4- SISTEMA CIRCULATÓRIO.pptx

jaquelinemelo57 75 views 28 slides Aug 24, 2022
Slide 1
Slide 1 of 28
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28

About This Presentation

sistema circulatório


Slide Content

SISTEMA CIRCULATÓRIO Docente: Jaqueline Melo E- mail: [email protected]

O sistema circulatório ou cardiovascular, formado pelo coração e vasos sanguíneos, é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para as diversas partes do corpo. A circulação sanguínea corresponde a todo o percurso do sistema circulatório que o sangue realiza no corpo humano, de modo que no percurso completo, o sangue passa duas vezes pelo coração. Esses circuitos são chamados de pequena circulação e grande circulação.

ANATOMIA DO CORAÇÃO "O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada. Normalmente pesa cerca de 300 g

ANATOMIA DO CORAÇÃO "Endocárdio: túnica formada por endotélio que repousa sobre uma camada de tecido conjuntivo frouxo, a camada subendotelial. Essa última camada é conectada ao miocárdio pela camada subendocardial , a qual apresenta nervos, veias e ramos do sistema que conduz o impulso nervoso . Miocárdio : camada mais espessa do coração e responsável pela capacidade de contração do órgão. Essa camada é formada por feixes de fibras musculares cardíacas, as quais estão orientadas em várias direções. O miocárdio envolve as câmeras do coração, sendo mais espesso nos ventrículos – em especial, no ventrículo esquerdo – e mais fino nas paredes dos átrios . Pericárdio : saco invaginado que envolve o coração e formado pelo pericárdio parietal e o pericárdio visceral. O pericárdio parietal é uma camada externa, enquanto o pericárdio visceral é uma camada mais interna. O pericárdio visceral forma o chamado epicárdio e reveste o coração externamente.

CÂMARAS DO CORAÇÃO "O coração é formado por duas câmaras superiores, os átrios, e duas câmaras inferiores, os ventrículos. Os átrios estão separados pelo septo interatrial , e os ventrículos separam-se pelo septo interventricular.Os átrios apresentam como função principal receber o sangue que vem de diversas partes do corpo, funcionando, portanto, como câmaras coletoras. Já os ventrículos são os responsáveis por garantir o bombeamento do sangue para outros locais, sendo, portanto, câmaras bombeadoras . Tendo em vista o papel de cada câmera do coração, fica fácil compreender por que os ventrículos apresentam paredes mais desenvolvidas, e os átrios, paredes mais delgadas. As paredes espessas proporcionam uma contração com muito mais vigor do que as paredes delgadas, garantindo, assim, que o sangue seja enviado para diversas partes do corpo.O átrio direito é uma câmera que recebe sangue de diversas partes do corpo, exceto os pulmões. Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. O ventrículo direito comunica-se com o átrio direito e dele parte a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões.O átrio esquerdo recebe sangue vindo dos pulmões por meio de quatro veias pulmonares. O ventrículo esquerdo recebe o sangue do átrio esquerdo e dele parte a artéria aorta, que é responsável por levar sangue para o restante do corpo, exceto os pulmões .

VÁLVULAS DO CORAÇÃO "Entre os átrios e os ventrículos, encontramos as válvulas atrioventriculares. No coração, também estão presentes as válvulas semilunares pulmonar e aórtica, localizadas entre os ventrículos e a artéria pulmonar e aorta, respectivamente. Temos, portanto, quatro válvulas no coração, as quais impedem o refluxo do sangue, proporcionando, desse modo, uma movimentação do sangue em uma única direção .

PEQUENA CIRCULAÇÃO A pequena circulação ou circulação pulmonar consiste no caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões, e dos pulmões ao coração. Assim , o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que se ramifica de maneira que uma segue para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo. Já nos pulmões, o sangue presente nos capilares dos alvéolos libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio. Por fim, o sangue arterial (oxigenado) é levado dos pulmões ao coração, através das veias pulmonares, que se conectam no átrio esquerdo.

GRANDE CIRCULAÇÃO A grande circulação ou circulação sistêmica é o caminho do sangue, que sai do coração até as demais células do corpo e vice-versa. No coração, o sangue arterial vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Do ventrículo passa para a artéria aorta, que é responsável por transportar esse sangue para os diversos tecidos do corpo. Assim, quando esse sangue oxigenado chega aos tecidos, os vasos capilares refazem as trocas dos gases: absorvem o gás oxigênio e liberam o gás carbônico, tornando o sangue venoso. Por fim, o sangue venoso faz o caminho de volta ao coração e chega ao átrio direito pelas veias cavas superiores e inferiores, completando o sistema circulatório.

TIPOS DE SISTEMA CIRCULATÓRIO Sistema circulatório aberto ou lacunar: O líquido circulante ( hemolinfa ) percorre cavidades e lacunas dos tecidos, estando em contato direto com as células. Nesse caso, não há vasos sanguíneos. Presente em alguns invertebrados. Sistema circulatório fechado: O sangue circula dentro de vasos, de onde percorre todo o corpo. É um processo mais eficiente do que a circulação aberta, por acontecer de forma mais rápida. Ocorre em anelídeos, cefalópodes e todos os vertebrados.

COMPONENTES Sangue: O sangue é um tecido líquido e exerce papel fundamental no sistema circulatório. É pela corrente sanguínea que o oxigênio e nutrientes chegam até as células. Desse modo, ele retira dos tecidos as sobras das atividades celulares, como o gás carbônico produzido na respiração celular e conduz os hormônios pelo organismo. Coração: O coração é um órgão muscular, que se localiza na caixa torácica, entre os pulmões. Funciona como uma bomba dupla, de modo que o lado esquerdo bombeia o sangue arterial para as diversas partes do corpo, enquanto o lado direito bombeia o sangue venoso para os pulmões. O coração funciona impulsionando o sangue por meio de dois movimentos: contração ou sístole e relaxamento ou diástole. As principais estruturas do coração são : Pericárdio: membrana que reveste o exterior do coração. Endocárdio: membrana que reveste o interior do coração. Miocárdio: músculo situado entre o pericárdio e o endocárdio, responsável pelas contrações do coração. Átrios ou aurículas: cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração. Ventrículos : cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração. Válvula tricúspide: impede o refluxo de sangue do átrio direito para o ventrículo direito. Válvula mitral: impede o refluxo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo .

VASOS SANGUINEOS Os vasos sanguíneos são tubos do sistema circulatório, distribuídos por todo o corpo, por onde circula o sangue. São formados por uma rede de artérias e veias que se ramificam formado os capilares. Artérias: As artérias são vasos do sistema circulatório, que saem do coração e transportam o sangue para as outras partes do corpo. A parede da artéria é espessa, formada de tecido muscular e elástico, que suporta a pressão do sangue. O sangue venoso, rico em gás carbônico, é bombeado do coração para os pulmões através das artérias pulmonares. Enquanto o sangue arterial, rico em gás oxigênio, é bombeado do coração para os tecidos do corpo através da artéria aorta. As artérias se ramificam pelo corpo, ficam mais finas, formam as arteríolas, que se ramificam ainda mais, originando os capilares. Veias: As veias são vasos do sistema circulatório, que transportam o sangue de volta dos tecidos do corpo para o coração. Suas paredes são mais finas que as artérias. A maior parte das veias transporta o sangue venoso, ou seja, rico em gás carbônico. Contudo, as veias pulmonares transportam o sangue arterial, oxigenado, dos pulmões para o coração. Capilares: Os capilares são ramificações microscópicas de artérias e veias do sistema circulatório. Suas paredes apresentam apenas uma camada de células, que permitem a troca de substâncias entre o sangue e as células. Os capilares se ligam às veias, levando o sangue de volta para o coração. Pelo corpo de uma pessoa adulta circula, em média, seis litros de sangue, numa ampla rede de vasos sanguíneos, bombeados pelo coração.

ARTÉRIAS E VEIAS Túnica íntima: é a camada mais interna dos vasos sanguíneos. É formada por uma camada de células endoteliais que se apoia em uma camada de tecido conjuntivo frouxo (camada subendotelial). Separando a túnica íntima da média, há uma lâmina elástica interna, a qual apresenta elastina. Túnica média: destaca-se por ser rica em células musculares lisas. Entre essas células, existe uma matriz que contém, entre outros componentes, fibras e glicoproteínas. Pode-se observar entre a túnica média e a túnica adventícia a presença de uma lâmina elástica externa em artérias de calibre menor. Nas artérias de calibre maior, a túnica média apresenta-se bem espessa. Túnica adventícia: é a camada mais externa dos vasos sanguíneos e apresenta como principais componentes o colágeno e as fibras elásticas .

CLASSIFICAÇÃO DAS ARTÉRIAS Grandes artérias elásticas: são aquelas que apresentam maior calibre. Possuem uma túnica média contendo uma série de lâminas elásticas, sendo possível observar entre essas lâminas células musculares lisas, colágeno e glicoproteínas. A presença das lâminas elásticas nessas artérias é fundamental para garantir que grandes variações de pressão arterial não ocorram. Nas grandes artérias, a adventícia aparece como uma fina camada. São exemplos de grandes artérias elásticas a aorta e seus grandes ramos. Artérias de diâmetro médio ou artérias musculares: apresentam a túnica média formada basicamente por células musculares lisas, com poucas fibras elásticas. Essas artérias controlam o fluxo de sangue para diferentes órgãos por meio da contração e relaxamento das células musculares nelas presentes. A túnica adventícia é mais espessa que a apresentada nas grandes artérias. Arteríolas: destacam-se por seu pequeno diâmetro, o qual é, geralmente, inferior a 0,5 mm. Não se observa a presença de lâmina elástica interna nas arteríolas pequenas, e a túnica média é pouco desenvolvida.

PRINCIPAIS ARTÉRIAS DO CORPO HUMANO Artéria aorta: é a maior artéria do nosso corpo. Essa artéria parte do coração, mais precisamente do ventrículo esquerdo, e ramifica-se em várias outras artérias. Artéria pulmonar: parte do coração em direção ao pulmão e bifurca-se em artéria pulmonar direita e artéria pulmonar esquerda. Artérias femorais: são prolongamentos da artéria aorta, havendo uma artéria femoral em cada perna. Além disso, são as principais responsáveis pela chegada de sangue oxigenado para os membros inferiores. Artérias renais: cada rim recebe sangue por meio de uma artéria renal. Artérias carótidas: artérias, localizadas em cada lado do pescoço, que se estendem da aorta e garantem que o sangue chegue até o cérebro.

CLASSIFICAÇÃO DAS VEIAS Túnica íntima: é formada por células endoteliais que ficam apoiadas em uma camada de tecido conjuntivo frouxo. Nas veias essa túnica é fina. Túnica média: é formada, principalmente, por células musculares lisas, e entre elas é encontrada uma matriz extracelular composta, entre outros componentes, por fibras elásticas. A túnica média desses vasos sanguíneos apresenta menos músculo e fibras elásticas do que essa camada nas artérias. Túnica adventícia: Na túnica adventícia, observa-se a presença, principalmente, de colágeno e fibras elásticas. Nas veias essa é a camada mais desenvolvida.

VEIAS Superficiais: são veias que, com frequência, podem ser vistas através da pele. São volumosas e podem ser observadas facilmente naquelas pessoas que apresentam músculos desenvolvidos. Profundas: são veias localizadas profundamente e podem estar sozinhas ou acompanhando artérias (veias satélites).

VEIA PARA COLETA A principal veia para a coleta de sangue venoso é a fossa antecubital . Caso não esteja aparente, o profissional terá de procurar por outra veia, pedindo para o paciente abaixar um pouco o braço e fechar a mão, deixando as veias basílica e cefálica mais aparentes. A punção no dorso da mão é recomendada para pacientes que possuem acesso venoso difícil nas outras veias. Já as punções nos membros inferiores, só podem ser realizadas com autorização médica . Mesmo que seja possível a coleta de sangue venoso em qualquer veia dos membros superiores do paciente, a mais utilizada é a veia cubital mediana, seguida da cefálica, que está mais propensa à dor durante a punção e hematomas. Vale destacar que a cefálica é mais utilizada do que basílica, já que esta costuma escapar da agulha com mais facilidade . A identificação da veia para coleta de sangue pode ser feita por meio de observação, procurando uma veia calibrosa . Para facilitar, você pode orientar o paciente a abaixar o braço e abrir e fechar a mão, ou realizar uma massagem suave no membro superior dele, na direção do punho para o cotovelo . Dê preferência às veias que não estão recebendo terapias endovenosas e evite áreas com hematomas e cicatrizes de queimaduras. Em casos de pós- mastectomia , puncionar o mesmo membro somente após autorização médica.

EXERCICIO AVALIATIVO DESCREVA COM SUAS PALAVRAS A PEQUENA E GRANDE CIRCULAÇÃO.
Tags