3. Aliança com Noé: o Pacto da Graça Comum

Secretariaipb 3,620 views 15 slides Jul 10, 2013
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Curso Visão Panorâmica da Bíblia, lecionado na Igreja Presbiteriana de Dourados, toda quarta-feira, às 19h30' pelo Rev. Ildemar de Oliveira Berbert.


Slide Content

ALIANÇA OU PACTO Gn .3:15

1) CONCEITO BERITH – ALIANÇA: Este termo próximo do termo Assírio BERITU, quer dizer: “atar, ligar” Assim, podemos definir aliança: Como um laço Um acordo, voluntário ou imposto A aliança que Deus estabelece com o homem, por ser o soberano Criador, com a frágil criatura, (Deus/Homem), não sendo partes iguais, esta aliança vem acompanhada de ordenanças, mandamentos

A QUEDA A aliança, ou o pacto das obras foi quebrado com nossos primeiros pais (Adão e Eva) Deus começa a revelar sua misericórdia. Logo decreta uma inimizade entre a serpente e a mulher, para não dar continuidade. Deus anuncia a semente do Evangelho ( Gn .3:15) Começam duas correntes contrastantes na história: - A semente da serpente : a linhagem maldita – os filhos do homem ( Gn .6:3) A semente da mulher : a linhagem da aliança – Os filhos de Deus ( Gn .6:3)

A CORRUPÇÃO DA RAÇA Dos filhos de Adão – Caim matou Abel: Demonstra que estado original do homem havia sida alterado Cresceu a maldade na terra e o homem afastou-se de Deus Sete: A linhagem da aliança Enoque andou com Deus: remanescente fiel (Gn5:22; Deus arrepende de ter feito o homem e resolve dar cabo ao homem na terra: violência, iniquidade, maldade – Gn .6 Deus limita os dias do homem na terra a 120 anos e anuncia o seu juízo sobre a terra ( Gn .7:15,16) Noé, descendente de Sete, achou graça diante de Deus (6:8)

A ALIANÇA COM NOÉ ALIANÇA NATURAL OU ALIANÇA DA GRAÇA COMUM Gn .8:20 a 9:19

2º. Pacto : O PACTO DA GRAÇA COMUM Preservação da raça humana Manter as estações do ano para semear, colher, etc. Conter as forças da natureza Proteger o homem da violência do próprio homem para este não se auto-destruir A sucessão da raça (procriar, crescer, multiplicar) e povoar a terra (ordem inicial) DEUS FEZ COM NOÉ A ALIANÇA DE NATUREZA GERAL: IMPLICA:

2º. Pacto : O PACTO DA GRAÇA COMUM Esta aliança reflete as bençãos naturais e colocou como sinal o arco da aliança, sob a promessa de que nunca mais destruiria a terra com dilúvio - Deus mantém com os homens e os animais a aliança da graça comum: o sol, a chuva, as estações, casamento, cuidados gerais – estes cuidados são para todos: justos e ímpios – é graça comum: para todos. DEUS FEZ COM NOÉ A ALIANÇA DE NATUREZA GERAL: IMPLICA:

2º. Pacto : O PACTO DA GRAÇA COMUM O novo começo do homem na terra ( Gn .9) - O Dilúvio: 40 dias e 40 noites – chuva, as águas inundaram a terra - Após o Dilúvio Noé voltou ao trabalho normal (plantou uma vinha e bebeu dela) - Noé proferiu benção e maldição sobre a sua família (as duas linhagens continuam na terra) - Seus filhos: Sem, Cam e Jafé (Povos diferentes) - Depois de um período de unidade racial sobre a terra, veio o problema da torre de Babel e dispersão voluntária da raça humana... Gn .11;

2º. Pacto : O PACTO DA GRAÇA COMUM 1) Jafé e seus filhos ( Gn .10:2-5) - Estabeleceram-se nas vizinhanças dos mares Negro e Cáspio, e se estenderam até o Oeste da Espanha - Provavelmente os gregos e os Indo-Germânicos e grupos correlatos – vieram de Jafé

Mesopotâmia - os filhos de Jafé

2º. Pacto : O PACTO DA GRAÇA COMUM 2) Cam (Cão) e seus filhos ( Gn .10:6-20) -Os três filhos de Cão ( Cuxe , Mizraim e Canaâ ), desceram e entraram na África. - Povoaram a terra de Sinear pela Assíria e construíram Cidades como: Nínive, Calá , Babel, Acade e outras - Canaã é amaldiçoado por Noé e ocupou as terras às margens do Mediterrãneo – de Sidom a Gaza (Palestina)

África - os filhos de Cam

2º. Pacto : O PACTO DA GRAÇA COMUM 3) Sem e seus filhos ( Gn .10:21-31) - A Descendência de Sem ocupou o Golfo Pérsico (Atual Turquia e Iraque, às margens dos Rios Tigre e Eufrates, as terras de Ur - Após o ano 2.000 a.C. as cidades de Naor e Mari eram centros fortes da cultura Semita - Daqui em diante a narrativa Bíblica paira sobre a família de Sem, foram 10 gerações até Terá, pai de Abraão, nesta região de Ur dos Caldeus, como ficou conhecida. ( Gn .11)

Ur – os filhos de Sem

A ALIANÇA COM NOÉ ALIANÇA NATURAL OU ALIANÇA DA GRAÇA COMUM Gn .8:20 a 9:19
Tags