2013 1o tri lição 11_os milagres de eliseu

natalinoneves1 2,745 views 26 slides Feb 16, 2013
Slide 1
Slide 1 of 26
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26

About This Presentation

Arquivo com slides da lição 11 - Os milagres de Eliseu, comentada pelo Ev. Natalino das Neves.


Slide Content

LIÇÕES BÍBLICAS DE EBD - CPAD 1º TRIMESTRE DE 2013 LIÇÃO 11 – OS MILAGRES DE ELISEU Prof. Ms. Natalino das Neves www.natalinodasneves.blogspot.com.br IEADSJP_EBDTV

REFERÊNCIA TEXTO/TEMA Texto áureo (2 Rs 8:4) “Ora, o rei falava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito” Verdade prática “Os milagres realizados por Eliseu não visaram a glorificação pessoal do profeta, mas demonstraram o amor e a graça de Deus . ” Leitura bíblica em classe (2 Rs 2:9-14) Elias dá a liberdade para Eliseu fazer um pedido após a sua partida. Eliseu pede porção dobrada do espírito de Elias. Elias coloca condicional “se me vires sendo tomado de ti”. Eliseu é perseverante e recebe o manto de Elias, que lhe caíra, e faz seu primeiro milagre (abertura do Jordão)

INTRODUÇÃO Os milagres realizados por Eliseu tiveram objetivos específicos; A variedade de milagres de Eliseu garantem a ele o título de “homem de Deus”. A lição não trata de todos milagres de Eliseu, mas classifica alguns como: de provisão, de restituição, de restauração e de julgamento.

I – OS MILAGRES DE PROVISÃO

I – OS MILAGRES DE PROVISÃO A multiplicação de pães 20 pães alimentam 100 discípulos dos profetas; O relato do milagre de Jesus é bem superior, pois apresenta Jesus como o pão da Vida (João 6); Milagre é questão de fé, não se explica; AP – Você já teve a experiência de um milagre de multiplicação em sua vida?

I – OS MILAGRES DE PROVISÃO Abundância de víveres Ben-Hadade II, rei de Aram, sitiou Samaria na época do reinado de Jorão, filho de Acabe = fome (2 Rs 6;24-31); Jorão culpa Eliseu pela desgraça, depois de ouvir a reclamação da mãe que havia comido o próprio filho com sua companheira; Procurado pelo rei, Eliseu profetiza o milagre do livramento e provisão dos bens dos arameus (2 Rs 17:1-20). O escudeiro do rei, que havia duvidado, não desfrutou da benção, pois morreu pisoteado “Tu o verás com teus próprios olhos, mas não comerás” (2 Rs 7:2,19) . AP – Você tem crido na providência de Deus?

Sinopse do tópico “Milagres não se explicam, aceitam-se pela fé! Aqueles que duvidam não recebem nada de Deus.” (Lições bíblicas - professor, p. 78)

II – OS MILAGRES DE RESTITUIÇÃO

II – OS MILAGRES DE RESTITUIÇÃO A ressurreição do filho da sunamita A Sunamita, que era estéril, tem um filho, profetizado por Eliseu (2 Rs 4:16-17); A alegria da mulher não dura muito mas morre cedo; Deus ressuscita o menino por meio de Eliseu (2 Rs 4:32-36) . AP – Deus também pode restituir o que você perdeu.

II – OS MILAGRES DE RESTITUIÇÃO O machado que flutuou Os discípulos estavam bem intencionados, mas acontece uma tragédia: a perda do machado emprestado (valor da época); Eliseu intervém, jogando um pedaço de madeira onde o machado havia caído, e o machado flutua e é resgatado . AP – Deus, do seu modo, honra àqueles(as) que fazem sua obra com responsabilidade e amor?

Sinopse do tópico “Nada está fora de controle quando Deus está no comando. Ele é soberano!” (Lições bíblicas - professor, p. 78)

III – OS MILAGRES DE RESTAURAÇÃO

III – OS MILAGRES DE RESTAURAÇÃO A cura de Naamã Naamã , general sírio que estava leproso, acredita em Eliseu , mas se indigna em atender sua orientação por orgulho (2 Rs 5:1-11); Entretanto , tendo oportunidade, se arrepende e toma a atitude de obedecer e se humilhar , como resultado é curado/restaurado (2 Rs 5:14). Integridade de Eliseu = recusa receber pela benção dada por Deus a Naamã (2 Rs 5:15-16) – E os “profetas” de hoje? AP – Você não tem perdido a benção por orgulho?

III – OS MILAGRES DE RESTAURAÇÃO As águas de Jericó Águas amargas de Jericó, que não eram boas para se tomar (2 Rs 2:19-22); Simbologia do sal (Lv 2:13; Mt 5:13) e do prato novo (dedicação exclusiva)? Mais um milagre para atender a coletividade. AP – Deus tem poder para restaurar o que não tem serventia?

Sinopse do tópico “Deus não faz shows e não se agrada daqueles que se utilizam dos seus milagres para se promoverem. O Senhor não opera para satisfazer nossa curiosidade.” (Lições bíblicas - professor, p. 79)

IV – OS MILAGRES DE JULGAMENTO

IV – OS MILAGRES DE JULGAMENTO Maldição dos rapazinhos Jovens zombadores: “sobe careca! Sobe careca!” -subia de Jericó para Betel (2 Rs 2:23); Eliseu amaldiçoa os rapazes e duas ursas despedaçam 42 deles (2 Rs 2:24). Porque? AP – Podemos amaldiçoar em nome de Deus hoje?

IV – OS MILAGRES DE JULGAMENTO A doença de Geazi Geazi não concorda com a atitude de Eliseu de recusar os presentes de Naamã (2 Rs 5:20-21); Usa de mentira (em nome de Eliseu) para receber os presentes para si (2 Rs 5:22); Cobiça e mentira andam juntas = Geazi ficou com dinheiro, mas não pode aproveitar (2 Rs 5:23-27). AP – Quem cobiça o sucesso e o benefício próprio tem por companheira a mentira e o final é triste.

Sinopse do tópico “Não se pode brincar com as coisas sagradas e muito menos escarnecer dos servos de Deus.” (Lições bíblicas - professor, p. 80)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesta lição sobre os milagres de Eliseu podemos aprender que: Os milagres tem um objetivo específico e servem para glorificar a Deus; O ser humano usado por Deus não pode tirar vantagem para si mesmo; Quem não observa isso, tende a ter um final triste.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BUIS, Pierre. O livro dos Reis . São Paulo: Paulus, 1997. CERESKO, Anthony. Introdução ao Antigo Testamento numa perspectiva libertadora . Rio de Janeiro: Paulus, 1996. GONÇALVES, José. Porção dobrada . Rio de Janeiro: CPAD, 2012. LIÇÕES BÍBLICAS. Elias e Eliseu, um ministério de poder para toda Igreja . 1º trimestre de 2013. Rio de Janeiro: CPAD, 2012. MERRILL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento . Rio de Janeiro: CPAD, 2001.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS RENDTORFF, Rolf. Antigo Testamento: uma introdução . São Paulo: Academia Cristã, 2009. SHREINER, Josef. Palavra e Mensagem do Antigo Testamento . São Paulo: Teológica, 2004. SICRE, José Luís. Profetismo em Israel: o profeta, os profetas, a mensagem . Rio de Janeiro: Vozes, 2008. SWINDOLL, Charles R. Elias: um homem de heroísmo e humildade. São Paulo: Editora Vida, 2010. WILSON, Robert R. Profecia e Sociedade no Antigo Israel . São Paulo: Targumin; Paulus, 2006.

IEADSJP – Igreja Evangélica Assembleia de Deus de São José dos Pinhais www.adsaojosedospinhais.com.br ; www.redemaoamiga.com.br Pr. Presidente: Ival Teodoro da Silva Pr. Vice-Presidente: Eurico Deraldo Santana Sup. da EBD: Ev. Ismael Nascimento Oliveira Comentários: Ev. Natalino das Neves ( www.natalinodasneves.blogspot.com.br ; [email protected] ; 8409 8094 / 3076 3589)

ACESSE O VÍDEO COM OS COMENTÁRIOS REFERENTE A ESTE ARQUIVO NO LINK ABAIXO: www.youtube.com/watch?v=i65xWuqJdsM OU www.adsaojosedospinhais.com.br www.redemaoamiga.com.br www.natalinodasneves.blogspot.com.br

NO SLIDESHARE, BAIXE ESTE ARQUIVO, CLICANDO NO ÍCONE SUPERIOR: “SAVE” ou “DOWNLOAD”.