HISTÓRIA DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL Rev. Álvaro Barros
1. Antecedentes A primeira tentativa de implantação da igreja reformada no Brasil foi feita pelos franceses, que invadiram o Rio de Janeiro de 1557 Villegaignon, um cavaleiro da Ordem de Malta e diplomata que, como oficial naval, alcançou a distinção e título de vice- almirante da Bretanha , foi líder dos franceses na instalação da França Antártica no Brasil. Quando ele veio foi acompanhado de alguns protestantes. Estes protestantes eram da igreja de João Calvino. A vinda deles era contribuir com a colonização francesa no Brasil. Vieram então alguns homens, como: Pierre Bourdon , Matthieu Verneuil, Jean du Bourdel , André la Fon , Nicolas Denis, Jean Gardien , Martin David, Nicolas Raviquet , Nicolas Carmeau , Jacques Rousseau e Jean de Lery . Eles estavam sob a liderança dos pastores Pierre Richier e Guillaume Chartier . O grupo chegou no dia 07/03/1557 no Rio de Janeiro e no dia 10/03/1557 foi celebrado o primeiro culto com celebração da Ceia do Senhor. Esta foi a primeira vez que ocorreu um culto protestante no continente americano, incluindo a América do Norte.
1. Antecedentes Pouco tempo depois começou a surgir embates entre Villegaignon e os huguenotes (os protestantes franceses que vieram ao Brasil). Esses embates se deu por conta de discordâncias religiosas. Villegagnion era católico. Por conta desses embates, aos poucos os huguenotes voltaram para França, mas um remanescente ficou. Estes remanescentes que ficaram foram presos e questionados por Villegaignon sobre o que de fato criam. Eles receberam várias perguntas, às quais deveriam responder, com questões relacionadas com a sua fé e práticas litúrgicas. A Confissão de Fé da Guanabara representa essas respostas. Ela não é, portanto, um tratado completo e sistemático de teologia, mas é específica e direcionada às questões da época. Obviamente, no que diz respeito à fé e à salvação, expressa princípios bíblicos e eternos. Esta foi a primeira Confissão de Fé escrita no contexto da reforma. Villeigagnon , irado porque os subscritores se recusavam a abjurar a Confissão, mandou matar três homens. São os chamados “mártires da Guanabara”.
1. Antecedentes Logo esta tentativa de implantação do protestantismo no Brasil falhou, assim como a tentativa francesa de colonizar o Brasil, já que eles foram expulsos pelos portugueses em 1567. Após esta tentativa os holandeses também tentaram colonizar o Brasil, mais especificamente a região nordeste. Em 1624 uma esquadra holandesa chegou a Salvador. Ela ficou lá até 1625, quando foram expulsos da Bahia e foram para Pernambuco em 1630 de forma organizada. Qual era a igreja oficial da Holanda naquele momento? A Igreja Reformada. Com os holandeses, o Nordeste brasileiro entrou em desenvolvimento. Mas a dominação portuguesa alcançou Pernambuco e com a ajuda dos pernambucanos os holandeses foram expulsos por conta da Insurreição Pernambucana em 1654. Com eles as comunidades reformadas também desapareceram.
1. Antecedentes Então, apesar das primeiras tentativas terem ocorrido através de franceses e holandeses, a implantação do presbiterianismo em nosso país se deu através de missionários norte-americanos, que vieram especialmente pa evangelizar os brasileiros. Por isso a igreja inglesa e escocesa são importantes. Os EUA foi colonizado majoritariamente por puritanos. Os puritanos eram cristãos do Reino Unido que buscavam viver uma vida pura diante da Palavra de Deus. Eles não concordavam com a forma política e religiosa da Reino Unido e por isso foram convidados a se retirarem de lá, embarcando assim para os EUA. Nos EUA eles iniciaram o sonho de formar uma sociedade pautado nos ideais cristãos. Então, os colonos da Nova Inglaterra fizeram muito para estabelecer o presbiterianismo nas treze colônias.
1. Antecedentes Tanto a nação como a igreja se desenvolveram ali nos EUA no Séc. XVII. Dois séculos depois, o que se iniciou como refúgio de renegados cristãos, agora já era uma das maiores nações do mundo. O país que foi colonizado por simples cristãos agora tinha seminários bem estruturados para formas pastores para diversas partes do mundo. Foi num desses seminários, o Seminário de Princeton, onde no primeiro semestre de estudos, Ashbel Green Simonton ouviu na capela do seminário um sermão do Dr. Charles Hodge, um dos seus professores, que despertou o seu interesse pela obra missionária no exterior. Concluídos os estudos, foi ordenado em 1859 e chegou ao Brasil no dia 12 de agosto do mesmo ano.
1. Antecedentes Tanto a nação como a igreja se desenvolveram ali nos EUA no Séc. XVII. Dois séculos depois, o que se iniciou como refúgio de renegados cristãos, agora já era uma das maiores nações do mundo. O país que foi colonizado por simples cristãos agora tinha seminários bem estruturados para formas pastores para diversas partes do mundo. Foi num desses seminários, o Seminário de Princeton, onde no primeiro semestre de estudos, Ashbel Green Simonton ouviu na capela do seminário um sermão do Dr. Charles Hodge, um dos seus professores, que despertou o seu interesse pela obra missionária no exterior. Concluídos os estudos, foi ordenado em 1859 e chegou ao Brasil no dia 12 de agosto do mesmo ano.
2. Origem Do Presbiterianismo No Brasil Simonton chega ao Brasil com apenas 26 anos. Havia estudo português em Nova York, mas estava longe de ter domínio sobre a língua. Por isso, enquanto ele aprendia melhor o português, ele se dedicava ao trabalho de evangelização dos estrangeiros que aqui residiam ou que por aqui passavam. Portanto, o trabalho inicial dele não foi com brasileiros por conta da dificuldade de se comunicar. Mas em 22 de abril de 1860 Simonton pode dirigir o primeiro trabalho em português. Esta EBD foi assistida por cinco pessoas: três crianças e duas moças. Apenas dois anos depois recebia-se dois membros: um norte-americano e um português. Já o primeiro brasileiro a ser recebido por profissão de fé e batismo foi Serafim Pinto Ribeiro, em 22/06/1862.
2. Origem Do Presbiterianismo No Brasil Simoton não permaneceria só por muito tempo. Ainda em 1860 chegaria no Brasil o seu cunhado, Alexander Blackford . Eles chegaram aqui em 25/07/1860. Um outro missionário, Francis Schneider, chegou em 07/12/1861. Com o trabalho desses três o trabalho missionário rompeu as fronteiras do Rio de Janeiro e se espalhou para outros recônditos do Brasil. Em 1863 o Rev. Blackford foi para São Paulo com o objetivo de evangelizar a capital e o interior. Nesse período a organização de uma igreja era diferente dos nossos dias. Como estava ocorrendo o evangelismo de forma inicial e a igreja ainda não tinha tanta estrutura, assim que ocorria o batismo dos primeiros convertidos, então ocorria a “organização da igreja” ali naquela localidade.
2. Origem Do Presbiterianismo No Brasil Hoje precisa-se de um número expressivo de membros e que esta comunidade consiga se manter. Ora, os missionários estrangeiros não se preocupavam com isto, pois eram mantidos pelas suas igrejas. Além dos evangelismos realizados de forma intensiva, os primeiros missionários também abriram muitas escolas. Isso contribuiu com o avanço da pregação nos mais distantes destinos e ficou como marca da IPB. Hoje muitas igrejas ainda atuam na frente da educação. Inclusive o Sistema Mackenzie (colégios e universidades) é ligado À IPB.
2. Origem Do Presbiterianismo No Brasil Quais foram as primeiras igrejas organizadas. Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro em 12/01/1862. Igreja Presbiteriana de São Paulo foi em 05/03/1865. Igreja Presbiteriana de Brotas, interior de São Paulo, em 13/11/1865. Igreja Presbiteriana de Lorena, também interior de São Paulo, em 17/05/1868. Igreja Presbiteriana de Borda da Mata, interior de Minas Gerais, em 23/05/1869.
2. Origem Do Presbiterianismo No Brasil E 1865 foi organizado o primeiro presbitério (Presbitério do Rio de Janeiro). Na primeira reunião desse presbitério foi ordenado o primeiro pastor brasileiro, um ex-padre , chamado José Manoel da Conceição (17/012/1865). Ele atuou bastante no evangelismo no interior daquela região. As famílias que se converteram pela pregação de JMC ainda hoje atuam na organização da IPB. Em 1867 começou a funcionar o primeiro seminário, localizado no Rio de Janeiro para preparar pastores brasileiro.
2. Origem Do Presbiterianismo No Brasil Também em 1867, 08/12, faleceu o Rev. Simonton . Apesar de sua partida precoce, ele muito contribuiu para o avanço do protestantismo no Brasil. organização de uma revista chamada imprensa evangélica , do seminário e do primeiro concílio, além da primeira igreja. As bases deixada por ele serão ainda mais trabalhadas pelos seus companheiros. Pouco depois, já em 1872, foi organizado o segundo presbitério - Presbitério de São Paulo. Em 1888 foi organizado o Sínodo do Brasil. Nesse ano já havia igrejas organizados em quatorze Estados, sendo a maioria nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
2. Origem Do Presbiterianismo No Brasil Em 07/01/1909, nos primeiros 50 anos da IPB, foi organizada a Assembleia Geral, que a partir de 1937, passaria a se chamar Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Nesse período a IPB já tinha dois seminários (SPS em Campinas-SP e o SPN em Recife-PE), mais de 10.000 membros e com 90 igrejas. Este ano, pela graça de Deus, a IPB completou 166 anos. O que vimos aqui não é nem um terço da história, mas já dá para perceber que o Senhor cumpriu a sua promessa de Mt 28.19-20. Ele enviou obreiros e os tem acompanhado até o dia de hoje.