Apresentação de slides sobre Rocky IV como fonte histórica sobre a Guerra Fria.
Size: 20.92 MB
Language: pt
Added: Jul 11, 2023
Slides: 13 pages
Slide Content
by Denisson Teles A GUERRA FRIA EM “ROCKY IV”
INTRODUÇÃO Produzido em 1985, o filme estrelado e dirigido pelo ator americano Sylvester Stallone parece mostrar apenas uma luta inocente entre um homem loiro e gigante e o famoso campeão mundial Rocky Balboa. Mas, na verdade, o filme (que foi criado no contexto da Guerra Fria, 1945-1981) é parte da disputa cultural entre as duas grandes potências do período. Ele quer mostrar certa imagem dos EUA e certa imagem da URSS. Como isso acontece e qual o objetivo? “Bora” ver!
DUELO EXPLOSIVO ENTRE URSS X EUA As luvas que explodem ao se chocar têm os símbolos dos EUA e da URSS. Elas nos lembram o poder militar que os dois países tinham no período. A luta direta entre os dois países destruiria o mundo por explosões atômicas por isso não aconteceu uma guerra militar de verdade e o conflito ficou conhecido como Guerra Fria.
QUE MASSA VIVER NOS EUA! Através da vida financeiramente bem sucedida do Rocky e Apollo, o filme mostra o lado bom de viver na América. Se você luta, você vence na vida.
QUE BARRIL VIVER NA URSS! O filme mostra a União Soviética como um lugar sem tecnologia e sem graça. Antes de cair, o senhor Paullie desabafa que o tempo que ia passar com Rocky durante o treinamento seria deprimente, já que não tinha TV nem serviço de quarto.
QUE TRISTE SER SOVIÉTICO Todos os soviéticos do filme, começando pelo lutador Ivan Drago, parecem sempre mal-humorados e tristes. Ser da União Soviética parece ser deprimente.
A ALEGRIA DE SER AMERICANO A vida nos EUA é mostrada é sempre muito feliz, todos estão sempre sorridentes e dançantes. Nesta cena, James Brown canta “Living in America ” (Vivendo na América), que compara algumas cidades dos EUA à Terra Prometida.
DRAGO E O SEGREDO DO FRACASSO Ivan Drago é privilegiado por ter um porte físico bem avantajado (ele é bem mais alto que o Rocky ), usa esteroides e é treinado com ajuda de muitos aparelhos que diminuem o seu desgaste.
ROCKY E O SEGREDO DO SUCESSO Rocky é o “cara” que se esforça mais apesar das condições mais adversas e, por isso, mereceu ganhar a luta. Essa ideia de que quem tem sucesso é porque se esforçou mais e mereceu se chama meritocracia e está presente no capitalismo americano. Ela desconsidera vários outros fatores que estão por trás do sucesso individual.
DRAGO, UMA MÁQUINA DE MATAR O lutado soviético é mostrado como um ser frio, quase um robô. Ele mata Apollo Creed sem remorso e dá uma entrevista logo depois como se nada de mais houvesse ocorrido. Seriam assim os soviéticos com seus inimigos?
ROCKY, HOMEM SENSÍVEL E BONDOSO O filme mostra o lutador americano como um homem muito sensível, bastante ligado à mulher, ao filho e ao amigo Apollo Creed . Um homem de carne e osso. Mas acima de tudo um homem correto, pois ele não matou Drago durante a luta.
O DISCURSO E A PREGAÇÃO DO HEROI Após vencer e enrolado na bandeira americana, Rocky faz um discurso para os soviéticos dizendo que todos podem mudar. Essa frase pode ser interpretada como significando que os comunistas soviéticos podiam deixar de ser comunistas e, com isso, se tornarem sensíveis, felizes e bem-sucedidos como os capitalistas americanos. O discurso é quase uma pregação para que se convertam enquanto é tempo.
CONCLUSÃO O filme Rocky IV apresenta a principal característica da Guerra Fria: a Bipolaridade, a divisão do mundo entre URSS e EUA. Sem qualquer inocência, o objetivo do filme é ser uma propaganda do capitalismo estadunidense e uma crítica à URSS e seu modo de vida comunista. Os EUA são o lugar dos vencedores, dos homens bons, honestos e bem-sucedidos. Dos que vencem por mérito. A União Soviética é um lugar ruim, para homens maus e perdedores. Rocky IV nos convoca para o lado dos EUA.