CURSO DE PREPARAÇÃO DE LÍDERES INTRODUÇÃO AO N.T. O problema dos sinóticos Aula 4.
O problema dos sinóticos O problema dos sinóticos começa quando observamos que dos 661 versículos que compõe o evangelho escrito por Marcos , 94 a 95% destes encontram-se em Mateus e em Lucas. Na realidade Mateus reproduz 606 destes versículos e Lucas cerca de 320 .
É preciso observar o problema entre os sinópticos destacando suas semelhanças em longos trechos, na estrutura e na forma do texto grego Ex. Lc.13:18,19; Mt .13:31,32; Mc.4:30-32
3.1 Crítica da fonte. É a tarefa de tentar determinar as fontes utilizadas pelo escritor bíblico para compor seus escritos. observando o propósito, as particularidades e a doutrina.
Parâmetros para uso deste método: Onde e quando o texto teve origem Como foi escrito e por quais razões Quem o escreveu e em quais circunstâncias Que fonte o autor utilizou para produzir o texto .
3.1.1 A tradição oral . esta fonte de conhecimento foi a que possibilitou o evangelho ser difundido de forma tão rápida. Antes do registro escrito todo o testemunho era oral.
3.1.3. Crítica da Redação. Hale (2001, p.67,69) define a crítica da Redação como: A tentativa de se discernir a ênfase teológica de cada um dos Evangelhos como um autor criativo focalizando a atenção sobre os aspectos especiais de sua obra inteira.
4. Os quatro Evangelhos. Há muito mais que a narração de milagres nos evangelhos. Por igual modo, eles não nos apresentam simples memórias. Antes, são proclamações escritas da história da redenção de acordo com perspectivas teológicas.