A assinatura de Deus

1,861 views 28 slides Nov 11, 2014
Slide 1
Slide 1 of 28
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28

About This Presentation

A marca de Deus na criação


Slide Content

Marca A individualidade é a marca do artista, projetista e arquiteto. Ao criar parte-se de uma ideia e constrói-se, se reconhece o autor em cada objeto, pois há característica pessoal "revelando" quem o criou. Ó SENHOR, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. Assim é este mar grande e muito espaçoso, onde há seres sem número, animais pequenos e grandes. Sl 104.24,25 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hb 11.3

No universo existe uma "marca“, a simetria da natureza, associada à Assinatura de Deus... Ao observar a natureza identificamos, em muitos de seus elementos, uma série numérica, que pode caracterizar uma "marca” do criador. A série foi descrita no final do século 12 pelo italiano Leonardo Fibonacci .

A série de Fibonacci é uma sucessão matemática onde cada numero é obtido somando os dois últimos anteriores. Iniciada pelo 0 e pelo 1, segue-se somando assim 0+1= 1 ; 1+1= 2 ; 1+2= 3 ; 2+3= 5 ; 3+5= 8 ; 5+8= 13  e assim por diante formando a sequência: 0,1,1,2,3,5,8,13,21… A proporção áurea é obtida pela divisão do número pelo seu anterior e, na medida que se tomam números maiores, esse quociente tende a 1,618, denominado Phi .

A espiral de Fibonacci é obtida pela construção geométrica a partir de quadrados segundo a sequencia numérica A regra é encostar quadrados para formar retângulos, começando por dois quadrados com lados iguais a 1, surge um retângulo de lados 1 e 2, como na soma 1+1= 2 . Sobre o retângulo 2x1, desenha-se um quadrado com lado 2, e assim sucessivamente. Com o compasso no vértice de cada quadrado e abertura na diagonal desenhamos um quarto de círculo, e assim, sucessivamente, obtemos a espiral de Fibonacci .

Proporção áurea na Bíblia Em Êxodo 25.10, Deus diz para Moisés construir uma arca de madeira de acácia com 2,5 cúbitos de comprimento e 1,5 cúbitos de largura e altura. Dimensões na razão áurea: 2,5/1,5 = 1,666 ... Em Êxodo 27.1-2 Deus diz para Moisés construir um altar de madeira de acácia quadrado com 3 cúbitos de altura e 5 cúbitos de lado. Dimensões na razão áurea: 5/3 = 1,666 ...

Proporção Áurea no Universo Vênus completa uma órbita em torno do Sol em 224,695 dias terrestres e a Terra em 365,242 dias. 365,242/224,695=1,62 o Número Phi . Quando Vênus completa 8 voltas ao Sol, a Terra tem 5 voltas sucedidas. Quando Vênus completa 13 voltas ao Sol, a Terra tem 8 voltas sucedidas. Números de Fibonacci .

Exemplo do número de Fibonacci nas flores -3 pétalas: lírio, açucena, íris, trandescância . -5 pétalas: botão de ouro, rosa selvagem, columbine , esporas, capuchinha. -8 pétalas: delphiniums , anémona . -13 pétalas: malmequer, cineraria , ragwort . -21 pétalas: áster, olhado preto, susana , chicória. -34 pétalas: tanchagem , píretro , dália. -55, 89, etc pétalas: margaridas(várias), a família asteraceae .

Com este arranjo, todas as folhas captam os raios solares de igual forma. Quando chove o escoamento da água é mais fácil. Na figura podemos contar as folhas, seguindo-as pela ordem que aparecem até encontrar uma folha na vertical na mesma posição da primeira. Na planta ao lado contamos 3 rotações no sentido horário, antes de encontrarmos a folha na mesma direção da 1ª, nisto passamos por 5 folhas. 3 e 5 - números de Fibonacci E a espiral formada é a de Fionacci Os arranjos das folhas de algumas plantas em torno do caule são números de Fibonacci .

Da mesma forma a espiral de Fibonacci está em vegetais como nas folhas da alface , na couve-flor, na aloé-vera , nas camadas das cebolas, na distribuição das sementes no girassol ou nos padrões das saliências do abacaxi e da pinha:

Nas frutas

Nos caracóis e caramujos

Nos chifres e rabos de animais

Na população de abelhas a proporção entre abelhas fêmeas e machos em qualquer colmeia é 1,618 . Na coruja!

Nas ondas do mar, nos ciclones e nas tempestades

Na foto o furacão Sandy, quando passou por NY, está formado na mesma proporção que a espiral de Fibonacci .

A proporção áurea no homem

Vistos frontalmente, os dentes anteriores estão na proporção áurea entre si, por exemplo, a largura do incisivo central está proporcional à largura do incisivo lateral, assim como o incisivo lateral está proporcional ao canino, e o canino ao primeiro pré-molar  O segmento “incisivo central até o primeiro pré-molar” se encontra na proporção áurea em relação ao canto da boca (final do sorriso ). A altura do incisivo central está na proporção áurea em relação à largura dos dois centrais.

Na face relaxada, a linha dos lábios divide o terço inferior da face nos segmentos da proporção áurea: “da ponta do nariz à linha dos lábios” e “da linha dos lábios até o queixo ”. Nas asas da borboleta há uma estrutura óssea como nossos dedos, na proporção áurea

Nos batimentos cardíacos

No DNA, nos vasos sanguíneos e movimentos naturais

A forma de Espiral de Fibonacci é observada na propagação dos átomos, na refração da luz, nas correntes magnéticas geradas pelos buracos negros e nas galáxias onde as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral, obedecendo a proporção de 1,618.

Na Pirâmide de Quéops, no Egito, cada bloco é 1,618 vezes maior que o bloco do nível logo acima; nas câmaras interiores os comprimentos das salas são 1,618 vezes as larguras. Nas ruínas do Parthenom , na Grécia, são notadas inúmeras presenças da Razão Áurea . Artistas pintam segundo estas proporções.

Na música, essa sequência está presente nos intervalos musicais, ou seja, na relação entre duas notas, formando as escalas que são a base para as melodias e para os acordes (harmonia ). Por exemplo, a escala básica e simples é formada por intervalos de terça (3º grau), quinta (5º grau) e oitava (8º grau) a partir da tônica (1º grau), ou seja, a sequência Fibonacci: 3, 5, 8. Essa sequência na escala natural, de tonalidade dó maior, apresentará, então, as notas mi (3º grau), sol (5º grau) e dó (8º grau) a partir da tônica dó (1º grau ). Está presente no teclado do piano e em instrumentos musicais

Roger Penrose dedicou-se na procura de explicações para a consciência , habilidade que temos de pensar e fazer associações. Penrose acha que a consciência pode ser o resultado de processos quânticos que têm lugar no interior dos microtubos , um emaranhado de filamentos que formam o citoesqueleto , estrutura presente em todas as células dos seres vivos. A parede de um microtubo é formada por colunas chamadas de tubulins , ao todo, um microtubo tem 13 colunas de tubulins . A disposição dos tubulins forma espirais em torno do microtubo segundo padrões que se repetem a cada 3, 5, 8 e 13 unidades, a série de Fibonacci .

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. Sl 19.1-3 Podemos encontrar a Sequência Fibonacci e a Proporção Áurea em muitas coisas, uma evidência de que existe uma inteligência extremamente superior que deixou sua marca, sua digital durante a criação de tudo e que sabia que seríamos capazes de entendê-la um dia. Essas digitais são do criador Deus, temos referências na Bíblia de que Ele deixou algumas marcas em Sua criação para que pudéssemos reconhecê-lo. Na Bíblia, escrita a milhares de anos atrás quando pouco se conhecia, há indicações de que este reconhecimento seria descoberto pelo homem. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. Rm 1.20-22
Tags