CLEBERLUISDAMACENO
192 views
70 slides
Jun 25, 2019
Slide 1 of 70
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
About This Presentation
História da arte , profº Bim
Size: 15.09 MB
Language: pt
Added: Jun 25, 2019
Slides: 70 pages
Slide Content
Romantismo Aula 14 Profº Bim
ROMANTISMO
HISTÓRICO Final do Séc XVIII na sua primeira fase ,mas Historicamente situa-se entre 1820 e 1850, Séc XIX. O Romantismo está ligado a dois acontecimentos : A Revolução Francesa e a Revolução Industrial, responsáveis pela formação da sociedade burguesa. Depois da revolução francesa (1789), seguiu-se uma época de rápidas e profundas mudanças sociais, políticas e culturais.
Contexto histórico Após a Revolução Francesa , o absolutismo entrou em crise , cedendo lugar ao liberalismo (doutrina fundamentada na crença da capacidade individual do homem). O progresso político, econômico e social da burguesia, preparou terreno para que surgisse um fenômeno cultural baseado na liberdade de criação , expressão e na supremacia do indivíduo , que não mais obedece a padrões pré-estabelecidos. O individualismo tornou-se um valor básico da sociedade da época. Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém (em geral, um monarca) deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão.
Para entender o impacto do espírito romântico sobre a arte é necessário compreender o cenário das ideias fundadoras do movimento , e dois livros foram fundamentais: Edmund Burke: Uma investigação filosófico sobre as origens de nossas ideias do belo e o sublime. O sublime é despertado pela ideia de surpresa, de perda de chão da imensidão e até de dor. Goethe: Os sofrimentos do jovem Werther . O romance expõe um ideal amoroso de um rapaz que acaba em tragédia. Constituiu uma nova visão do mundo que contemplava a fragilidade do homem.
Literatura O Romantismo surge na literatura quando os escritores trocam o mecenato aristocrático pelo editor, precisando assim cativar um público leitor. Esse público estará entre os pequenos burgueses, que não compreende os valores literários clássicos e apreciam mais a emoção que a sutileza e o requinte . Goethe , Schiller, Lord George Byron , Charles Dickens , Jean Jacques Rousseau , Burke . A HISTÓRIA DE TRISTÃO E ISOLDA E SUA TRAIÇÃO AO REI MARCO, DA CORNUÁLIA Nacionalismo, historicismo e medievalismo:
Tristão e Isolda é uma história lendária sobre o trágico amor entre o cavaleiro Tristão originálio da Cornualha , e a princesa irlandesa Isolda. De origem medieval, a lenda foi contada e recontada em muitas diferentes versões ao longo dos séculos. No século XIII a história foi incorporada ao Ciclo Arturiano , com Tristão transformando-se em um cavaleiro da távola redonda da corte do Rei Artur. Tristão e Isolda com a poção mágica , por John William Waterhouse , 1916.
Na música: Beethoven O romantismo não foi só uma escola, mas sim o espírito da época.
Arquitetura Inspirou-se em diferentes estilos históricos, o que motivou a sucessão dos revivalismos . Numa primeira fase (ainda no séc. XVIII), os arquitetos românticos inspiraram-se na arquitetura medieval e, posteriormente, recorreram a todos os estilos arquitetônicos desde o renascentista ao neoclássico. Expandiu-se um pouco por toda a Europa até finais do século XIX.
O palácio de Westminster é a sede do parlamento britânico em Londres. Originalmente construído na Idade Média, depois do último incêndio em 1834 que o destruiu .
O arquiteto Charles Barry juntamente com August Pugin , reconstruíram o palácio em estilo neogótico .
Charles Garnier , Ópera de Paris (1862) mistura características neoclássicas e neobarrocas, entre outras .
Escultura A escultura romântica não brilhou exatamente pela sua originalidade, nem tão pouco pela maestria de seus artistas. Do ponto de vista funcional, a escultura romântica não se afastou dos monumentos funerários , da estátua equestre e da decoração arquitetônica , num estilo indefinido a meio caminho entre o classicismo e o barroco.
Arco do Triunfo Paris / França François Rude - "A Marselhesa" (ou "Partida dos Voluntários de 1792"). É uma obra cheia de energia e imortalizou o artista. Ela exibe uma figura da pátria-mãe com asas, pedindo para que os voluntários lutem pela nação.
Palacio de Westminster com Estátua equestre David D’ angers , tumba do general Jacques Gobert
Tumba do General Bonchamps : Do francês David D’ angers
Pintura no Romantismo Características gerais da pintura: Fantasia , subjetivismo; Sentimento, sonho; Paixão; Imaginação ; A natureza antes pano de fundo das cenas aristocráticas ganha importância; Inspiração pastoril. Também nacionalismo e idealização da mulher; Dinamismo; Livre expressão do artista. Aproximação das formas barrocas; Composição em diagonal sugerindo instabilidade e dinamismo ao observador; Valorização das cores e do claro-escuro. Dramaticidade .
Oposição ao Neoclassicismo : Qu e reviveu os princípios estéticos da Antiguidade clássica. Os românticos se caracterizam por estar em oposição à arte neoclássica . Eles queriam se libertar das convenções acadêmicas , das regras e valorizar o estilo do artista na obra, em favor da livre expressão. Reação a uma visão por demais “iluminada e racional” do mundo, de deus e do homem.
Eugène Delacroix Francisco Goya William Tur ner Theodore Géricault John Constable
Caspar David Friedrich: Caminhante sobre o mar de neblina,1818 Óleo sobre tela, 95 x 75 cm. Hamburgo,Alemanha.
Pintor espanhol e gravurista , nomeado "Primeiro Pintor da Câmara do Rei", de Carlos IV ; Contraiu uma doença desconhecida,, ficando temporariamente paralítico, parcialmente cego e totalmente surdo ; A alegria desapareceu lentamente de suas pinturas, as cores se tornaram mais escuras . GOYA
LA MAJA NUA,1798-1800, ÓLEO SOBRE TELA 97 x 190 cm Goya museu do Prado
LA MAJA VESTIDA,1801-1803, ÓLEO SOBRE TELA 95 x 190 cm, Goya museu do Prado
AUTO-RETRATO NO ATELIÊ CERCA DE 1790
O CONCILIÁBULO 1797-1798 ÓLEO SOBRE TELA BASEANDO-SE EM CRENÇAS POPULARES QUE CONTAM QUE EM REUNIÕES DE BRUXAS SE DEVORAM CRIANÇAS RAPTADAS
A FAMÍLIA DE CARLOS IV 1800-1801 280 x 336 cm, MUSEU DO PRADO - MADRI
O colosso 1808-1812, óleo sobre tela 116 x 105 cm, museu do Prado-Madri
O ASNO E A MULTIDÃO O GIGANTE REPRESENTA NAPOLEÃO QUE DAVASTA A ESPANHA OU O MEDÍOCRE FERNANDO VII. O ASNO QUE NÃO SE CONTAGIA COM O MEDO COLETIVO É O POVO ,QUE IGNORA A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO.
CENAS DE INQUISIÇÃO 1812-1814 GOYA
EM DOIS DE MAIO DE 1808, ENTRE DEZ HORAS E MEIO DIA, OS MADRILENHOS LANÇARAM-SE CONTRA A OCUPAÇÃO NAPOLEÔNICA. Dois de maio em Madri , 1814 óleo sobre tela 266 x 345 cm, museu do Prado.
TRÊS DE MAIO – 1808 (1814-1815 ) EMBORA OS DOIS QUADROS TENHAM SIDO PINTADOS SEIS ANOS APÓS OS EPISÓDIOS, GOYA OS PRESENCIOU.
Análise da obra: 1-SACERDOTE DIANTE DA MORTE. QUERIA DIZER QUE HAVIA RELIGIOSOS NA REBELIÃO DO POVO. 2- A IMPOTÊNCIA. ROSTOS AGONIADOS
3- OS QUE ESPERAM. GOYA MOSTRA O GRUPO A ESPERA DA MORTE. O RESTANTE DAS PESSOAS TIVERAM UM ASPECTO SURREALISTA. 4- A BARBÁRIE. O CADÁVER SOBRE O SANGUE, COM UM BURACO NA TESTA,A CABEÇA MACHUCADA-É UMA IMAGEM DE TENSÃO, COM A QUAL GOYA PROTESTA CONTRA A BÁRBARIE DAQUELES TEMPOS.
5 - LUZ E COR. A MAIOR ILUMINAÇÃO RECAI SOBRE A FIGURA QUE ERGUE OS BRAÇOS, É O CENTRO DAS ATENÇÕES DA OBRA COM CORES MAIS ATRAENTES.
O GUARDA SOL, 1777, ÓLEO SOBRE TELA 104 x 152 cm, MUSEU DO PADRO - Goya
Saturno devorando seu filho, 1819. Saturno, deus romano dos camponeses,equivalente ao Cronos grego,foi advertido pelo oráculo de que um de seus filhos o destronaria. Júpiter conseguiu escapar.
GRAVURAS
DA SÉRIE: OS CAPRICHOS. O SONHO DA RAZÃO PRODUZ MONSTROS(ESQUERDA), DEVOTA PROFECIA E TU QUE NÃO PODES(DIREITA)
Rei Fernando VII
Eugéne Delacroix Auto retrato
A Liberdade guiando o povo , Delacroix
A obra é uma visão romântica sobre a revolução francesa de 1830. A França era governada pelo rei Carlos X , que permaneceu no poder durante seis anos. Quando Carlos X tentou abolir a liberdade de impressa e dissolver a recém eleita assembleia , teve início a revolução. O rei é destronado , e Louis-Philippe , um membro mais liberal da família real, assume o poder . É o último rei francês, tendo abdicado em 1848. Eugène Delacroix não participou da revolução. Para realizar “A Liberdade Guiando o Povo”, é provável que se tenha inspirado em gravuras do conflito, especialmente no trabalho de Nicolas Charlet . Delacroix pintou a obra em pouco mais de três meses, e expôs a obra no Salão de 1831. O quadro perturbou tanto os realistas quanto os revolucionários . Foi adquirida pelo Estado por 3 mil francos, e devolvida ao artista, que a deixou na casa de campo de uma tia sua. Durante muito tempo, evitou-se expor “A Liberdade Guiando o Povo” publicamente. Foi apenas em 1874 que o quadro foi adquirido pelo Louvre , e exposto com honrarias.
Valoriza a mulher, o nacionalismo. Trata da Revolução de 1830, na França; que depôs o rei burguês. • A liberdade : representada como uma deusa clássica , sinônimo de virtude e eternidade . No entanto, seus traços robustos são comuns ao povo francês. Empunha uma arma moderna – um mosquete. • Os cadáveres : os mortos são membros da guarda de elite do rei . O realismo dos cadáveres é inspirado em obras de Antoine-Jean Gros, pintor que Delacroix admirava. • O homem sem calças : outro fator que torna a obra complexa e ambígua é a presença deste cadáver desnudado , um homem desprovido de sua dignidade . Suas roupas foram furtadas, e provavelmente pelos revoltosos. Outros personagens do quadro apresentam-se com objetos roubados dos cadáveres. Assim, mesmo entre aqueles que lutam pela liberdade , há atitudes censuráveis. Delacroix não se esforça para “higienizar” o conflito ou torna-lo mais nobre. A guerra, em si, parece-lhe indigna.
• As cores : as cores vivas da bandeira auxiliam o destaque para a mulher que simboliza a liberdade. O vermelho da bandeira está sobre o céu azul, o que o salienta ainda mais. As cores se repetem nas roupas do trabalhador aos pés da liberdade. • A luz : Delacroix dominava a técnica do chiaroscuro . Estes fortes contrastes de luz e sombra conferem maior dramaticidade à cena. Na paisagem, a luz do entardecer se mistura a fumaça dos canhões, dissolvendo-se em um brilho marcante. • A pincelada : as pinceladas de Delacroix são visíveis na tela, o que contraria as regras acadêmicas que determinam que a pincelada deve ser “invisível”.
• As bandeiras: duas bandeiras , uma empunhada pela liberdade, e outra sobre a Catedral de Notre Dame . A bandeira tricolor foi utilizada na Revolução Francesa de 1789 e nas guerras de Napoleão. Após a derrota deste em Waterloo, a bandeira não foi mais utilizada. O regresso deste símbolo é carregado de emoção, como se o povo reconquistasse o seu orgulho. O campo de batalha : o centro da revolução de 1830 foi a Ponte d ‘ Arcole , e provavelmente este é o cenário da pintura. Porém, nenhum posto de observação permite esta vista de Notre Dame . Como outros pintores românticos, Delacroix abdica de uma fidelidade literal aos fatos em prol de um maior efeito dramático.
A composição : é uma composição clássica, piramidal, em que a liberdade ocupa o vértice da pirâmide. O mosquete com baioneta que a liberdade empunha cria uma linha paralela com a arma segurada pela criança. Autorretrato.
Tomada de Constantinopla pelos cruzados, Delacroix Museu do Louvre, Paris.Valorização da Idade Média
Mulheres de Argel, Delacroix "... nem sempre a pintura precisa de um tema " Delacroix
A barca de Dante, Delacroix Valorização de temas da literatura/Idade Média
Turner Joseph Mallord William Turner ( Londres, 23 de Abril de 1775 – Chelsea, 19 de Dezembro de 1851) Auto retrato de Turner
William Turner – pintura de paisagem; criava cenas fantásticas, cheias de luz, movimento e efeitos dramáticos. Estilo gradualmente abstrato , cor inspirando seus sentimentos. Técnica suave e detalhada , tons de amarelo não diluído, para obter maior luminosidade . Temas : paisagens bucólicas (campestres), navios, incêndios e turbulentas tempestades; pintava a natureza crua (para ele o tema era a cor). Considerado o maior colorista de seu tempo.
Chuva, vapor e velocidade
O NAVIO NEGREIRO 1840
Navio Zong , que fazia o trajeto da África para a Jamaica, em 1783. Uma doença espalhou-se pelos porões do navio, e alguns escravos corriam risco de morte. O seguro cobria mortes no mar, mas não escravos vitimados por doenças. Temendo perder dinheiro, o capitão desce aos porões do navio e seleciona todos os escravos com sintomas da doença. Joga-os ao mar, acorrentados nos pulsos e nos pés, para poder receber o dinheiro do seguro. São 132 escravos, homens, mulheres e crianças. O mar do caribe está repleto de tubarões, e muitos dos escravos são dilacerados. Os que escapam dos tubarões morrem afogados. Este caso, ao ser descoberto, escandalizou a sociedade inglesa da época.
O pintor , passou por uma situação delicada na 72ª mostra da Royal Academy em 1840 ao expor a obra Navio negreiro , que foi duramente criticada. O quadro que arrancou gracejos da rainha Vitória na mostra foi Tribunal do Juri , de Edwin Landseer .
CONSTABLE- Stonehenge , Victória and Albert Museum – Londres.
CONSTABLE - O carro de feno, National Gallery – Londres.
Géricault - O derby de Epson, Mus. do Louvre – Paris .
Géricault - A Balsa da Medusa, 1819 . MUSEU DO LOUVRE,PARIS A obra relata de maneira épica um acontecimento na história da França, o desastre ocorrido nas costas do Senegal, em 1818, em que sobreviveram apenas 15 tripulantes.