Bioacumulação 2ª série Aula 1 2 º bimestre Biologia Etapa Ensino Médio
Bioacumulação; Níveis tróficos. Avaliar os riscos à saúde e ao ambiente considerando a composição e a toxicidade de diferentes produtos, como também o nível de exposição a eles; Conceituar e contextualizar bioacumulação. Conteúdos Objetivos
Você já ouviu falar em bioacumulação? Virem e conversem! 3 minutos
Bioacumulação é o termo geral que descreve um processo pelo qual substâncias ou compostos químicos são absorvidos pelos organismos. Ela pode ocorrer de forma direta , quando as substâncias são assimiladas a partir do meio ambiente (solo, sedimento e água), ou de forma indireta, pela ingestão de alimentos que contêm essas substâncias. Esses processos frequentemente ocorrem de forma simultânea, em especial em ambientes aquáticos.
Definições e conceitos Bioacumulação: ocorre em um nível trófico e representa o aumento da concentração de uma substância nos tecidos ou órgãos dos organismos. Bioconcentração : ocorre quando as substâncias são absorvidas pelos organismos em concentrações mais elevadas do que o ambiente circundante. A bioconcentração e a bioacumulação ocorrem dentro de um organismo. Biomagnificação : ocorre entre os diferentes níveis tróficos. Contaminação: poluição; transmissão de impurezas ou de elementos nocivos capazes de prejudicar o ambiente e/ou seres vivos.
Analisando esquemas Pensando nisso , e screva em seu caderno A que é possível relacionar a presença de metais pesados em peixes utilizados para consumo humano? Quais argumentos podem fundamentar essa resposta?
Bioindicadores É possível avaliar o grau de poluição ambiental de um determinado local por meio da bioacumulação . Existem e studos que avaliam a concentração de metais pesados em ambientes aquáticos através de organismos utilizados como bioindicadores ; Mundo do trabalho Esses estudos são realizados por profissionais com formação em ciências biológicas, meio ambiente, química e engenharia.
Os ecossistemas aquáticos são ideais para esse tipo de avaliação porque são considerados os receptores finais de contaminantes liberados no ambiente, como a deposição de metais pesados (zinco, chumbo, cádmio, mercúrio etc.) proveniente de atividades agrícolas e mineração; Esses metais penetram nos organismos aquáticos através da superfície do corpo, das estruturas respiratórias e pela ingestão de material particulado e água, retendo-os em seu tecido muscular.
Faça a leitura e análise do infográfico e, em seguida, escreva em seu caderno: Em qual etapa você identifica a bioacumulação? É possível identificar biomagnificação? Se sim, onde?
É possível identificar a bioacumulação a partir do momento em que a lama contaminada com mercúrio é despejada no rio. A biomagnificação pode ser observada na última tirinha, na qual é possível analisar a cadeia alimentar. Correção Volte para o infográfico. É possível visualizar, em destaque, os números 1, 2 e 3 (em amarelo), que indicam etapas importantes: (1) destino da lama contaminada; (2) aquecimento e evaporação do mercúrio; (3) mercúrio condensado e disperso no ambiente.
Vocês terão 15 minutos para registrar todas as respostas no caderno. E m seguida, iremos socializá-las. Ao comando do professor, compartilhem seus registros! Após a socialização , c ada grupo deverá, em 5 minutos , retomar os registros individuais e coletivos para construir e complementar, por escrito, sua resposta. Todo mundo escreve! A tividade em grupo
Em grupos Pesquisem e registrem as respostas em seus cadernos. Analisando as etapas 1, 2 e 3, destacadas em amarelo no infográfico, responda: Existem soluções sustentáveis para minimizar esses impactos? Se necessário, consulte materiais de apoio. Material complementar Mineração sustentável: os desafios de conciliar a exploração de recursos não renováveis a uma prática sustentável geradora de desenvolvimento econômico. 15 minutos
ENEM 2021 - Prova Azul - Questão 104 O rompimento da barragem de rejeitos de mineração no município mineiro de Mariana e o derramamento de produtos tóxicos nas águas do Rio Doce, ocorridos em 2015, ainda têm consequências para os organismos que habitam o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado a mais de 1000 quilômetros de distância. Esse desastre ambiental afetou o fitoplâcton , as esponjas, as algas macroscópicas, os peixes herbívoros e os golfinhos.
Concentrações mais elevadas dos compostos citados são encontrados em: E sponjas G olfinhos F itoplâncton Peixes herbívoros A lgas macroscópicas
Concentrações mais elevadas dos compostos citados são encontrados em: E sponjas G olfinhos F itoplâncton Peixes herbívoros A lgas macroscópicas Correção
Os riscos à saúde e ao ambiente, em especial decorrentes da contaminação de metais pesados como o mercúrio (Hg), considerando seus níveis de exposição e toxicidade; O conceito de bioacumulação; A relação entre o acidente em Mariana, MG, e o conteúdo da aula.
CARVALHO, Francisco de Freitas, et al. Mineração sustentável: os desafios de conciliar a exploração de recursos não renováveis a uma prática sustentável geradora de desenvolvimento econômico. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2009_tn_sto_101_676_13116.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023. FRAINER, G.; SICILIANO, S.; TAVARES, D. C. Franciscana calls for help:[...]. International Whaling Commission, Conference Paper, jun. 2016 ( adaptado ). Jornal USP. Dois anos após o desastre de Mariana, cientistas detectaram excesso de manganês em peixes do rio Doce. Disponível em: https://jornal.usp.br/podcast/dois-anos-apos-o-desastre-de-mariana-cientistas-detectaram-excesso-de-manganes-em-peixes-do-rio-doce/. Acesso em: 16 fev. 2023.
Lista de imagens e vídeos Slide 5 – @arvoreagua Slide 7 – FREEPIK Slide 9 – FREEPIK Slide 10 – @arvoreagua