A critica Biográfica Alana Ap. de S. Santos Eliane Zerffaz 2° Ano Letras
É através de um processo de descrição que a critica biográfica procura explicar uma determinada obra literária , através de elementos presentes no texto
“ Chove sobre a minha infância ” de Miguel Sanches Neto, uma obra de memórias, que conta a história de Miguel onde o autor coloca as suas próprias experiências de vida, além de fazer descrições detalhadas de como eram os lugares onde morou. “O livro mostra a necessidade que o homem tem encontrar-se com si mesmo”.
O autor, a obra e o leitor... O autor tem em sua frente um caminho inserto, uma vez que disponibiliza de um universo de ideias a serem trabalhadas , leitores diversos , onde os mesmos irão buscar obras distintas e enriquecedoras.
Aliando elementos do cotidiano e situações fornecidas por semelhanças com fatos da sociedade, o autor cria um mundo com seres e coisas ,o qual poderá tornar manipulável de uma maneira que cada situação ocorrera dentro de padrões e limites pré-estabelecidos ,causado as mais variadas ações resultando em um quebra cabeça que no fim cada peça se encaixa corretamente .
Exemplo de uma comunicação entre o autor e o mundo, tentando expor seus sentimentos , representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial.
O tema de uma obra é tido como o ponto de partida da sua criação, a forma é estruturação e a linguagem de escrever são elementos constituintes, esta ultima sendo uma junção das duas primeiras estas configuram o aspecto ideológico do autor e período histórico em qual este estava inserido, realizando uma comunicação entre autor e leitor.
Devido a essa comunicação o autor passa a ter uma relação de sociedade-autor, para que haja essa interação são requisitos a interação do leitor a importância de o prende-lo , eficácia da obra, onde se identifica o talento do autor e a permanência , esta que será consequência da união da interação e eficácia da obra.
O leitor procura na obra uma necessidade de manter-se informando, visando o conhecimento ou prazer, estes que variam de autor para autor , o conhecimento pode se transfigurar em incentivo e o prazer, em comoção, refletindo em um refinamento do leitor.
A tarefa crítica deve observar processos linguístico-estéticos, a visão de mundo e atuação sobre o leitor, e esta critica dará vida poética a um problema humano, investigar a repercussão da obra analisada.
Quanto mais ampla for a área de propagação de uma obra, tanto maior será a sua significação para a humanidade, o autor pode observar a reação coletiva dos leitores após a leitura , e em relação as obras mais antigas a própria história fornece os dados para avaliação.