3° unidade (placa mãe)

aandrelopes 6,199 views 21 slides Sep 13, 2012
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

PLACA-MÃE Também conhecida como "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam ser conectados à placa-mãe para formar o computador. INTRODUÇÃO

PLACA-MÃE HISTÓRIA A primeira placa-mãe apareceu em um computador da IBM em 1982. O design que a IBM criou ainda é o que vemos nas placas mãe de hoje em dia – um número de portas e slots feitos para diferentes tipos de hardwares. Esse design mais tarde foi usado pela Apple no seu computador Apple II. O Apple II foi um que inovou quando o assunto era adicionar novos periféricos no computador com maior facilidade, e com isso o mercado de peças de computador foi aberto e assim podemos ter toda essa variedade nos dias de hoje .

Placa mãe

PLACA-MÃE CONTROLADORES On-board : como o próprio nome diz, o componente on-board vem diretamente conectado aos circuitos da placa mãe, funcionando em sincronia e usando capacidade do processador e memória RAM quando se trata de vídeo, som, modem e rede. Tem como maior objetivo diminuir o preço das placas ou componentes, mas em caso de defeito o dispositivo não será recuperável, como normalmente as placas vem com slots disponíveis a solução seria a substituição por uma placa.

PLACA-MÃE CONTROLADORES Off-board : são os componentes ou circuitos que funcionam independentemente da placa mãe e por isso, são separados, tendo sua própria forma de trabalhar e não usando o processador, geralmente, quando vídeo, som, modem ou rede, o dispositivo é "ligado" a placa-mãe usando os slots de expansão para isso, têm um preço mais elevado que os dispositivos on-board , sendo quase que totalmente o contrário em todos os aspectos do tipo on-board , ou seja, praticamente todo o processamento é realizado pelo próprio chipset encontrado na placa do dispositivo.

PLACA-MÃE CONTROLADORES ON-BOARD OFF-BOARD

PLACA-MÃE MODELOS AT AT é a sigla para Advanced Tecnology.Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga. Seu uso foi constante de 1983 até 1996. Um dos fatores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), é o espaço interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador ( flat cable , alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento.

PLACA-MÃE AT

PLACA-MÃE MODELOS ATX ATX é a sigla para ( Advanced Technology Extended ). Pelo nome, é possível notar que trata-se do padrão AT aperfeiçoado. Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel . O objetivo do ATX foi de solucionar os problemas do padrão AT (citados anteriormente), o padrão apresenta uma série de melhorias em relação ao anterior. Atualmente a maioria dos computadores novos vêm baseados neste padrão. Quanto à fonte de alimentação, encontramos melhoras significativas. A começar pelo conector de energia ligado à placa-mãe. Ao contrário do padrão AT, não é possível encaixar o plug de forma invertida. Cada orifício do conector possui um formato, que dificulta o encaixe errado.

PLACA-MÃE ATX

PLACA-MÃE COMPONENTES Existem alguns componentes que são extremamente importantes e que não mudam, quer dizer que em qualquer placa-mãe esses componentes estarão presentes, são eles: Soquete para o processador; Slots; Conectores; BIOS, CMOS; Bateria; CHIPSET (Norte e Sul). Vamos explicar cada um desses componentes, função, importância.

PLACA-MÃE SOQUETE O processador fica encaixado no soquete devendo observar que uma placa-mãe não aceita qualquer tipo de processador, pois é desenvolvida para soquetes específicos. Cada tipo de processador tem características que o diferenciam de outros modelos, a quantidade de pinos, por exemplo, ou o barramento da ponte norte. Assim sendo, a placa-mãe deve ser desenvolvida para aceitar determinados processadores.

PLACA-MÃE SOQUETE INTEL LGA 775 AMD AM3+

PLACA-MÃE SLOTS Slot é um termo em inglês para designar ranhura, fenda, conector, encaixe ou espaço. Sua função é ligar os periféricos ao barramento e suas velocidades são correspondentes as do seus respectivos barramentos. Nas placas-mãe são encontrados vários slots para o encaixe de placas (memória, vídeo, som, modem e rede por exemplo). Alguns exemplos de slots: ISA, PCI, AGP, PCI Express.

PLACA-MÃE SLOTS Memória Pci-Express AGP PCI & ISA

PLACA-MÃE CONECTORES Um conector é um dispositivo que efetua a ligação entre uma porta de saída de um determinado equipamento e a porta de entrada de outro (por exemplo, entre um computador e um periférico). Exemplos de conectores: Conector IDE - Usado para conectar HDs, Drives CD/DVD; Conector SATA - Usado para conectar HDs, Drives CD/DVD; Conector PS2; - Usado para conectar Mouses e Teclados; Porta Paralela - Usada para conectar impressoras antigas; Conector USB – Conector universal; Firewire – Parecido com o conector USB e é bem mais rápido que o USB 2.0.

PLACA-MÃE CONECTORES PS2 FIREWIRE USB PARALELA SATA IDE

PLACA-MÃE CMOS

PLACA-MÃE BATERIA Com as mudanças que ocorreram na estrutura das placas-mãe, a memória utilizada para salvar os dados de inicialização e BIOS deixou de ser volátil. Assim, as informações já não seriam mais perdidas, mesmo que houvesse falhas na alimentação de energia. As baterias passaram, então, a ser parte integrante do sistema RTC (Real Time Clock ou relógio em tempo real, em português). Dessa forma, a bateria de lítio acoplada à placa-mãe passa a ser responsável apenas pela manutenção da energia elétrica do relógio interno. Logo, caso a pilha seja descarregada, o computador não sofre grandes perdas de dados.

PLACA-MÃE BATERIA
Tags