A REPRODUÇÃO É UMA CARACTERISTICAS DOS SERES VIVOS. ESSE PROCESSO PODE ACNTECER POR MEIO DE DIFERENTES ESTRATÉGICAS.
REPRODUÇÃO SEXUADA A reprodução sexuada é um tipo de reprodução que envolve a fusão de gametas. Muitas pessoas relacionam-na com a reprodução em que se observa a cópula entre dois indivíduos. Entretanto, essa não é a única forma de defini-la. Alguns organismos que se reproduzem sexuadamente podem fazê-lo sozinhos, sendo esse o caso da tênia, que é hermafrodita. Vale salientar que a reprodução sexuada não ocorre apenas nos animais, sendo observada também em outros organismos, como plantas e fungos.
REPRODUÇÃO SEXUADA A reprodução sexuada é aquela em que há o envolvimento de gametas , ou seja, ocorre quando há a presença células reprodutivas especializadas, as quais se juntam e dão origem a um novo ser. Como há a fusão de gametas, esse tipo de reprodução garante um aumento da variabilidade genética em decorrência da combinação dos genes. Essa reprodução é mais lenta e mais complexa que a assexuada, além de promover maior gasto de energia para o ser vivo . Diferentemente do que muitas pessoas pensam, nem sempre há machos e fêmeas na reprodução sexuada. Em alguns casos, organismos apresentam ambos os sexos (hermafroditismo) e são capazes de fazer a autofecundação . Desse modo, não se observa a participação de dois indivíduos, porém há a fusão de gametas e, portanto, trata-se de uma reprodução sexuada.
Nos seres humanos , a reprodução necessita do homem e da mulher, sendo o homem responsável pela produção do espermatozoide e a mulher responsável pela produção do ovócito secundário , popularmente chamado de óvulo. O ovócito e o espermatozoide unem-se no processo de fecundação , formam o zigoto, que sofre divisão celular e desenvolve-se em um novo ser. Imagem retirada do endereço : https :// mundoeducacao.uol.com.br/biologia/reproducao-sexuada.htm (25.09.2021)
Importância da reprodução sexuada A reprodução sexuada, por envolver a fusão de gametas, promove maior variabilidade genética, não sendo observada a formação de clones, como na reprodução assexuada. Essa variabilidade genética é importante para que a seleção natural possa atuar . Quando todos os indivíduos de uma população são iguais, eles sofrem da mesma forma com a pressão exercida pelo meio, o que pode levar à sobrevivência ou à eliminação de todo o grupo. Quando existe variabilidade genética, podemos verificar a seleção natural agindo selecionando os organismos mais aptos. A reprodução sexuada, portanto, ajuda a garantir a permanência da espécie no meio ambiente .
Senhores pais: Antes de iniciar a atividade, veja o vídeo “ Comunicar com os filhos” , disponível no Youtube , podendo ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=MCJ5m3uSd4M .O vídeo traz algumas dicas práticas sobre a comunicação com os filhos, sobretudo na adolescência e pré-adolescência em relação às mudanças ocorridas no corpo, de uma maneira simples, de modo a extinguir os tabus sobre este assunto delicado. Após assistir ao vídeo, iniciamos nossa atividade com os vídeos “O que realmente acontece quando você atinge a puberdade?” , disponível no Youtube , no link: https://www.youtube.com/watch?v=xw0MkTRmTu4 e “Turbulentos anos da adolescência ”, disponível no Youtube , no link: https://www.youtube.com/watch?v=IxjPm6tc92M Comentário do vídeo: Os vídeos mostram as modificações, morfológicas e fisiológicas, ocorridas no corpo da criança nesta etapa de transição entre a infância e a adolescência, a puberdade. As modificações vão além das fisiológicas, como mostra o segundo vídeo, manifestando de forma aparente no comportamento do adolescente.