WellingtonRodrigues447315
22 views
13 slides
Jan 11, 2025
Slide 1 of 13
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
About This Presentation
Neste material tem todas as 9 pragas do Egito que antecederam a décima e última antes da libertação do povo de Deus.
Size: 6.03 MB
Language: pt
Added: Jan 11, 2025
Slides: 13 pages
Slide Content
Antes de Moisés liderar a jornada de 40 anos pelo deserto a caminho da terra de Canaã, ele precisou convencer o faraó a libertar os hebreus, que eram escravos na região do Egito: As condições de libertação do povo hebreu só aconteceu após a décima praga , o que possibilitou o episódio conhecido como êxodo. A história das 10 pragas do Egito pode ser encontrada na Bíblia entre Êxodo 7:14 e Êxodo 12:36 . Historiadores e teólogos também associam as característica destas pragas como uma forma de resposta e humilhação aos deuses e deusas cultuados no Egito Antigo . Cada uma das pragas teria, portanto, uma relação com algum destes deuses.
1. As águas se transformaram em sangue A transformação do Nilo e de todas as águas do Egito em sangue – foi uma ofensa ao deus Nilo (personificação de Hápi ), que se acreditava ser o deus da fertilidade. Tal praga resultou na morte de peixes e foi, portanto, um duro golpe contra a religião egípcia que venerava algumas espécies de peixes (Êxodo 7:19-21).
2 . Proliferação de rãs As rãs invadiram o Egito e ficaram fora de controle! Elas abandonaram seu habitat natural e invadiram as casas dos egípcios, estavam por toda parte (Ex. 8:1-15). As rãs eram animais sagrados para os egípcios e um de seus ídolos, a deusa Heqet , tinha cabeça de rã. Eles supunham que ela possuía poder criador.
3 . Proliferação de piolhos Arão estendeu a mão com o seu bordão e feriu o pó da terra que se tornou em piolhos que infestaram nos homens e no gado e por toda a terra do Egito. Os magos egípcios tentaram reproduzir tal feito, mas reconheceram a sua impotência e disseram: “Isto é dedo de Deus” (Êxodo 8:19). Atribuía-se ao deus Tot a criação do conhecimento, da sabedoria, da arte e da magia, mas nem mesmo essa divindade pôde ajudar os magos a imitar a terceira praga.
4 . Proliferação de moscas Enxames de moscas que infestariam todo o Egito. Um novo elemento é introduzido a partir dessa praga – a distinção entre os Egípcios e os adoradores do verdadeiro Deus (Êxodo 8:22). Enquanto as casas dos egípcios eram infestadas pelos enxames de moscas, os israelitas na terra de Gósen não foram atingidos (Êxodo 8:23, 24).
5. Peste sobre os animais Na sociedade dessa época, os rebanhos eram uma fonte essencial de matéria-prima para o trabalho, era a base do comércio, além de uma fonte importante de alimento. Em um dia, Deus destruiu todos os rebanhos dos egípcios! (Ex. 9:1-7)
6 . Úlceras na população Deus ordenou que Moisés lançasse para cima um punhado de cinzas e aquele pó fino provocou úlceras que estouravam na pele nos homens e nos animais. Mais uma vez o Senhor provou que tem poder e autoridade sobre a vida e a saúde de todos (Ex. 9:8-12).
7 . Chuva de pedras Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e haverá saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens e sobre o gado, e sobre toda a erva do campo, na terra do Egito. (Ex. 9:13-35)
8. Nuvem de Gafanhotos Uma nuvem de gafanhotos jamais vista se ajuntou sobre todo o território do Egito. Eles devastaram toda erva e árvores que ainda tinham sobrevivido (Ex. 10:1-20).
9 . As trevas cobrem o sol por três dias Ninguém pôde ver ninguém, nem sair do seu lugar durante três dias. Todavia, todos os israelitas tinham luz nos locais em que habitavam (Ex. 10:21-23).