Arquivo com slides da lição 11 - Os milagres de Eliseu, comentada pelo Ev. Natalino das Neves.
Size: 121.7 KB
Language: pt
Added: Feb 16, 2013
Slides: 26 pages
Slide Content
LIÇÕES BÍBLICAS DE EBD - CPAD 1º TRIMESTRE DE 2013 LIÇÃO 11 – OS MILAGRES DE ELISEU Prof. Ms. Natalino das Neves www.natalinodasneves.blogspot.com.br IEADSJP_EBDTV
REFERÊNCIA TEXTO/TEMA Texto áureo (2 Rs 8:4) “Ora, o rei falava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito” Verdade prática “Os milagres realizados por Eliseu não visaram a glorificação pessoal do profeta, mas demonstraram o amor e a graça de Deus . ” Leitura bíblica em classe (2 Rs 2:9-14) Elias dá a liberdade para Eliseu fazer um pedido após a sua partida. Eliseu pede porção dobrada do espírito de Elias. Elias coloca condicional “se me vires sendo tomado de ti”. Eliseu é perseverante e recebe o manto de Elias, que lhe caíra, e faz seu primeiro milagre (abertura do Jordão)
INTRODUÇÃO Os milagres realizados por Eliseu tiveram objetivos específicos; A variedade de milagres de Eliseu garantem a ele o título de “homem de Deus”. A lição não trata de todos milagres de Eliseu, mas classifica alguns como: de provisão, de restituição, de restauração e de julgamento.
I – OS MILAGRES DE PROVISÃO
I – OS MILAGRES DE PROVISÃO A multiplicação de pães 20 pães alimentam 100 discípulos dos profetas; O relato do milagre de Jesus é bem superior, pois apresenta Jesus como o pão da Vida (João 6); Milagre é questão de fé, não se explica; AP – Você já teve a experiência de um milagre de multiplicação em sua vida?
I – OS MILAGRES DE PROVISÃO Abundância de víveres Ben-Hadade II, rei de Aram, sitiou Samaria na época do reinado de Jorão, filho de Acabe = fome (2 Rs 6;24-31); Jorão culpa Eliseu pela desgraça, depois de ouvir a reclamação da mãe que havia comido o próprio filho com sua companheira; Procurado pelo rei, Eliseu profetiza o milagre do livramento e provisão dos bens dos arameus (2 Rs 17:1-20). O escudeiro do rei, que havia duvidado, não desfrutou da benção, pois morreu pisoteado “Tu o verás com teus próprios olhos, mas não comerás” (2 Rs 7:2,19) . AP – Você tem crido na providência de Deus?
Sinopse do tópico “Milagres não se explicam, aceitam-se pela fé! Aqueles que duvidam não recebem nada de Deus.” (Lições bíblicas - professor, p. 78)
II – OS MILAGRES DE RESTITUIÇÃO
II – OS MILAGRES DE RESTITUIÇÃO A ressurreição do filho da sunamita A Sunamita, que era estéril, tem um filho, profetizado por Eliseu (2 Rs 4:16-17); A alegria da mulher não dura muito mas morre cedo; Deus ressuscita o menino por meio de Eliseu (2 Rs 4:32-36) . AP – Deus também pode restituir o que você perdeu.
II – OS MILAGRES DE RESTITUIÇÃO O machado que flutuou Os discípulos estavam bem intencionados, mas acontece uma tragédia: a perda do machado emprestado (valor da época); Eliseu intervém, jogando um pedaço de madeira onde o machado havia caído, e o machado flutua e é resgatado . AP – Deus, do seu modo, honra àqueles(as) que fazem sua obra com responsabilidade e amor?
Sinopse do tópico “Nada está fora de controle quando Deus está no comando. Ele é soberano!” (Lições bíblicas - professor, p. 78)
III – OS MILAGRES DE RESTAURAÇÃO
III – OS MILAGRES DE RESTAURAÇÃO A cura de Naamã Naamã , general sírio que estava leproso, acredita em Eliseu , mas se indigna em atender sua orientação por orgulho (2 Rs 5:1-11); Entretanto , tendo oportunidade, se arrepende e toma a atitude de obedecer e se humilhar , como resultado é curado/restaurado (2 Rs 5:14). Integridade de Eliseu = recusa receber pela benção dada por Deus a Naamã (2 Rs 5:15-16) – E os “profetas” de hoje? AP – Você não tem perdido a benção por orgulho?
III – OS MILAGRES DE RESTAURAÇÃO As águas de Jericó Águas amargas de Jericó, que não eram boas para se tomar (2 Rs 2:19-22); Simbologia do sal (Lv 2:13; Mt 5:13) e do prato novo (dedicação exclusiva)? Mais um milagre para atender a coletividade. AP – Deus tem poder para restaurar o que não tem serventia?
Sinopse do tópico “Deus não faz shows e não se agrada daqueles que se utilizam dos seus milagres para se promoverem. O Senhor não opera para satisfazer nossa curiosidade.” (Lições bíblicas - professor, p. 79)
IV – OS MILAGRES DE JULGAMENTO
IV – OS MILAGRES DE JULGAMENTO Maldição dos rapazinhos Jovens zombadores: “sobe careca! Sobe careca!” -subia de Jericó para Betel (2 Rs 2:23); Eliseu amaldiçoa os rapazes e duas ursas despedaçam 42 deles (2 Rs 2:24). Porque? AP – Podemos amaldiçoar em nome de Deus hoje?
IV – OS MILAGRES DE JULGAMENTO A doença de Geazi Geazi não concorda com a atitude de Eliseu de recusar os presentes de Naamã (2 Rs 5:20-21); Usa de mentira (em nome de Eliseu) para receber os presentes para si (2 Rs 5:22); Cobiça e mentira andam juntas = Geazi ficou com dinheiro, mas não pode aproveitar (2 Rs 5:23-27). AP – Quem cobiça o sucesso e o benefício próprio tem por companheira a mentira e o final é triste.
Sinopse do tópico “Não se pode brincar com as coisas sagradas e muito menos escarnecer dos servos de Deus.” (Lições bíblicas - professor, p. 80)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesta lição sobre os milagres de Eliseu podemos aprender que: Os milagres tem um objetivo específico e servem para glorificar a Deus; O ser humano usado por Deus não pode tirar vantagem para si mesmo; Quem não observa isso, tende a ter um final triste.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BUIS, Pierre. O livro dos Reis . São Paulo: Paulus, 1997. CERESKO, Anthony. Introdução ao Antigo Testamento numa perspectiva libertadora . Rio de Janeiro: Paulus, 1996. GONÇALVES, José. Porção dobrada . Rio de Janeiro: CPAD, 2012. LIÇÕES BÍBLICAS. Elias e Eliseu, um ministério de poder para toda Igreja . 1º trimestre de 2013. Rio de Janeiro: CPAD, 2012. MERRILL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento . Rio de Janeiro: CPAD, 2001.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS RENDTORFF, Rolf. Antigo Testamento: uma introdução . São Paulo: Academia Cristã, 2009. SHREINER, Josef. Palavra e Mensagem do Antigo Testamento . São Paulo: Teológica, 2004. SICRE, José Luís. Profetismo em Israel: o profeta, os profetas, a mensagem . Rio de Janeiro: Vozes, 2008. SWINDOLL, Charles R. Elias: um homem de heroísmo e humildade. São Paulo: Editora Vida, 2010. WILSON, Robert R. Profecia e Sociedade no Antigo Israel . São Paulo: Targumin; Paulus, 2006.
IEADSJP – Igreja Evangélica Assembleia de Deus de São José dos Pinhais www.adsaojosedospinhais.com.br ; www.redemaoamiga.com.br Pr. Presidente: Ival Teodoro da Silva Pr. Vice-Presidente: Eurico Deraldo Santana Sup. da EBD: Ev. Ismael Nascimento Oliveira Comentários: Ev. Natalino das Neves ( www.natalinodasneves.blogspot.com.br ; [email protected] ; 8409 8094 / 3076 3589)
ACESSE O VÍDEO COM OS COMENTÁRIOS REFERENTE A ESTE ARQUIVO NO LINK ABAIXO: www.youtube.com/watch?v=i65xWuqJdsM OU www.adsaojosedospinhais.com.br www.redemaoamiga.com.br www.natalinodasneves.blogspot.com.br
NO SLIDESHARE, BAIXE ESTE ARQUIVO, CLICANDO NO ÍCONE SUPERIOR: “SAVE” ou “DOWNLOAD”.