Rede urbana São as ligações que as cidades estabelecem entre si, formando naturalmente uma hierarquia, cuja importância é medida de acordo com a área de abrangência de cada uma, estabelecida pela prestação de serviços e pela concentração de atividades que a mesma possui.
Os agrupamentos urbanos Conurbação É quando uma cidade ultrapassa seus limites municipais por causa do crescimento e com isso encontra-se com cidades dos municípios vizinhos.Ex : ABCD Paulista. Regiões Metropolitanas Conjunto de municípios integrados entre si fisicamente e socioeconomicamente.
Os agrupamentos urbanos Megalópoles É a união de duas ou mais regiões metropolitanas. Tecnopolos ou cidades ciência São cidades onde estão presentes centros de pesquisas, universidades, centros de difusão de informações. Geralmente os tecnopolos estão alienados a universidades e indústrias.
Os agrupamentos urbanos Verticalização: È a transformação arquitetônica de uma cidade, ou seja, a mudança da forma horizontal das construções (ex: casas), para a verticalização (construção de prédios ). Segregação Espacial: É o foco do poder público as regiões onde a parcela da população possui melhor poder aquisitivo, e omissão as regiões periféricas desprovidas dos serviços públicos.
Tipos de Cidades Cidades Formais: São cidades planejadas . Cidades Informais: São compostas pelas regiões periféricas, regiões onde não possui infraestrutura suficiente.
Referências SOUZA, Marcelo Lopes de. A prisão e a agora: reflexões em torno da democratização do planejamento e da gestão das cidades . Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2006. 632p. SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos . 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. 556p. SOUZA, Marcelo Lopes de. O planejamento e a gestão das cidades em uma perspectiva autonomista. Revista Território, nº8, Rio de Janeiro, 2000. VILLAÇA, Flávio (1995), “Um plano diretor para o centro” . Pesquisado em 26 de Abril de 2014. Disponível em:<www.flaviovillaca.arq.br/pdf/pd_centro_art1.pdf> VILLAÇA, Flávio (1997), “A delimitação territorial do processo urbano" . Pesquisado em 21 de Abril de 2014. Disponível em:< www.flaviovillaca.arq.br/artigos01_a_p2.html>