O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; T e r r as f é r t e i s.
M E SO P O T Â M I A : Impérios TEOCRÁTICOS de REGADIO; Líder = Deus ou representante dele; Aproveitamento de cheias dos rios Civilizações fluviais; MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO: Estado = dono das terras; População = obras públicas e produção em geral sob forma de servidão coletiva ; Obrigações básicas: pagamento de impostos, serviço militar e produção; Recursos agrícolas distribuídos pelo Estado.
A MESOPOTÂMIA: “Terra entre rios” – Tigre e Eufrates; Atual Iraque; Sucessão de vários povos; Cidades-Estado;
A M E S OP O T Â M IA N O T E M P O E N O E S P A Ç O As civilizações mesopotâmicas eram ribeirinhas, ou seja, viviam às margens dos rios Tigre e Eufrates. As primeiras surgiram por volta de 4000 a.C. Observe o Tigre e o Eufrates. Eram eles que garantiam a fertilidade da região. Localização A expressão Mesopotâmia quer dizer “entre rios” porque se localiza entre os rios Tigre e Eufrates .
⦿ Economia: agrícola (principal), com comércio e artesanato desenvolvidos; ⦿ Servidão coletiva; ⦿ Propriedade da terra = deuses Sacerdotes + políticos + imperador = intermediários entre homens e deuses; ⦿ Religião: politeísta, deuses = fenômenos naturais, cerimoniais visando recompensas terrenas;
Cultura: identificação de movimentos de planetas, previsão de eclipses, diferenciação entre planetas e estrelas, domínio da multiplicação, divisão, raiz quadrada, raiz cúbica, divisão da circunferência em 360 graus, divisão do ano em 12 meses, semana em 7 dias e dias com 12 horas; Maiores contribuições: E S C R I T A C U N E I F OR M E CÓDIGO DE LEIS.
Traços Culturais da antiga Mesopotâmia As técnicas de canalizar água e construir cidades de tijolos Construção de Zigurarte (espécie de pirâmide cortada e encaixada em outras pirâmides fatiadas: a mais famosa chamava-se Torre de Babel) Ficha Técnica : Nome: Zigurarte de Ur Função:Templo Localização: Iraque Época da construção: 2113 - 2096 a.C. Projeto: Autor desconhecido Execução: Autor desconhecido Dimensões/Altura: 21 m Base: 62,5 x 43 m Material: Alvenaria de tijolos secados ao sol e tijolos cozidos Ao longo da história os seres humanos construíram grandes monumentos. Conservar esse patrimônio é preocupar-se em manter viva a memória de um povo. Zigurarte significa: “Para alcançar o céu”.
4.3 A escrita cuneiforme (em forma de cunha); Com um palitinho, a pessoa cunhava os símbolos na argila ainda macia (leis e atos do governo, poesias, textos literários) 4. Os conhecimentos científicos : a aritmética, a geometria, e a astrologia; A invenção do calendário com doze meses; Construção dos magníficos Jardins suspensos da Babilônia; 7. A música estava ligada à religião; (cantavam hinos em louvor dos deuses, com acompanhamento de música.) Haviam cantos a favor ou contra um nascimento feliz, cantos de amor, de ódio, de guerra, cantos de caça, de evocação dos mortos, cantos para favorecer, entre os viajantes, o estado de transe. A escrita cuneiforme consistia em sinais que representavam um som ou uma imagem, pelos quais o leitor chegava ao objeto representado. A foto mostra um texto cuneiforme de teor jurídico- administrativo cerca de 2300 a.C.
N A ANTI G A M E S O P O T Â M I A , O L H O P O R O L H O , D E N T E P O R D E N T E : O C Ó D I G O DE HAMURÁBI N e s t a p e d r a n eg r a ( b a s a l t o ) e s t á escrito o famoso Código de H a m u r á b i . E l a m o s t r a u m a d e u s a entregando as tábuas da Lei para o rei babilônio. Havia muitos povos na Mesopotâmia .Um dos povos mais antigos que viveram lá foram os Babilônios. Na Babilônia, uma grande cidade-estado localizada perto do encontro entre o Rio Tigre e o Rio Eufrates, um Rei importante, Hamurábi , criou um conjunto de leis que estabeleciam o domínio da nobreza na sociedade babilônica. O “Código de Hamurábi”. O código era uma lista de leis que determinavam como deveriam viver os habitantes do reino. A principal idéia do código era a do “olho por olho, dente por dente”. Para você entender melhor o que isso significava: se um nobre brigasse com outro e furasse o olho do adversário, cegando-o, a lei dizia que ele deveria ter seu olho furado também. Se um arquiteto construísse uma casa e ela caísse, matando o filho do morador, o castigo seria a pena de morte para o filho do arquiteto. Mas essas leis só valiam para as pessoas do mesmo grupo social. Leis rigorosas, não é mesmo? A aplicação da lei de Hamurábi no mundo atual traria justiça?
A Mesopotâmia foi uma das primeiras e mais importantes civilizações devido as suas conquistas, descobertas e desenvolvimento cultural. Todo seu legado contribuiu e influenciou em vários sentidos o desenvolvimento da Humanidade. Foi a civilização precursora das mais diversas áreas do conhecimento. Extraordinário centro cultural e intelectual do mundo. Berço da história!