"AS DROGAS SÃO SUBSTÂNCIAS QUE, AO SEREM INTRODUZIDAS EM UM ORGANISMO VIVO, MODIFICAM PROCESSOS BIOQUÍMICOS, RESULTANDO EM MUDANÇAS FISIOLÓGICAS OU COMPORTAMENTAIS."
DROGAS ILÍCITAS DROGAS LÍCITAS
Drogas psicotropicas "atua na parte central do sistema nervoso"
"AS DROGAS ATIVAM OU DESATIVAM CERTOS NEUROTRANSMISSORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PODEM ATUAR DE TRÊS FORMAS: COMO DEPRESSORAS, ESTIMULANTES OU PERTURBADORAS."
"diminuem a atividade cerebral, o que faz com que a pessoa fique mais lenta e sem coordenação motora, além de gerar distúrbios na capacidade de percepção e nas habilidades, sono, descontrole e pode levar ao coma. Um exemplo de droga depressora é o álcool," DEPRESSORAS
"aumentam a atividade cerebral e geram euforia. Dessa forma, a pessoa fica "elétrica", com facilidade para falar e desinibida. Esse é o efeito da nicotina, da cocaína, do crack e das anfetaminas." ESTIMULANTES
PERTUBADORAS "perturbadoras da parte central do sistema nervoso são aquelas que geralmente provocam alucinações (drogas alucinógenas), como o ecstasy."
Simulador
O uso de drogas é constantemente investigado e suas causas são bastante relativas, porém os fatores mais comuns são emoções e sentimentos associados a um intenso sofrimento psíquico, como depressão, culpa, ansiedade e baixa autoestima. De acordo com o estudo “O adolescente e o uso de drogas”, publicado por Ana Cecília Petta Roselli Marques e Marcelo S. Cruz, a pressão exercida por amigos também pode influenciar o uso das substâncias, pois nessa idade a necessidade de aceitação e identificação com um grupo faz com que os jovens optem por fazer escolhas perigosas. Outro fator decisivo é a disfuncionalidade familiar. Muitas vezes, os jovens passam por situações de grande pressão e não encontram suporte na própria família; portanto, quando precisam buscar apoio emocional ou ajuda para iniciar um tratamento, não se sentem apoiados. Consequentemente, a avaliação inicial que pode ajudar a melhorar o prognóstico não acontece.
Чamos tefletit? KÚSlC¤: lLUSÃO (CR¤COLÂHOl¤)
Atividade 1. Após a leitura do refrão, escreva com suas palavras o que você entendeu. 2. Qual trecho da música melhor descreve para você as consequências do uso de drogas?