos 18 anos .

Epidemiologia Epidemiologia  propõe-se estudar quantitativamente a distribuição dos fenômenos de  saúde / doença e seus factores condicionantes e determinantes, nas   populações   humanas . A epidemiologia, portanto, é um campo da ciência que trata dos vários fatores genéticos, sociais ou ambientais e condições derivados de exposição microbiológica, tóxica, traumática, etc. que determinam a ocorrência e a distribuição de saúde, doença, defeito, incapacidade e morte entre os grupos de indivíduos. Taxa de mortalidade Taxa de morbidade Prevalência Incidência Taxa de mortalidade neonatal Taxa de mortalidade perinatal Taxa de mortalidade infantil Taxa de mortalidade infanto juvenil

Mortalidade em crianças menores de 15 anos no mundo

Situação em Moçambique – Pirâmide etária

Tendência da Mortalidade Infantil em Moçambique

Situação da Saúde Infantil em Moçambique As elevadas taxas de mortalidade infantil ocorrem devido a doenças preveniveis e curáveis tais como: Infecções respiratórias, diarreias e malária. Desnutrição também continua a ser responsável por uma parte significativa da mortalidade infantil. O HIV/SIDA é uma causa significativa de doenças e mortes infantis. A Prematuridade, a Asfixia Perinatal e a Sépsis são as principais causas de mortes neonatais .

Determinantes de saúde – Factores ligados a família Nível sócio–econômico; Factores tradicionais; Gravidezes sucessivas; Nível educacional dos pais.

Determinantes de saúde – Factores ligados a comunidade Condições de saneamento do meio e de habitação; De abastecimento de água; Acesso a US ou aos serviços de saúde; Factores de desenvolvimento socioeconómico da comunidade e aspectos tradicionais e culturais.

Determinantes de saúde – Factores ligados ao país Subdesenvolvimento e pobreza; Calamidades naturais; Guerras; Prevalência de certas doenças infeciosas; Serviços de saúde precários.

Estratégias para diminuir a morbilidade e mortalidade infantil Melhorar as condições de saneamento do meio; Promover e aumentar a cobertura das acções preventivas; Assegurar os cuidados curativos necessários; Promover a educação dos pais e da mulher. Cuidado ao recém-nascido; Cuidado a criança sadia e em risco através da implementação da AIDI; Nutrição; Vacinação para as crianças e as mães; Prevenção da malária com as redes impregnadas de insecticida , o tratamento profiláctico intermitente em gravidez e a fumigação das casas; Prevenção da transmissão do HIV da mãe para o filho; Cuidado da criança exposta e infectada pelo HIV.

Bibliografia Manual de Pediatria Parte 1 para o Curso TMG, MISAU, 2013 INE, Censo de 2017 https:// data.who.int/countries/508 (Acessado no dia 05/3/25 – 17h ). https:// ourworldindata.org/child-mortality?insight=most-children-die-from-preventable-causes#key-insights (Acessado no dia 05/3/25 – 17h).