2 Formação do território brasileiro.pptx

patriciajc3 4 views 28 slides Sep 19, 2025
Slide 1
Slide 1 of 28
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28

About This Presentation

Apresenta o processo de formação do território brasileiro


Slide Content

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

As Grandes Navegações foram um período de exploração marítima que ocorreu entre os séculos XV e XVI. Foram realizadas por potências marítimas da época, como Portugal, Espanha, Inglaterra e França.  Grandes navegações

Tratado de Tordesilhas - 1494 Linha imaginária que demarcava 370 léguas (1.770 km) a oeste das ilhas de  Cabo Verde , e à  Espanha  as terras que ficassem além dessa linha

Principais povos indígenas no Brasil em 1.500.

Ocupação do espaço litorâneo Primeiro espaço explorado pelos colonizadores: litoral nordestino com exploração da floresta – a mata Atlântica – com a retirada do pau-brasil. Mão de obra indígena em troca ( escambo ) de produtos portugueses.

Organização do território Capitanias hereditárias (1534) : Lotes de terra doados pelo rei de Portugal ou grandes extensões de terra delimitadas a partir do litoral dadas aos donatários o direito de explorá-las.

JESUÍTAS

Chegada dos jesuítas (1549) : missão de catequizar os povos indígenas e estabelecer a Igreja Católica na colônia.

Estes produtos atraíam o interesse dos europeus, que as consideravam novas especiarias. Nas missões do Norte, os jesuítas exploravam o trabalho indígena na extração das DROGAS DO SERTÃO . E ram produtos nativos extraídos da Floresta Amazônica e comercializados na Europa.

BANDEIRANTES Exploradores e aventureiros que se embrenhavam no interior do território em busca de riquezas.

Apresamento – capturar índios aculturados para vender Prospecção – busca por riquezas minerais Sertanismo de contrato – extermínio de quilombos

CICLOS ECONÔMICOS Período de grande prosperidade das atividades econômicas desenvolvidas no Brasil que impulsionaram a entrada e exploração ao interior do país . CICLOS ECONÔMICOS

Período de grande prosperidade das atividades econômicas desenvolvidas no Brasil que impulsionaram a entrada e exploração ao interior do país .

Uso do pau-brasil: corante vermelho para tingir tecidos construção de violinos, móveis, navios e caravelas A vegetação da região litorânea foi devastada pela exploração dessa madeira. Século XVI : Pau-brasil (1500-1530) Mão de obra indígena Comércio e armazenamento em feitorias

Século XVII : Cana-de-açúcar (1530-1700) Plantation : monocultura voltada à exportação (Bahía e Pernambuco). Mão de obra escrava negra. L atifúndio E xportador M onocultura E scravista Com a produção de açúcar nas Antilhas pelos holandeses, entra em declínio no Brasil. Em 1570 ocorre a união ibérica, permitindo adentrar ao território da Espanha.

PECUÁRIA A ocupação do interior também se iniciou com a pecuária, pois além de alimento , os animais serviam de força motriz e de meio de transporte nos engenhos. Com a produção de açúcar nas Antilhas pelos holandeses, entra em declínio no Brasil.

Século XVIII : Ouro (1700-1800) Expedições bandeirantes encontraram ouro em MG , MT e GO . A mão de obra na exploração ourífera era escrava.

O ciclo atraiu grande migração, resultando em um rápido crescimento populacional e na formação de importantes centros urbanos e comerciais na região. Cidades surgidas ou que floresceram durante o Ciclo do Ouro incluem  Ouro Preto , Mariana, Sabará, Tiradentes , São João del Rei, Diamantina , Caeté, Congonhas e Pitangui.

Tratado de Madri - 1750 Acordo que reconhecia a posse efetiva de territórios ocupados pelos portugueses pelo princípio do "uti possidetis” ( a terra pertence por direito a quem a ocupa ).

Século XIX : Café (1808-1929) Produto não-nativo e cultivado nas fazendas do Rio de Janeiro e São Paulo; Mão de obra inicialmente era escrava (até 1888), mas foi sendo substituída por imigrantes assalariados; L atifúndio E xportador M onocultura E scravista

Aumento das ferrovias; Início da industrialização no país e grande desenvolvimento da região Sudeste; Criação de indústrias como a PETROBRAS, Companhia Vale do Rio Doce, Fábrica Nacional de Motores, etc ; Aumento do êxodo rural e crescimento das cidades.

A extração de látex ( Manaus , Porto Velho e Belém ) para fabricação de borracha atraiu nordestinos e estrangeiros; Aumento do povoamento e desenvolvimento da região Amazônica; Borracha na Amazônia (1870-1910)

A exploração da borracha enriqueceu Manaus, financiando a construção de uma infraestrutura moderna, como o Teatro Amazonas , água encanada , bondes elétricos e um porto , e elevando a cidade a um centro próspero conhecido como a "Paris dos Trópicos“.

RESUMINDO... Fatores que levaram à formação e expansão do território brasileiro: O papel dos jesuítas (catequizar) Atuação dos bandeirantes Atividades econômicas (pau-brasil, cana-de-açúcar, ouro, café, borracha)
Tags