7-Desenho de sistemas de produção. Planejamento e desenho do- A QUALIDADE DO DESENHO - OBJETIVOS DOS PROCESSOS.pptx

56 views 23 slides Jul 01, 2024
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

Produção e logística


Slide Content

www.unic.co.ao 24 4 93 2 88 4 895 24 4 99 3 90 8 786 Est r a d a Nac i on a l 25 S/ N , Bai r r o K al u apan da C u i t o , P r o v ínc ia d o Bi é , R e p ú b li c a d e A n g ola 1 Faculdade de Engenharias

DISCIPLINA Administração da Produção e Logística AULA 5 : A QUALIDADE DO DESENHO Prof. Jorge Molina Beltrán 2

3 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística A Qualidade do Desenho A qualidade no desenho do produto é o que manda... ao desenhar produtos acabados que não falhem no uso real, conseguiremos reduzir simultaneamente o número de peças e de produtos com defeitos de fabricação Genichi Taguchi Taguchi Gen'ichi ) foi um engenheiro e estatístico Japon. Taguchi é conhecido por desenvolver uma metodologia para aplicar a estatística para melhorar a qualidade de produtos manufaturados. Métodos Taguchi:  Um conjunto de técnicas para otimizar o design de produtos e processos, reduzir a variabilidade e melhorar a qualidade. Função de Perda de Qualidade:  Uma medida do impacto da variabilidade em torno do valor ideal de uma característica de qualidade. Experimentos Ortogonais:  Um tipo de experimento que permite testar muitos fatores com um número mínimo de ensaios.

4 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística A Qualidade do Desenho Dentre os requisitos fundamentais estabelecidos por Taguchi no que diz respeito à qualidade, temos : • as perdas geradas por falhas de qualidade acontecem com maior frequência em produtos vendidos, ou seja, em produtos usados em condições reais. Portanto, a qualidade do produto é mais uma função de desenho que de controle na linha de produção; • qualquer reforço do desenho deve melhorar a qualidade do produto em seu conjunto. • deve-se obter o objetivo real de qualidade, não expedir produtos que só cumprem as normas; • há necessidade de fixar as tolerâncias permissíveis antes que os produtos tenham a produção iniciada.

5 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística A Qualidade do Desenho Shigeo Shingo promove ativamente o controle de qualidade zero, através de métodos simples como o “livre de equívocos” ( Poka Yode ), e segundo ele, o sistema é o culpável pelos erros, não osoperários . Princípios básicos: • controle tão próximo à fonte do defeito potencial quanto possível; • estabelecer controles de acordo com a severidade do problema; • pensar com rapidez e em pequena escala; • não demorar em melhorar por excesso de análise.

6 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística A Qualidade do Desenho Tarea Leer para la próxima classe capítulo 1.9 del apunte de UNIC de Administração da Produção e Logística

7 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo Alguns conceitos fundamentais referentes aos processos: • é um conjunto de atividades: operações, transportes, inspeções, verificação de atrasos e armazenamentos; • as atividades agregam valor aos insumos; • todo processo tem fronteiras: entrada - processo - saída; • a produtividade do processo é a relação dos produtos obtidos com relação aos insumos usados; • existe um tempo do ciclo de transformação entre entrada e saída. • o processo segue uma seqüência lógica (diagrama de fluxo) das atividades;

8 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo Alguns conceitos fundamentais referentes aos processos: • todo processo produz um produto: bem ou serviço; • todo processo tem fornecedores e clientes, que podem ser internos e/ou externos; • todo processo é composto por planta (ativos e tecnologia) e trabalho (pessoas e conhecimentos); • todo processo tem uma visão, objetivos, agrega valor e repete-se; • todo processo deve ser medido e comparado; • todo processo é planejado e depois desenhado, procurando melhorá-lo continuamente e de tempos em tempos, redesenhando-o de acordo com o ciclo de vida do processo ou segundo os resultados e produtividade obtidos.

9 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo - Objetivos dos Processos Determinação de Tarefas e Seqüências Os diagramas de operações descrevem a maneira com que uma parte se relaciona com outra, a seqüência de montagem e o fluxo de partes, componentes, submontagens e montagens para formar um produto acabado. Para desenvolver os diagramas ou grafias de fluxo, utilizam-se a informação dos diagramas de operações. Os diagramas de fluxo de operações indicam as seqüências de operações, inspeções, manipulação e atividades de transporte, atrasos ou esperas e atividades de armazenamento. Podem desenvolver-se para seguir o fluxo dos materiais durante a operação ou as atividades de um trabalhador.

10 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo - Objetivos dos Processos Determinação de Tarefas e Seqüências Os diagramas elaboram-se com o objetivo de identificar as ineficiências de um processo, de forma que facilitem seu redesenho e a busca de soluções. Também identificam aquelas atividades do processo que não agregam valor ao produto, tais como: os transportes de materiais entre uma máquina e outra, os atrasos de produtos em processo e as atividades de armazenamento. Operação e Inspeção

11 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo - Objetivos dos Processos Determinação do Tipo de Processo Na gestão de processos, um tipo de processo define a natureza e o comportamento de um conjunto de atividades que se realizam para alcançar um objetivo específico. Os tipos de processos se classificam segundo diversos critérios, como seu propósito, frequência, fluxo de materiais e nível de automatização.

12 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo - Objetivos dos Processos Como determinar um tipo de processo? Para determinar o tipo de processo adequado para uma atividade ou conjunto de atividades, se consideram os seguintes aspectos: Propósito: Qual é o objetivo principal do processo? O que se busca obter ao final do mesmo? Processo de produção: Fabricar um produto. Processo de serviço: Prestar um serviço ao cliente. Processo administrativo: Gerenciar a informação ou recursos de uma organização. Frequênci a : Com que frequência se realiza o processo? É contínuo, intermitente ou esporádico? Processo contínuo: Operação 24/7, como uma planta de produção de energia. Processo intermitente: Se realiza em intervalos regulares, como a produção de um lote de produtos. Processo esporádico: Se leva a cabo de forma irregular, como a reparação de um equipamento.

13 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo - Objetivos dos Processos Como determinar um tipo de processo? Fluxo de materiais: Como se movem os materiais ou a informação através do processo? É linear, paralelo ou convergente? Processo linear: As atividades se realizam em uma sequência fixa, como uma linha de montagem. Processo paralelo: As atividades se realizam de forma simultânea, como na elaboração de diferentes componentes de um produto. Processo convergente: As atividades se combinam em um ponto final, como a integração de diferentes módulos de software. Nível de automatização: Em que medida se utilizam ferramentas ou tecnologias para automatizar as atividades do processo? Processo manual: As atividades se realizam principalmente por humanos. Processo semiautomatizado: Algumas atividades se realizam com a ajuda de ferramentas ou tecnologias. Processo automatizado: A maioria das atividades se realizam de forma automática por máquinas ou sistemas informáticos.

14 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo - Objetivos dos Processos Como determinar um tipo de processo? Exemplo: processo para a elaboração de um bolo. Propósito: Produzir um bolo comestível. Frequência: Se realiza de forma esporádica, em ocasiões especiais. Fluxo de materiais: Convergente, já que os ingredientes se misturam e se horneam para obter o produto final. Nível de automatização: Semiautomatizado, já que se utilizam ferramentas como batedeiras e fornos, mas também se requer a intervenção humana na mistura de ingredientes e na decoração do bolo. Neste caso, o tipo de processo mais adequado seria um "processo de produção esporádico semiautomatizado".

15 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo - Objetivos dos Processos Como determinar um tipo de processo? Ferramentas Úteis: Diagramas de fluxo: Visualizar o fluxo de atividades e materiais no processo. Fichas de processos: Documentar a informação relevante do processo, como seu objetivo, responsáveis, atividades e indicadores. Análise da variabilidade: Avaliar a estabilidade e consistência do processo.

16 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo - Objetivos dos Processos Determinação das Máquinas e Estações De Trabalho Fatores a Considerar: Natureza do processo: Tipo de atividades, sequência de operações, fluxo de materiais. Capacidade de produção: Volume de produção desejado, tempo de ciclo, taxa de produção. Ergonomia: Segurança e conforto do trabalhador. Custo: Investimento inicial, custos operativos, manutenção. Definição: Máquinas: Equipamentos para realizar tarefas específicas em um processo. Estações de trabalho: Áreas onde os trabalhadores realizam tarefas, com máquinas, ferramentas e recursos.

17 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo - Objetivos dos Processos Determinação das Máquinas e Estações De Trabalho Pasos para Determinação: 1. Análise do Processo: Descompor o processo em tarefas. Identificar recursos necessários para cada tarefa (máquinas, ferramentas, habilidades). Avaliar sequência das tarefas e fluxo de materiais. 2. Cálculo da Capacidade de Produção: Determinar o tempo de ciclo de cada tarefa. Calcular a taxa de produção desejada. Identificar estrangulamentos e áreas de melhoria.

18 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo - Objetivos dos Processos Determinação das Máquinas e Estações De Trabalho Pasos para Determinação: 3. Design das Estações de Trabalho: Distribuir tarefas nas estações de trabalho de forma eficiente. Selecionar máquinas e ferramentas adequadas. Considerar ergonomia e segurança do trabalhador. 4. Avaliação Económica: Estimar investimento inicial em máquinas e ferramentas. Calcular custos operativos e de manutenção. Avaliar viabilidade económica do projeto.

19 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo - Objetivos dos Processos Determinação das Máquinas e Estações De Trabalho Pasos para Determinação: 3. Design das Estações de Trabalho: Distribuir tarefas nas estações de trabalho de forma eficiente. Selecionar máquinas e ferramentas adequadas. Considerar ergonomia e segurança do trabalhador. 4. Avaliação Económica: Estimar investimento inicial em máquinas e ferramentas. Calcular custos operativos e de manutenção. Avaliar viabilidade económica do projeto.

20 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo - Objetivos dos Processos Determinação das Máquinas e Estações De Trabalho Exemplo - Processo de produção de pão: 1. Análise do Processo: Mistura de ingredientes. Sovar a massa. Divisão da massa. Moldagem dos pães. Fermentação. Cozimento. Resfriamento.

21 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo - Objetivos dos Processos Determinação das Máquinas e Estações De Trabalho Exemplo - Processo de produção de pão: 2. Cálculo da Capacidade de Produção: Tempo de ciclo total: 2 horas. Taxa de produção desejada: 100 pães por dia. 3. Design das Estações de Trabalho: Estação 1: Mistura de ingredientes (misturadora). Estação 2: Sovar a massa ( sovadeira ). Estação 3: Divisão e moldagem (divisora, modeladora). Estação 4: Fermentação (câmara de fermentação). Estação 5: Cozimento (forno). Estação 6: Resfriamento (estante de resfriamento).

22 DISCIPLINA Administração da Produção e Logística Planejamento e desenho de processo - Objetivos dos Processos Determinação das Máquinas e Estações De Trabalho Exemplo - Processo de produção de pão 4. Avaliação Económica: Investimento inicial: 3.500.000 (AOA) Custos operativos: 140.000 (AOA) por dia. Viabilidade económica: Rentable a partir da produção de 150 pães por dia. Neste caso, são necessárias 6 estações de trabalho com máquinas e ferramentas específicas para cada tarefa. Herramientas Úteis : Diagramas de fluxo de processo . Análise de tempos e movimentos . Diseño ergonómico de puestos de trabajo. Cálculo de costos de producción.

23 OBRIGADO PELA ATENÇÃO E UM BOM SEMESTRE!