O TERRITÓRIO GREGO A civilização grega habitou a área da península Balcânica (Mediterrâneo Oriental), ao sul da Europa e às margens do Mar Mediterrâneo . A Península Balcânica
Uma península , do latim paene (quase) e insul a (ilha), é uma formação geológica, um braço de terra que avança pelo mar, ligando-se ao resto do continente pelo chamado istmo . O que é uma península? Península da Flórida na Flórida (EUA). Uma península na Croácia
O território grego Essa região se caracteriza por um relevo montanhoso e com poucas áreas férteis. As áreas de planícies estão isoladas em alguns trechos. Essa região possui inúmeras ilhas e um litoral bastante recortado.
Devido à presença do mar e das montanhas, o território grego tem um aspecto fragmentado . Essa fragmentação geográfica facilitou a fragmentação política da Grécia, isto é, nunca houve um Estado grego unificado . Assim, o que chamamos de Grécia nada mais é do que o conjunto de diversas cidades-Estados gregas , independentes uma das outras, e, muitas vezes, rivais.
O litoral recortado , com vários portos naturais, levou os gregos a desenvolverem atividades ligadas ao comércio e a navegação .
Moeda Desenvolvimento das ciências, como a filosofia, matemática e história. A Civilização Grega foi uma das mais avançadas que a humanidade conheceu e que deixou um vasto legado. Teatro Arte, através da esculturas e do trabalho em cerâmicas.
A Grécia Antiga (Século VII a.C.) A Grécia Antiga era caracterizada:
Antes dos gregos uma importante civilização habitou a região da península Balcânica... A CIVILIZAÇÃO CRETENSE Os habitantes da região ( cretenses ou minoicos ) ocuparam a região por volta de 3000 a.C.
Fotografia da Ilha de Creta nos dias atuais (Imagem NASA).
Os cretenses ficaram conhecidos pelo desenvolvimento de cidades e portos , além do intenso comércio marítimo que realizavam com os fenícios, os egípcios e entre outros. Os cretenses nesse período já desenvolveram uma escrita (grego primitivo), obras de artes diversas e palácios grandiosos.
Por volta de 1450 a.C. os creteneses foram invadidos pelos micênicos e Cnossos (ou Knossos ) – sua capital – foi invadida. A Civilização Micênica é um termo coletivo para os povos da Grécia , que compartilham traços culturais comuns durante o final da Idade do Bronze (1600 a.C. e 1050 a.C.). O nome deriva de Micenas, nome de um dos mais importantes centros regionais micênicos .
O povo grego ou os helenos surgiram da mistura de 4 povos (c. 2000 a.C.): Aqueus; Eólios; Jónios; Dórios. Povos indo-europeus Primeira área a ser desenvolver através da Civilização Cretense (povo minoicos). Página 139
Os Períodos da Historia da Grécia Antiga Período Pré-homérico (2000 a.C. a 1200 a.C.) Período Homérico (1200 a.C. a 800 a.C) Período Arcaico (800 a.C. a 500 a.C.) Período Clássico (500 a.C. a 338 a.C) Período Helenístico (338 a.C. a 145 a.C.) Página 140
ATIVIDADES Página 140. Página 150 N os 1 até 5. Página 150 e 151 Nº 13
Dentre as formas de organização social do Povo Grego podem ser citadas: 1ª (Grande unidades familiares com uma origem ancestral comum) GENOS A formação do GENOS ocorreu no PERÍODO HOMÉRICO entre os anos de 1100 a.C. e 800 a.C.
2ª PÓLIS (Cidades-Estados gregas) Surgiram devido ao grandes crescimento demográfico (populacional), urbano e mercantil (comercial). 1 100-800 a.C. A formação das PÓLIS ocorreu no PERÍODO ARCAICO entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C.
Democracia Guerra
Além de Atenas e Esparta, as cidades-Estado de Micenas, Delfos e Corinto foram outros pólis que se destacaram na Grécia Antiga. As pólis gregas eram movimentadas, com centros movimentados de comércio.
A agricultura e a pecuária na Grécia Antiga Apesar de grande número de pessoas morando nas pólis gregas a maior da população vivia na área rural , trabalhando com a agricultura e pecuária . A agricultura na Grécia não era tarefa fácil, devido ao solo pobre e rochoso e as ferramentas rudimentares. Páginas 142 e 143
Atenas, o “berço” da democracia A cidade de Atenas foi fundada no século X a.C. na região de Ática pelos jônios e tornou um importante centro de comércio marítimo. O comércio era feito entre as diversas cidades-Estado gregas e outros povos da Antiguidade, como egípcios, fenícios e babilônicos.
Devido ao seu dinamismo comercial Atenas atraia pessoas de diversos lugares, um dos fatores que fez nessa área pela primeira vez na História surgir a democracia.
Na Grécia (ATENAS) nasceu a Democracia , mas antes desse sistema político surgir a sociedade grega tinha a seguinte composição social: Nobreza, conhecidos como eupátridas (ARISTOCRACIA) Povo Estrangeiros Escravos (prisioneiros de guerra ou pessoas que não conseguiram pagar suas dívidas) A Sociedade Ateniense antes da Democracia Grandes proprietários de terra OS MELHORES Pequenos proprietários de terra, comerciantes e artesãos (p. 144/145) Escravidão por dívidas
HOPLITA era o nome do mais importante soldado grego, aquele que tinha os melhores armamentos. No Período Arcaico apenas os membros da aristocracia podiam ser hoplita. Mas com o tempo essa características vai se estendo a outros membro da população.
Começa a surgir um sentimento de igualdade entre os membros dos exército.
Por volta de 500 a.C. começaram a ocorrer em Atenas lutas sociais para diminuir as desigualdades sociais . Principalmente dos pequenos proprietários de terra, artesãos, comerciantes e hoplita (POVO). Esses exigiam mais direitos políticos e queriam o fim da lei que permitia a escravidão por dívidas . Para controlar as revoltas populares os aristocratas criam a figura do LEGISLADOR, que era encarregado de colocar por escrito as leis da cidade. As reformas de Sólon (p. 146)
As Reformas de Sólon não foram suficientes para conter a insatisfação popular. Assim surgiram os TIRANOS , grupo que assumiu o governo a força . Os principais tiranos atenienses foram: PISÍSTRATO, HÍPIAS E HIPARCO.
Pisístrato Governou Atenas por volta de 530 a.C. e realizou importantes reformas sociais , entre estão: Concedeu empréstimos aos pequenos agricultores; Construiu obras públicas (canais e portos, além de navios); Incentivou o comercio externo; Apoiou realizações culturais, através da construção de bibliotecas e incentivo a artistas, poetas e sábios. Seus sucessores assumiram o poder, mas não conseguiram manter o poder, assim os aristocratas assumiram novamente o poder...
Clístenes Por volta de 510 a.C. o aristocrata Clístenes assumiu o poder, mas ao contrário dos outros aristocratas possuiu apoio popular. Seu governo foi marcado por reformas politicas, entre elas foi o fato do cidadãos participarem das decisões politicas da cidade . Daí surge a DEMOCRACIA .
Durante o governo de Clístenes foi criada a Lei do OSTRACISMO , ou seja, qualquer pessoa que representasse perigo a ordem democrática devia ser expulsa da cidade por dez anos (acontecia por meio de uma votação), além de perder os direitos políticos e seus bens.
A Organização Politica na Grécia Antiga As cidades na Grécia Antiga eram cidades-Estado, assim então, politicamente independente entre si. Cada qual escolhia sua forma de governo. Entre as principais adotadas estão: DEMOCRACIA; MONARQUIA; ARISTOCRACIA; TIRANIA. Página 147
DEMOCRACIA Sistema político que garante aos cidadãos o direito de escolher seus governantes e as políticas a serem seguidas.
ATENAS Pólis caracteriza pela DEMOCRACIA. INFOGRÁFICO Páginas 148 e 149
ESPARTA Pólis caracteriza pela GUERRA, em Esparta que governava é um grupo específico (OLIGARQUIA).
Outros aspectos importantes a serem destacados na História dos GREGOS: Invasão persa Liga de Delos ; Guerra do Peloponeso ; Conflitos com a Macedônia e o governo de Alexandre, o grande . Difusão da cultura helenística (gregos).
ATIVIDADES Página 150 N os 1 até 11.
As influências da cultura grega Os gregos falavam o grego, LÍNGUA deu origem ao latim e na Idade Média as línguas latinas, como o Português, italiano, francês e o espanhol. Página 174
As influências da cultura grega Os GÊNEROS LITERÁRIOS , utilizados no nosso dia a dia também foram influenciados pelos gregos, como: Poesia; Tragédia; Comédia; Fábula. Esopo Página 175
As influências da cultura grega Os gregos eram politeístas, para descreverem a histórias dos seus deuses criaram várias histórias. Tal fato deu origem a MITOLOGIA GREGA . Página 176
As influências da cultura grega Nas Grécia Antiga surgiram várias ciências, entre elas destacam-se: a Matemática, a História e a FILOSOFIA . Página 177
Atividades / Tarefa Leitura Página 185 ( CULTURA HELENÍSTICA ) Página 186 Números 1 até 6 + 14 e 15. Página 187 e 188 Número 17.