Apresenta o processo de formação do território brasileiro
Size: 30.08 MB
Language: pt
Added: Sep 19, 2025
Slides: 28 pages
Slide Content
FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
As Grandes Navegações foram um período de exploração marítima que ocorreu entre os séculos XV e XVI. Foram realizadas por potências marítimas da época, como Portugal, Espanha, Inglaterra e França. Grandes navegações
Tratado de Tordesilhas - 1494 Linha imaginária que demarcava 370 léguas (1.770 km) a oeste das ilhas de Cabo Verde , e à Espanha as terras que ficassem além dessa linha
Principais povos indígenas no Brasil em 1.500.
Ocupação do espaço litorâneo Primeiro espaço explorado pelos colonizadores: litoral nordestino com exploração da floresta – a mata Atlântica – com a retirada do pau-brasil. Mão de obra indígena em troca ( escambo ) de produtos portugueses.
Organização do território Capitanias hereditárias (1534) : Lotes de terra doados pelo rei de Portugal ou grandes extensões de terra delimitadas a partir do litoral dadas aos donatários o direito de explorá-las.
JESUÍTAS
Chegada dos jesuítas (1549) : missão de catequizar os povos indígenas e estabelecer a Igreja Católica na colônia.
Estes produtos atraíam o interesse dos europeus, que as consideravam novas especiarias. Nas missões do Norte, os jesuítas exploravam o trabalho indígena na extração das DROGAS DO SERTÃO . E ram produtos nativos extraídos da Floresta Amazônica e comercializados na Europa.
BANDEIRANTES Exploradores e aventureiros que se embrenhavam no interior do território em busca de riquezas.
Apresamento – capturar índios aculturados para vender Prospecção – busca por riquezas minerais Sertanismo de contrato – extermínio de quilombos
CICLOS ECONÔMICOS Período de grande prosperidade das atividades econômicas desenvolvidas no Brasil que impulsionaram a entrada e exploração ao interior do país . CICLOS ECONÔMICOS
Período de grande prosperidade das atividades econômicas desenvolvidas no Brasil que impulsionaram a entrada e exploração ao interior do país .
Uso do pau-brasil: corante vermelho para tingir tecidos construção de violinos, móveis, navios e caravelas A vegetação da região litorânea foi devastada pela exploração dessa madeira. Século XVI : Pau-brasil (1500-1530) Mão de obra indígena Comércio e armazenamento em feitorias
Século XVII : Cana-de-açúcar (1530-1700) Plantation : monocultura voltada à exportação (Bahía e Pernambuco). Mão de obra escrava negra. L atifúndio E xportador M onocultura E scravista Com a produção de açúcar nas Antilhas pelos holandeses, entra em declínio no Brasil. Em 1570 ocorre a união ibérica, permitindo adentrar ao território da Espanha.
PECUÁRIA A ocupação do interior também se iniciou com a pecuária, pois além de alimento , os animais serviam de força motriz e de meio de transporte nos engenhos. Com a produção de açúcar nas Antilhas pelos holandeses, entra em declínio no Brasil.
Século XVIII : Ouro (1700-1800) Expedições bandeirantes encontraram ouro em MG , MT e GO . A mão de obra na exploração ourífera era escrava.
O ciclo atraiu grande migração, resultando em um rápido crescimento populacional e na formação de importantes centros urbanos e comerciais na região. Cidades surgidas ou que floresceram durante o Ciclo do Ouro incluem Ouro Preto , Mariana, Sabará, Tiradentes , São João del Rei, Diamantina , Caeté, Congonhas e Pitangui.
Tratado de Madri - 1750 Acordo que reconhecia a posse efetiva de territórios ocupados pelos portugueses pelo princípio do "uti possidetis” ( a terra pertence por direito a quem a ocupa ).
Século XIX : Café (1808-1929) Produto não-nativo e cultivado nas fazendas do Rio de Janeiro e São Paulo; Mão de obra inicialmente era escrava (até 1888), mas foi sendo substituída por imigrantes assalariados; L atifúndio E xportador M onocultura E scravista
Aumento das ferrovias; Início da industrialização no país e grande desenvolvimento da região Sudeste; Criação de indústrias como a PETROBRAS, Companhia Vale do Rio Doce, Fábrica Nacional de Motores, etc ; Aumento do êxodo rural e crescimento das cidades.
A extração de látex ( Manaus , Porto Velho e Belém ) para fabricação de borracha atraiu nordestinos e estrangeiros; Aumento do povoamento e desenvolvimento da região Amazônica; Borracha na Amazônia (1870-1910)
A exploração da borracha enriqueceu Manaus, financiando a construção de uma infraestrutura moderna, como o Teatro Amazonas , água encanada , bondes elétricos e um porto , e elevando a cidade a um centro próspero conhecido como a "Paris dos Trópicos“.
RESUMINDO... Fatores que levaram à formação e expansão do território brasileiro: O papel dos jesuítas (catequizar) Atuação dos bandeirantes Atividades econômicas (pau-brasil, cana-de-açúcar, ouro, café, borracha)