H erança genética A utossômica ou somáticos quando vem de qualquer um dos 22 pares de cromossomos homólogos que temos. Podendo se expressar de modo DOMINANTE ou RECESSIVA. Ou Sexuais quando vem especificamente dos cromossomos sexuais (X e Y). Podendo ser Ligadas ao cromossomo X ou Ligado ao cromossomo Y. Podendo TAMBÉM se expressar de modo DOMINANTE ou RECESSIVA.
CLÁSSICO Autossômico dominante. Um exemplo de doença autossômica dominante é a doença de Huntington (que cria movimentos involuntários de partes do corpo). Algumas regras são seguidas para a herança autossômica dominante: Um indivíduo afetado tem tanto o pai quanto a mãe também afetados; Homens e mulheres são igualmente afetados; Caso o pai seja afetado, mas o filho não seja, a geração seguinte não terá o traço genético;
CLÁSSICO Autossômico recessivo. Um exemplo de doença autossômica recessiva, temos o albinismo . Algumas regras também são seguidas para a herança autossômica recessiva: Homens e mulheres são igualmente afetados; Todos os filhos de um indivíduo que é afetado e de um indivíduo genotipicamente normal são heterozigotos normais; Heterozigotos são fenotipicamente normais, mas portadores do traço.
Homens e mulheres são igualmente afetados; Todos os filhos de um indivíduo que é afetado e de um indivíduo genotipicamente normal são heterozigotos normais; Heterozigotos são fenotipicamente normais, mas portadores do traço .
H erança SEXUAL As heranças ligadas ao cromossomo X são as transportadas pelo cromossomo X, sexuais. Ainda, de maneira geral, os homens acabam sendo mais afetados por esse grupo de traços, podendo até mesmo serem fatais. Alguns exemplos de síndromes ligadas ao cromossomo X é a nefrite hereditária e a daltonismo vermelho-verde.
P V P V p v p v P V P V p v p v P V P V p v p v P V P V p v p v