Estudo do Capitulo XVIII da Confisão de Fé de Westinster
Size: 34.82 KB
Language: pt
Added: Oct 11, 2025
Slides: 8 pages
Slide Content
Confissão de Fé de Westminster – Capítulo XVIII A Certeza da Graça e da Salvação
Introdução A certeza da salvação é um tema central na vida cristã. Westminster ensina que é possível ter plena certeza da graça de Deus, ainda que nem todos a tenham de imediato. Essa certeza se baseia na Palavra de Deus, na obra de Cristo e no testemunho do Espírito Santo.
Parágrafo 1 "Ainda que os hipócritas e outros não-regenerados possam enganar-se... contudo os que crêem verdadeiramente... podem estar certos de que estão em estado de graça." - Os falsos crentes podem ter uma falsa segurança. - O verdadeiro crente pode e deve buscar certeza da fé. - Base bíblica: 2Pe 1.10; 1Jo 5.13.
Parágrafo 2 "Esta certeza não é uma simples persuasão conjetural e provável, fundada em uma esperança falível..." - A certeza não depende de sentimentos ou suposições. - Fundamentos: 1. Promessas de Deus (Hb 6.17-18). 2. Evidências da graça na vida do crente (2Co 13.5). 3. Testemunho interno do Espírito Santo (Rm 8.16).
Parágrafo 3 "Esta certeza infalível não pertence à essência da fé..." - Nem todo crente possui certeza plena o tempo todo. - Mas é possível alcançar tal certeza através de: • Uso dos meios da graça (Palavra, oração, sacramentos). • Diligência espiritual (2Pe 1.10). - Resultado: paz, alegria no Espírito, amor a Deus e santidade.
Parágrafo 4 "Os crentes verdadeiros podem ter sua certeza abalada..." - Causas de perda da certeza: • Negligência espiritual. • Queda em pecado. • Tempos de tentação. • Esconder o rosto de Deus (Sl 30.7). - Contudo, o crente nunca é totalmente desamparado. - A graça de Deus sustenta até o fim.
Aplicações Práticas 1. Examine-se (2Co 13.5), mas sem viver em constante dúvida. 2. Confie na obra de Cristo, não em sentimentos passageiros. 3. Busque os meios da graça para fortalecer a fé. 4. Lembre-se da fidelidade de Deus em meio às quedas. 5. A certeza traz paz, coragem e santidade.
Conclusão A certeza da salvação é possível e desejável. É uma obra do Espírito, baseada na Palavra e confirmada na vida do crente. Ainda que haja lutas, dúvidas e quedas, Deus preserva o Seu povo até o fim. "Aquele que começou boa obra em vós a aperfeiçoará até ao dia de Cristo Jesus." (Fp 1.6)