1.o paralítico de cafarnaum

RonaldoTavaresGomes 187 views 20 slides Sep 30, 2021
Slide 1
Slide 1 of 20
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20

About This Presentation

Lucas 5, 17-26


Slide Content

O paralítico de cafarnaum - Mateus 9:1-8 - Marcos 2:1-12 - Lucas 5:17-26 Por Ronaldo Tavares

Lucas 5:17-26 17  E aconteceu que, em um daqueles dias, estava ensinando, e estavam  ali  assentados fariseus e doutores da lei que tinham vindo de todas as aldeias da Galileia, e da Judeia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar.  18   E eis que  uns  homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele.  19  E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado e, por meio de um buraco no telhado, o baixaram com a cama até ao meio, diante de Jesus.  20   E, vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, os teus pecados te são perdoados.  21  E os escribas e os fariseus começaram a argumentar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?  22   Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu e disse-lhes: Que discorreis em vosso coração?  23   Qual é mais fácil? Dizer: Os teus pecados te são perdoados, ou dizer: Levanta-te e anda?  24  Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados, eu te digo: Levanta-te, toma a tua cama e vai para tua casa.  25   E, levantando-se logo, diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa glorificando a Deus.  26  E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus, e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje, vimos prodígios.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS - A coragem e a autenticidade de Jesus em apresentar a verdade de tudo aquilo que ele representava diante das pessoas. Não era belicoso, mas tinha uma postura autêntica a morosa. Nunca se eximiu e nunca negou a cumprir o seu papel de levar a mensagem de Deus aos homens, nem quando, por isso, precisou enfrentar a cruz. - O pecado era o responsável por todas as consequências sofridas pelos homens daquela época e ele representava o fato de não seguir as leis de Moisés. No caso, estar doente, significava que a pessoa foi castigada por Deus e, portanto, deveria ser banida daquela sociedade como alguém impuro. - O papel de Jesus foi, justamente, o de resgatar as leis divinas em sua pureza inicial, abolir as práticas exteriores vazias de significado real e adequar a Lei de Deus aos preceitos do amor.

A PARALISIA SIMBOLOGIA - A pouca evolução espiritual, o fato de ainda não conhecer quem é, o desconhecimento das potencialidades do Espírito, simboliza a paralisia que imobiliza a alma e torna a criatura enferma e distanciada da luz. O homem que se acha moralmente atrofiado, por isso não consegue andar. Permanece preso às convenções humanas, a interesses transitórios. Seu Espírito jaz no leito da acomodação, ainda não desperto para o seu legítimo interesse, que é sua própria evolução, o despertamento para as realidades da vida maior. Prefere ficar nessa situação, ao invés de se despertar e alimentar propósitos de renovação.

atitude - Um dia, o homem toma conhecimento de algo diferente, e cansado das rotinas escravizantes, deseja mudar. É quando procura Jesus. Mas como chegar até Ele? Como levantar-se e andar, vencendo a distância, isto é, suas limitações, os hábitos contrários ao ideal superior? - Se os anseios de libertação forem sinceros, se ocorrer, efetivamente, a opção pelo lado espiritual, a Misericórdia Divina coloca nos passos desse ser humano pessoas que lhe mostrarão o caminho e irão ajudá-lo. São os quatro da passagem evangélica que se prontificaram a carregar o paralítico, na maca, até Jesus. - Quando a pessoa se decide, quando sabe o que quer, o amparo espiritual vem em seu auxílio e ela conseguirá realizar a trajetória.

OBSTÁCULOS Quando alguém pretende ir ao encontro do Cristo, dificuldades, tropeços e obstáculos surgem à sua frente. Na passagem citada, fala que “a multidão bloqueava a porta”. É a multidão dos erros, a sementeira do passado que cria tal dificuldade. É preciso dedicação, perseverança, vontade firme para realizar a transformação. Vencer as dificuldades do meio é como nadar contra a corrente. A pessoa fica em minoria, às vezes criticada e com suas iniciativas dificultadas, em alguns casos, por aqueles que lhe são mais caros (amigos, familiares etc.). É necessário trabalhar com o mundo íntimo, através do autoconhecimento, buscando melhorar os conteúdos da individualidade. Quando a pessoa fala, apenas “da boca para fora”, ainda não está pronta. Então, nada lhe serve. Vai de uma religião para outra, procura aqui, acolá e não encontra. É que ela mesma ainda não se decidiu a resolver seu problema, pela autoeducação, pelo trabalho no bem, doando-se em favor de um ideal nobre.

OBSTÁCULOS Quando alguém quer ir a Jesus, começa a perceber o quanto é difícil. “Não posso deixar isso ou aquilo”. Não consigo, não tenho forças etc. É a multidão que bloqueia a porta, mas é preciso encontrar o caminho. Abrir o telhado da própria alma. Quebrar o telhado do egoísmo, do orgulho, dos vícios, e deixar que a luz do Mais Alto desfaça as sombras. Jesus afirma ao paralítico: “Levanta”, isto é, desperta, movimenta. “Toma teu leito e anda”. O leito é a bagagem dele; seus conhecimentos, experiências, também suas limitações, suas dificuldades. É o mesmo que dizer: caminha no teu degrau evolutivo. Imporetante notar que o perdão proporcionado por Jesus não tem o sentido de solução definitiva dos problemas. Não significa apagar o passado, mas sim a oportunidade de renovação, de trabalho, de evolução. Se ele deve “pegar o leito e andar”, significa que deverá continuar o processo evolutivo, realizando o desenvolvimento de suas potencialidades espirituais, em busca da perfeição – meta de todos nós.

O que é Saúde e o que é doença à luz da doutrina espírita?

Doença e saúde se referem ao estado em que se encontram as pessoas e não ao estado de órgãos ou partes do corpo . O corpo físico nunca está só doente ou só saudável, já que nele se expressam realmente as informações da consciência. O corpo de um ser humano vivo deve seu funcionamento ao espírito que o habita. 

Qual a relação entre cura e doença ?

JESUS CUROU A MUITOS POR AÇÃO FLUÍDICA MT 8:16 - Ao anoitecer foram trazidos a ele muitos endemoninhados, e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes. MT 8:17 - E assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías: "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças”.

O que é necessário para que alcancemos a cura?

E se não formos curados?

fim
Tags