ietbguaratingueta
825 views
13 slides
Aug 16, 2016
Slide 1 of 13
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
About This Presentation
Slides da Aula 7.
Size: 1.08 MB
Language: pt
Added: Aug 16, 2016
Slides: 13 pages
Slide Content
Estudo da Carta aos Romanos
A EFICÁCIA DO EVANGELHO Leitura Bíblica – Romanos 1.17 “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé .”
1. O Evangelho é o poder de Deus para a salvação porque nele se revela a justiça de Deus. Um versículo depois, em Romanos 1.18, Paulo diz que a ira de Deus se revela sobre toda a impiedade. A IRA DE DEUS A IMPIEDADE (ímpios)
A ira de Deus não deve ser confundida com a ira humana. Não é uma retaliação maldosa, revanchista e mal intencionada contra o pecador. UMA GRANDE VERDADE “Deus é Justo” E o que isso significa? Isso significa que Deus é justo em tudo que faz. Sendo justo, não inocenta o culpado. Sendo justo, julgará a todos com justiça. É o Juiz dos vivos e mortos. Compareceremos diante Dele no tribunal para dar conta de nossas vidas.
NAQUELE DIA HAVERÁ TESTEMUNHAS CONTRA NÓS. PALAVRAS OBRAS OMISSÕES DESEJOS PENSAMENTOS
UMA ILUSTRAÇÃO SOBRE O PROBLEMA DO PECADO. Imagine que pecássemos 3 vezes por dia. Teríamos 90 pecados por mês Mais de 1000 pecados por ano Uma pessoa com 30 anos teria 30 mil pecados em sua conta. O que aconteceria a um réu se um advogado de acusação e um promotor provassem que ele cometeu 30 mil transgressões?
QUE SITUAÇÃO TERRÍVEL!!! A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Ezequiel 18:20 Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade , e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente ; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. Êxodo 34:7
QUE GRAÇA MARAVILHOSA!!! Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:24-26 Propiciação – “Ato de aplacar a ira de alguém”
2. O Evangelho revela a justiça de Cristo imputada a nós. Imputação – “colocar na conta de...”, “ atriibuir a...” ...mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Isaías 53:6b
CRISTO HOMEM A JUSTIÇA DE CRISTO É CREDITADA AO HOMEM O PECADO DO HOMEM É CREDITADO A CRISTO Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21 NVI
Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e , tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz. Colossenses 2:13-15
3. A justiça de Deus é recebida pela fé. O justo vive pela fé. A nossa justiça não é a nossa própria, mas a justiça de Cristo a nós creditada (imputada) e recebida pela fé. O justo é aquele a quem Deus declara justo. A justificação é um ato e não um processo. Acontece uma vez só sendo um ato forense e legal que ocorre no tribunal de Deus.
b. O justo é aquele que é justificado pela justiça de outro. Não somos declarados justos por causa da nosso justiça própria. Somos justificados pela morte substitutiva de Cristo. A justiça do Justo é creditada em nossa conta. c. O justo é aquele que é justificado mediante a fé. A justiça de Deus se revela no evangelho de fé em fé. Essa fé não é merecimento humano; é dádiva de Deus.