Mundo Globalizado A globalização pode ser entendida como a disseminação de hábitos e culturas pelo mundo e também como a ampliação das relações de interdependência econômica, comercial e política entre os países.
Início da Globalização Grandes Navegações europeias, a partir do século XV. O desenvolvimento do capitalismo comercial (mercantil) na Europa determinou a busca por matérias-primas por meio de rotas de navegação alternativas.
Intensificação da Globalização O desenvolvimento da industrialização durante o século XIX, teria determinado um novo ciclo no processo da globalização, graças as tecnologias de transporte e comunicação.
Características da Globalização Está associada às influências originadas da evolução tecnológicas. A expansão e o encurtamento das distâncias decorrentes dos avanços no setor de transportes, implantação e expansão de redes de cabos submarinos e das conexões virtuais permitiram o crescimento do fluxo de mercadorias, de pessoas e de informações. Produz uma homogeneização cultural, isto é, a padronização das culturas pela imposição dos modelos dos países ricos.
Aceleração do Tempo e encolhimento do Espaço
Empresas Transnacionais Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais. As transnacionais utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos.
Características Negativas Crises econômicas; Aumento da xenofobia; Barreiras à entradas de indivíduos; Exclusão social, econômica, digital, etc. Exploração de mão de obra;
Globalização da Desigualdade social e econômica
Aspectos da globalização, segundo Milton Santos: Fábula A globalização como fábula ou como nos querem fazer crer: É a globalização como os órgãos de imprensa, controlados por grandes corporações, quer nos fazer acreditar.
Aspectos da globalização, segundo Milton Santos: Perversidade A globalização como perversidade ou como ela é: a exploração dos trabalhadores foi ampliaram, bem como a desigualdade entre ricos e pobres e entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Aspectos da globalização, segundo Milton Santos: Possibilidade A globalização como possibilidade ou uma outra globalização: os avanços técnicos a serviço de uma sociedade democrática onde todos poderão, igualmente, aproveitar seus benefícios