A Geografia Clássica, desde a sua institucionalização até a crise e a emergência de uma nova corrente do pensamento geográfico
Size: 527.3 KB
Language: pt
Added: Apr 17, 2015
Slides: 15 pages
Slide Content
A GEOGRAFIA CLÁSSICA BRUNA MARQUEZAN SILVA; GISELE DA FONSECA MATEUS
Origem da geografia A origem da Geografia remonta à antiguidade Clássica, especificamente com o pensamento Grego. Até o final do século XVIII não é possível falar de conhecimento geográfico como algo padronizado. A sistematização do conhecimento Geográfico, só vai ocorrer no século XIX.
Institucionalização da geografia como ciência A Geografia se institucionalizou como ciência na Alemanha. Condições que propiciaram essa institucionalização e posterior surgimento da Geografia Moderna: Território fragmentado em dezenas de pequenos reinos. Desejo de expansão imperialista.
Esse salto para a Geografia Moderna na Alemanha se dá enquanto a Alemanha está em processo de unificação interna. A Geografia Moderna surge na Alemanha com o papel de caracterizar a unidade alemã .
A ORIGEM CIENTÍFICA DA GEOGRAFIA A origem da Geografia como ciência se deu na Alemanha, com a contribuição de Humboldt e Ritter. A Geografia deixa de ser uma simples descrição do planeta e passa a ser uma ciência baseada na investigação das relações entre natureza e sociedade. A razão pela qual a ciência geográfica nasceu na Alemanha foi não somente a necessidade de fragmentação territorial, mas também, e principalmente, de se discutir a problemática do espaço em questões políticas e sociais.
A Geografia científica sofreu influência tanto dos alemães como dos franceses. Foi ideologicamente influenciada pelos interesses da burguesia. Já existia uma forte dicotomia entre Geografia Humana e Geografia Física. À Geografia Humana cabia abordar os aspectos referentes à ação do homem sobre o meio. À Geografia Física cabia descrever aspectos ligados à cartografia, climatologia, geologia e geomorfologia.
O determinismo ambiental foi o primeiro paradigma a caracterizar a Geografia que emerge no final do século XIX. Determinismo ambiental: as condições ambientais eram decisivas para a evolução do homem. Segundo essa corrente, as condições climáticas determinavam o comportamento do homem .
O determinismo se pautava nas teorias de Lamarck e Darwin . O grande formador e idealizador do determinismo geográfico foi Ratzel . Encarou o homem como uma espécie animal. Estudou a relação do homem com o meio natural, bem como o Estado. Principal obra : Antropogeografia (1882). Fundamenta : que os grupos sociais dependem do ambiente em que estão instalados. Objeto da Geografia : estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade .
Espaço vital Nesta teoria, Ratzel apresenta a terra como elemento indispensável da vida humana. O espaço vital representa uma proporção de equilíbrio entre uma população de uma sociedade e os recursos naturais disponíveis para suprir suas necessidades, definindo, assim, pretensões de progredir e suas premências territoriais.
Para compreender melhor a obra de Ratzel , é necessário verificar que ele viveu em uma Alemanha recém-unificada, enquanto a Inglaterra, a França, a Rússia e os Estados Unidos já haviam colonizado boa parte do mundo . Ele formulou uma concepção geográfica que correspondia aos anseios expansionistas do Novo Império.
A geografia na França Surgiu em uma época em que a Geografia Alemã legitimava o expansionismo prussiano. A França necessitava neutralizar a Geografia Alemã. A Geografia Francesa se opõe ao determinismo geográfico alemão. Destaca-se, na Geografia Francesa, o nome de Vidal de La Blache .
Vidal de la blache É um dos principais responsáveis pelo surgimento da Geografia Moderna na França. Deu ênfase ao estudo de áreas pequenas e relativamente homogêneas. Segundo ele, o homem se adapta ao meio em que vive e cria vínculos com a natureza, desenvolvendo habilidades e técnicas necessárias à sua sobrevivência. Gênero de vida: conjunto de técnicas e hábitos que são construídos e perpetuam de geração em geração. Ao desenvolver a ideia de gênero de vida, La Blache procurou trazer aos que exerciam o poder político e econômico a noção de como viviam os povos mais atrasados da colônia.
positivismo Porém , em oposição a esse determinismo social, surgiu no final do século XIX a corrente positivista, inicialmente na França e posteriormente na Alemanha e nos Estados Unidos. Os geógrafos buscam suas orientações gerais no positivismo. Os postulados positivistas serão o patamar sob o qual se erguerá a Geografia Tradicional.
Para o positivismo, os estudos devem se restringir aos aspectos visíveis do real, palpáveis. Segundo a corrente positivista, “a Geografia é uma ciência empírica, pautada na observação ”. “A descrição, a enumeração e classificação dos fatos referentes ao espaço são momentos de sua apreensão, mas a Geografia Tradicional se limitou a eles; como se eles cumprissem toda a tarefa de um trabalho cientifico”. (MORAES, 1994 p. 22)
A realidade é reduzida ao mundo dos sentidos . A Geografia é uma ciência de contato entre o domínio da natureza e o da humanidade . Outro postulado positivista é a ideia da existência de um único método de interpretação, comum a todas as ciências.