5ª AULA.PREPARAÇÃO DE SERMÃO.SLIDES.pptx

arrudaiprb 9 views 14 slides May 01, 2025
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

aula


Slide Content

PREPARAÇÃO DE SERMÃO 5ª aula – O Sermão Expositivo

5ª AULA – PREPARAÇÃO DE SERMÃO Baseado no livro “COMO PREPARAR MENSAGENS BÍBLICAS” Autor: James Braga 2ª edição, São Paulo: Editora Vida, 2007.

O SERMÃO EXPOSITIVO DEFINIÇÃO DE SERMÃO EXPOSITIVO   Sermão expositivo é aquele em que uma passagem mais ou menos extensa da Escritura é interpretada em função de um tema ou assunto. A maior parte do material desse tipo de sermão provém diretamente da passagem, e o esboço contém uma série de ideias progressivas que giram em torno de uma ideia principal.

EXEMPLO DE SERMÃO EXPOSITIVO 1° EXEMPLO   Título: O bom combate da fé Assunto: Aspectos relacionados com a guerra espiritual do cristão A moral do cristão (v. 10-14ª) Deve ser elevada (v. 10) Deve ser firme (v. 11-14ª) A armadura do cristão (v. 14-17) Deve ter caráter defensivo (v. 14-17ª) Deve também ter caráter ofensivo (v. 17b) A vida de oração do cristão (v.18) Deve ser persistente (v. 18) Deve ser intercessória (v. 18)

EXEMPLO DE SERMÃO EXPOSITIVO 2° EXEMPLO:   Título: Beco sem saída Beco sem saída é o lugar a que, às vezes, Deus nos leva (v. 1-4ª) Mediante ordem específica (v. 1,2) Para seus propósitos (v. 3-4b) Beco sem saída é o lugar em que Deus nos prova (v. 4b-9) No caminho da obediência (v. 4b) Permitindo que nos sobrevenham circunstâncias difíceis (v. 5-9) Beco sem saída é o lugar em que, às vezes, falhamos com o Senhor (v. 10-12) Por nossa falta de fé (v. 10) Por nossas reclamações (v. 11,12) Beco sem saída é o lugar em que Deus nos ajuda (v. 13,14) No momento certo (v. 13) Tomando o controle (v. 14)

EXEMPLO DE SERMÃO EXPOSITIVO 3° EXEMPLO:   Título: Conquistado pelo amor Buscando Zaqueu (v. 1-4) Seu modo (v. 1) Seu efeito (v. 2-4) Sendo amigo de Zaqueu (v. 5-7) Seu modo (v. 5) Seus efeitos (v. 6,7) A salvação de Zaqueu (v. 8-10) Sua evidência (v. 8) Sua declaração (v. 9,10)

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA A PREPARAÇÃO DE ESBOÇOS EXPOSITIVOS Devemos estudar cuidadosamente a passagem bíblica escolhida, a fim de compreender seu significado e obter o assunto do texto. Palavras ou frases importantes do texto podem indicar ou formar as divisões principais do esboço. A ordem do esboço pode ser diferente da ordem da unidade expositiva.

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA A PREPARAÇÃO DE ESBOÇOS EXPOSITIVOS As divisões principais podem ser extraídas das verdades importantes sugeridas pelo texto. Duas ou três passagens mais ou menos extensas, extraídas de várias partes da Bíblia, podem formar a base de um esboço expositivo.

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA A PREPARAÇÃO DE ESBOÇOS EXPOSITIVOS Por meio da abordagem multiplica, podemos analisar uma passagem bíblica de várias maneiras e tirar dois ou mais esboços inteiramente diferentes do mesmo trecho. Observe o contexto da unidade expositiva.

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA A PREPARAÇÃO DE ESBOÇOS EXPOSITIVOS Examine o contexto histórico e cultural da passagem, sempre que possível. Os detalhes do texto devem ser tratados correta, mas não exaustivamente. As verdades do texto devem relacionar-se com o presente.

DIFERENÇA ENTRE O SERMÃO TEXTUAL E O EXPOSITIVO Já vimos que o sermão textual é aquele em que as divisões principais derivam de um texto constituído de uma breve passagem bíblica, em geral um único versículo ou dois ou até mesmo parte de um versículo. No caso do sermão expositivo, o texto pode ser uma parte mais ou menos extensa da Bíblia – às vezes um capítulo inteiro ou até mais -, e as divisões provêm da passagem.

DIFERENÇA ENTRE O SERMÃO TEXTUAL E O EXPOSITIVO Na mensagem textual, as divisões oriundas do texto são usadas como linha de sugestão, isto é, indicam a tendência do pensamento a ser seguido no sermão, permitindo que o pregador tire de qualquer parte da Escritura as subdivisões ou ideias para a elaboração do esboço, de acordo com o desenvolvimento lógico dos pensamentos contidos nas divisões principais.

DIFERENÇA ENTRE O SERMÃO TEXTUAL E O EXPOSITIVO O sermão expositivo, por sua vez, obriga o pregador a extrair todas as subdivisões, como as divisões principais da mesma unidade bíblica que pretende expor. Dessa maneira, o sermão todo consiste na exposição de uma passagem bíblica, que se converte no próprio tecido do discurso. Em outras palavras, a argumentação toda provém diretamente do texto, e o sermão torna-se, definitivamente, interpretativo.

DIFERENÇA ENTRE O SERMÃO TEXTUAL E O EXPOSITIVO Alguns textos, embora compreendam um único versículo ou dois, contêm tantos detalhes que podemos extrair da mesma passagem não apenas as divisões principais mas também as subdivisões. Quando isso é feito, o sermão textual é tratado expositivamente, e o discurso todo passa a ser uma exposição do texto.
Tags