A Era Napoleônica é assim chamada em referência ao período em que Napoleão Bonaparte governou a França, entre 1799 e 1815, encerrando a Revolução Francesa. O QUE FOI A ERA NAPOLEÔNICA? A Era Napoleônica ocorreu de 1799 a 1815. Iniciou-se com o “Golpe do 18 de Brumário” e terminou com a derrota de Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo.
COMO NAPOLEÃO BONAPARTE CHEGOU AO PODER ? NO ANO DE 1799, ÚLTIMO ANO DA REVOLUÇÃO FRANCESA. ATRAVÉS DE UM GOLPE DE ESTADO ( ELE TOMOU O PODER) = CHAMADO DE 18 DE BRUMÁRIO . APOIADO PELA BURGUESIA FRANCESA CHEGOU AO PODER GOVERNANDO A FRNAÇA POR CERCA DE 15 ANOS.
Napoleão Bonaparte, também conhecido como Napoleão I, foi um líder militar francês que conquistou a maior parte da Europa no início do século XIX. Durante seu reinado como imperador, ele travou a guerra contra várias nações européias antes de ser exilado por seus compatriotas. QUEM FOI NAPOLEÃO BONAPARTE?
O QUE FOI O GOLPE DO 18 DE BRUMÁRIO? O Golpe do 18 Brumário foi um golpe de estado ocorrido na França, e que representou o fim da Revolução Francesa a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder e a consolidação dos interesses burgueses no país. No calendário revolucionário francês, este dia ocorreu em 18 de brumário do ano IV (9 de novembro de 1799 no calendário gregoriano).
O GOVERNO DE BAPOLEÃO FOI DIVIDIDO EM TRÊS MOMENTOS PRINCIPAIS: Podemos dividir a Era Napoleônica nas seguintes fases: Consulado (1799-1804) Império Napoleônico (1804-1815) Governo dos Cem Dias (20/03/1815 a 08/07/1815)
1º PERIODO: CONSULADO (1799-1804) Esse período foi assim denominado porque a França foi comandada por três cônsules, mas Napoleão era o primeiro deles, ou seja, quem detinha mais poder. Durante esse regime consular, ele restaurou a sociedade francesa e a economia, alimentando os ideais burgueses e buscando tornar-se mais forte que a Inglaterra.
2º PERIODO O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO ( 1084-1815) O Império Napoleônico foi um período da história da França que teve início em dezembro de 1804 com a proclamação de Napoleão Bonaparte como imperador dos franceses. Este período durou até 18 de junho de 1815, após a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESSE PERÍODO: - Desenvolvimento de uma política expansionista, baseada em conquistas territoriais. - As conquistas territoriais foram obtidas, principalmente, através de guerras (Guerras Napoleônicas). - Forte concentração política nas mãos de Napoleão I, imperador da França. - Apoio político da burguesia francesa ao regime imperial napoleônico.
A COROAÇÃO DE NAPOLEÃO EM 1804 O PAPA VIAJOU A PARIS ESPECIALMENTE PARA COROAR NAPOLEÃO. DURANTE A CERIMÔNIA, O IMPERADOR TIROU A COROA DAS MÃOS DO PAPA E COROU A SI MESMO DEMONSTRANDO QUE NÃO ADMITIA AUTORIDADE SUPERIOR A SUA.
3º PERIODO GOVERNO DOS CEM DIAS (20/03/1815 A 08/07/1815) O governo dos cem dias é o período entre o retorno de Napoleão à França e sua queda final após a Batalha de Waterloo . Napoleão chegou a Paris em 20 de março de 1815, após fugir da prisão na Ilha de Elba e retomou o poder.
AS GUERRAS DA ERA NAPOLEÔNICA A Era Napoleônica ficou marcada por uma série de eventos de dominação, guerras e batalhas. A primeira delas aconteceu contra a Segunda Coligação, sendo a França vitoriosa diante da Áustria, um dos países componentes da coligação, fazendo com que a Grã-Bretanha assinasse o documento chamado Paz de Amiens.
A BATALHA CONTRA A INGLATERR EM 1805 ELE TENTOU INVADIR A INGLATERRA PARA CONQUISTAR. SAIU DERROTADO PORQUE OS INGLESES ERAM A MAIOR POTÊNCIA ECONOMICA E MARÍTIMA NO INICIO DO SÉCULO XIX E PRINCIPAL CONCORRENTE DA FRNAÇA NA DISPUTA PELA HEGEMONIA MUNDIAL.
A BATALHA CONTRA A RÚSSIA O FIM DO IMPÉRIO NAPOLEÔNICO INICIOU-SE QUANDO BONAPARTE DECIDIU INVADIR A RÚSSIA APÓS O PAÍS SE OPOR PUBLICAMENTE AO BLOQUEIO CONTINENTAL. A CAMPANHA DO EXÉRCITO FRANCÊS FOI UM FRACASSO, EM VIRTUDE TANTO DO RIGOROSO FRIO DA RÚSSIA QUANTO PELA ESTRATÉGIA DE TERRA ARRASADA ADOTADA PELOS RUSSOS. O RESULTADO FOI A CRISE DE ABASTECIMENTO DO EXÉRCITO FRANCÊS E A VOLTA PARA CASA COM 60 MIL DOS 600 MIL SOLDADOS ENVIADOS.
O EXÍLIO DE NAPOLEÃO NA ILHA DE ELBA NAPOLEÃO FICOU EXILADO NA ILHA DE ELBA, PRÓXIMA AO LITORAL ITALIANO. EM SEU LUGAR, SUBIU AO TRONO LUÍS XVIII, REPRESENTANDO A ANTIGA FAMÍLIA REAL FRANCESA, QUE PERDEU O PODER COM A REVOLUÇÃO . Em 1815, Napoleão fugiu da ilha e retornou à França, sendo recebido festivamente por ex-soldados e populares. Enquanto Luís XVIII fugia para a Bélgica, ele assumia novamente o governo francês.
FIM DO IMPÉRIO DE NAPOLEÃO – EXILIO NA ILHA DE SANTA HELENA NAPOLEÃO tentou uma ofensiva contra os territórios das nações adversárias, mas, enfraquecido, foi derrotado na Batalha de Waterloo , na Bélgica, em 18 de junho de 1815. Terminava seu último governo, que durou apenas cem dias . Exilado novamente, dessa vez na ilha de Santa Helena, no meio do Atlântico Sul, a cerca de1 900 km da costa da África, Napoleão morreu em 1821
O CONGRESSO DE VIENA AS CONQUISTAS MILITARES NA EPOCA NAPOLEONICA MODIFICARAM A EUROPA. DEPOIS DA DERROTA FRANCESA, OS DIRIGENTES DOS PAISES VENEDORES ORGANIZARAM O CONGRESSO DE VIENA (1814-1815) O OBJETIVO ERA RESTABELECER O PODER DAS ANTIGAS MONARQUIAS (TRAZER O ANTIGO REGIME DE VOLTA). OS DIRIGENTES QUERIAM QUE A EUROPA VOLTASSE A SITUAÇÃO POLITICA QUE EXISTIA NO CONTINENTE ANTES DA INFLUÊNCIA DO ILUMINISMO E DA REVOLUÇÃO FRANCESA .