O que é um Goniômetro É um instrumento de medição ou de verificação de medidas angulares. Possui formato semicircular ou circular, graduado em 180° ou 360°.
O que é um Goniômetro Para medir ângulos, precisa-se conhecer o sistema de contagem sexagesimal. Este sistema divide uma circunferência em 360 graus. O grau, por sua vez, é dividido em minutos e segundos. Portanto, a unidade de ângulo é o grau. O grau divide-se em 60 minutos e o minuto divide-se em 60 segundos. Os símbolos utilizados são: grau (°), minuto (’), segundo (”).
Exemplos de Aplicação do Goniômetro
Características do bom goniômetro Ser de aço inoxidável. Apresentar graduação uniforme, com traços bem finos e profundos. Ter as peças componentes bem ajustadas. O parafuso de articulação deve dar bom aperto e boa firmeza.
Goniômetro Simples (Transferidor de Graus) O goniômetro simples, também conhecido como transferidor de grau, é utilizado em medidas angulares que não necessitam extremo rigor. Sua menor divisão é de 1º (um grau).
Como ler o Goniômetro simples 1º) Os graus inteiros são lidos na graduação do disco, com o traço zero do nônio. Na escala fixa, a leitura pode ser feita tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário. Depende exclusivamente do posicionamento da peça a ser medida Leitura Final = Leitura da escala fixa (disco Graduado)
Leitura no Goniômetro simples – Exemplo 01 Leitura Final = ____°
Leitura no Goniômetro simples– Exemplo 02 Leitura Final = ____°
Leitura no Goniômetro simples – Exemplo 03 Leitura Final = ____°
Leitura no Goniômetro simples Leitura Final = ____°
Leitura no Goniômetro simples Leitura Final = ____°
Goniômetro com nônio O goniômetro com nônio é utilizado em medidas angulares que necessitam extremo rigor. Geralmente, a menor divisão no disco graduado é de 1° (um grau) e no nônio 5’ (cinco minutos)
Como utilizar o Goniômetro adequadamente O princípio de leitura é o mesmo utilizado nos paquímetros, ou seja, utiliza-se o princípio do nônio. O nônio fornece a resolução do instrumento: A menor divisão do disco graduado (parte superior) corresponde a 1°. A cada coincidência dos traços do nônio (parte inferior), corresponde a 5 minutos. O nônio (parte móvel) pode girar ou para direita ou para esquerda, a partir do zero do disco graduado.
Princípios do Nônio Resolução: Para se calcular a resolução divide-se o menor valor do disco graduado pelo número de divisões do nônio. R = Menor divisão do disco graduado Número de divisões do nônio
Princípios do Nônio Resolução do Nônio: 1° 12 60’ 12 = 5’ R = Menor divisão do disco graduado Número de divisões do nônio =
Como ler o Goniômetro com nônio 1º) Os graus inteiros são lidos na graduação do disco, com o traço zero do nônio. Na escala fixa, a leitura pode ser feita tanto no sentido horário quanto no sentido anti-horário. 2º) A leitura dos minutos, por sua vez, é realizada a partir do zero nônio, seguindo a mesma direção da leitura dos graus. Leitura Final = Leitura da escala fixa (disco Graduado) + leitura da escala móvel (Nônio)
Leitura Final = ____° ____’
Leitura Final = ____° ____’
Leitura Final = ____° ____’
Leitura Final = ____° ____’
Goniômetro – Cuidados e conservação Manejar o Goniômetro sempre com todo cuidado, evitando choques e quedas. Não deixar o Goniômetro em contato com outras ferramentas, o que pode lhe causar danos. Guarde-o no estojo apropriado. Evitar arranhaduras ou entalhes, pois isso prejudica a graduação. Faça a limpeza completa do instrumento após o uso, e lubrifique-o com óleo fino. O Goniômetro deve ser aferido, isto é, devem ser comparadas diferentes aberturas com ângulos padrões precisos.
Características do bom goniômetro Ser de aço inoxidável. Apresentar graduação uniforme, com traços bem finos e profundos. Ter as peças componentes bem ajustadas. O parafuso de articulação deve dar bom aperto e boa firmeza.