416829085-Intradermoterapia-GORDURA-LOCALIZADA.pptx

CRISTIANEFARIASROCHA1 1,322 views 29 slides Aug 17, 2023
Slide 1
Slide 1 of 29
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29

About This Presentation

injetáveis para gordura localizada


Slide Content

Intradermoterapia no tratamento da gordura localizada Dila Luiz Oliveira Farmacêutica – CRFMG 26452 Especialista em Farmácia Estética e Farmácia Clínica

Gordura Localizada A gordura localizada é um depósito resistente ao emagrecimento . Existem dois tipos de depósitos de gordura: depósitos gerais (mobilizam-se facilmente ); depósitos hereditários (resistentes ao emagrecimento).

Gordura Localizada Temos uma quantidade maior de receptores ALFA- ADRENÉRGICO (inibe lipólise) e menor quantidade de BETA-ADRENÉRGICO (ativa lipólise) nestas regiões, isto explica a dificuldade de eliminarmos a indesejada gordura localizada.

Gordura Localizada

Gordura Localizada

INTRADERMOTERAPIA “Pouco, poucas vezes e no lugar adequado.” M. Pistor

Objetivos do tratamento Efeito ‘depósito’

Via Utilizada No caso da gordura localizada, a via será subcutânea; A região subcutânea possui células adiposas depositadas entre fibras; Em pessoas de peso normal, o tecido adiposo corresponde a 20-25% do peso real na mulher e 15-20% do homem.

Material Utilizado Agulha 0,30mm x 13mm ; Seringa 3mL, 5mL ou de 1mL; Agulha 40mmx12mm para aspiração; Algodão; Antisséptico.

Substâncias utilizadas DESOXICOLATO DE SÓDIO Possui intensa atividade lipolítica do desoxicolato quando aplicado pela via subcutânea, auxiliando na redução de medidas por ação direta sobre as células de gordura. Mecanismo de ação: promove o rompimento da membrana dos adipócitos, “desencarcerando” os ácidos graxos, lisando essas moléculas em suas ligações químicas. Dose : 1% – amp . 2mL. Aplicar a 90º em relação à pele, com profundidade de 8 a 12 mm, com distância de 1cm entre cada ponto, volume de 0,1 a 0,2ml.

Substâncias utilizadas DESOXICOLATO DE SÓDIO CUIDADO! É uma substância diferente do ácido Deoxicólico ; É mais potente e não deve ser utilizado em papadas.

Substâncias utilizadas BENZOPIRONA É muito utilizada associada por suas propriedades antiedematosa e anti-inflamatória. Mecanismo de ação: redução de edema devido por diminuir o excesso de proteínas teciduais. A ação anti-inflamatória ocorreria devido a sua provável ação de estímulo dos macrófagos. Dose/ Cuidados: 0,5mg/ml – amp . 2mL. A benzopirona não deve ser aplicada em lesões abertas e próximo à mucosas .

Substâncias utilizadas L-CARNITINA Apresenta atividade antioxidante devido à capacidade deste aminoácido em retirar os ácidos graxos de cadeia média e curta que possam se acumular no interior da mitocôndria. Mecanismo de ação: participa do processo de lipólise, realizando o transporte dos ácidos graxos de cadeia longa para dentro da mitocôndria onde esses ácidos serão oxidados resultando na produção de energia na forma de ATP. Dose/ Cuidados: 600 mg/ml – amp . 2mL.

Substâncias utilizadas LIPOSSOMAS DE GIRASSOL Destrói a célula de gordura, aumenta e melhora a circulação. Mecanismo de ação: não esclarecido Dose/ Cuidados: 6,8% – amp . 5 mL. Não deve ser administrada em hipertensos.

Substâncias utilizadas IOIMBINA É um  2 antagonista e representa uma atraente alternativa para mobilizar lípideos . Mecanismo de ação: age direta e indiretamente, aumentando a noradrenalina sináptica, e com isso o aumento da lipólise por ação nos receptores  (ação indireta), diminui estimulação de receptores  2 e bloqueia os receptores  2 pré-sinápticos (ação direta  2 antagonismo ). Dose/Cuidados: 0,2% – amp . 2mL. Contra indicado para pacientes com histórico de doença hepática ou renal.

Substâncias utilizadas LISADO DE TIREÓIDE Beneficia nutraceuticamente a tireóide , suprindo a com elementos indispensáveis ao seu bom funcionamento. Tem um verdadeiro tropismo pelo órgão que lhe deu origem. Mecanismo de ação: aumento da atividade tireoidiana e com isso aumento da queima de gordura Dose/Cuidados: 2,5% – amp . 2mL. Desregula todo o ciclo hormonal do paciente. Cuidado!

Substâncias utilizadas CAFEÍNA Apresenta atividades farmacológicas que são de suma importância no processo de lipólise (quebra de gordura. Mecanismo de ação: O efeito lipolítico é observado devido à dois fatores: pelo fato da cafeína inibir a fosfodiesterase (enzima que hidrolisa o 3'5'-AMPc) e prolongar e potencializar os efeitos da adrenalina. Dose/Cuidados: 50mg/2ml – amp . 2mL. Reações cutâneas do tipo alérgica. Palpitações, taquicardia, hipernervosismo , cefaléia .

Substâncias utilizadas CRISINA É extraída a partir de uma rara planta chamada de Passiflora Caerula , é considerada um flavonóide . Auxilia na redução da celulite e da gordura localizada Mecanismo de ação: inibe a enzima aromatase que é responsável pela reação metabólica de conversão da testosterona em estradiol. Dose/Cuidados: 30 mcg/ mL – amp . 2mL.

Substâncias utilizadas BUFLOMEDIL É utilizado como adjuvante nos tratamentos de celulite e gordura localizada. Mecanismo de ação: dados iniciais sugerem que estão envolvidos, em parte, um fraco efeito antagonista não específico do íon cálcio (somente in vitro ) e um efeito de bloqueio dos receptores alfa, não específico. Dose/ Cuidados: 10mg/ml – amp . 2mL. Em raros casos casos , podem ocorrer efeitos adversos como “Flush” e dor epigástrica, por isso recomenda-se que não seja aplicado dose maior que 02 (dois) ml por sessão.

RECOMENDAÇÕES PÓS PROCEDIMENTO Não realizar atividades físicas nas próximas 48h; Não associar a outros procedimentos estéticos antes de 72h após as aplicações; Evitar o uso de anti-inflamatórios; Não tomar sol imediatamente após as sessões.

Contra Indicações Grávidas, lactantes e portadores de doenças auto-imune ; Alérgicos; Hipertensos, cardiopatas e pacientes com disfunções lipídicas.

TEMPO DE TRATAMENTO Uma sessão por semana ; De 05 a 10 semanas de tratamento; Prescrição de Home Care .

“ Lipo de Papada”

Substâncias utilizadas ÁCIDO DEOXICÓLICO É uma substância endógena, produzida na bile e age emulsificando as gorduras dos alimentos. Sua indicação é para papadas consideradas moderadas a extremas (até 500 ml de gordura). Mais do que isso já é indicada a cirurgia plástica com liposucção .

Substâncias utilizadas ÁCIDO DEOXICÓLICO Cuidados: Não se deve fazer uso de anti-inflamatórios e gelo; Não é necessário comprimir a região com faixas.

Substâncias utilizadas ÁCIDO DEOXICÓLICO Alertas: Dose por sessão; Podem ocorrer náusea , vômito e tontura com doses maiores que a recomendada;

Substâncias utilizadas ÁCIDO DEOXICÓLICO Alertas: Local de aplicação Intervalo entre sessões

Substâncias utilizadas ÁCIDO DEOXICÓLICO Reações comuns: Dor Sensação de anestesia Edema Urticária Irregularidades no contorno da pele

“Nenhum trabalho será tão urgente ou importante, que não possa ser planejado e executado com segurança .” dilaf ar [email protected] @ dilaoliveirafarmacia dilafarmacê[email protected]