A Experiência Filosófica - Capítulo 1 - Filosofando
abraaosoulpower
32,231 views
11 slides
Mar 25, 2014
Slide 1 of 11
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
About This Presentation
Considerações e principais conceitos a partir do Capítulo 1 do livro Filosofando
Size: 87.24 KB
Language: pt
Added: Mar 25, 2014
Slides: 11 pages
Slide Content
A experiência filosófica Conceitos e noções a partir do capítulo I do livro Filosofando
São traços da experiência filosófica: Estranhamento Espanto A dmiração .
A proposta fundamental da filosofia Pensar Nossos pensamentos E nossas ações
Filosofia de vida O termo "filosofia de vida", é a maneira livre de pensar baseada na opinião, e expressa uma certa maneira de pensar do homem comum .
A reflexão dos filósofos Os filósofos especialistas conhecem a história da filosofia e diante das questões filosóficas, elaboram conceitos e argumentos rigorosos.
Os modos de saber Para o Filósofo espanhol Fernando Savater, é necessário fazer uma distinção entre três formas de saber: Informação , conhecimento e sabedoria.
É possível definir filosofia? O filósofo alemão Edmund Husserl diz que ele sabe o que é filosofia, ao mesmo tempo em que não sabe. Isto é, a explicitação do que é a filosofia já é a uma questão filosófica.
A primeira virtude do filósofo Para Platão e Aristóteles: A virtude do filósofo é a admiração, capaz de nos surpreender diante do óbvio e questionar ar verdades dadas
O filósofo Kant e o filosofar Não é possível aprender a qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razão, a partir de certas tentativas filosóficas já existentes.
A reflexão filosófica para o filósofo brasileiro Demerval Saviane A reflexão filosófica deverá ser: Radical Rigorosa De conjunto
Sócrates O filósofo Sócrates dialogava em praça pública na Grécia Antiga, uma maneira de dialogar do filósofo consistia em perguntar simulando não saber. A outra maneira de dialogar consistia na investigação de conceitos. Sócrates afirmava enquanto sua mãe fazia parto de corpos, ele ajudava a trazer à luz as ideias. Chamamos estas duas formas de dialogar de Sócrates da seguinte maneira: Ironia e Maiêutica.