O ENSINO DE HISTÓRIA E A CULTURA AFRO- BRASILEIRA: A URGENCIA DA PRÁTICA EDUCACIONAL ANTIRRACISTA NO AMBIENTE ESCOLAR Coordenadora Etiene Souza Pesquisadores Jrs : Rodrigo Nascimento Airline Glenda Kayo Olanda
CULTURA AFRO-BRASILEIRA A cultura afro-brasileira nasceu da presença de africanos escravizados trazidos ao Brasil entre os séculos XVI e XIX. Mesmo em meio à opressão, deixaram marcas profundas na religião (candomblé, umbanda), música e dança (samba, maracatu, capoeira), culinária (acarajé, vatapá, feijoada) e na língua com várias palavras de origem africana. Por muito tempo essa cultura foi marginalizada. Para mudar isso, a Lei 10.639/03 tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, com o objetivo de valorizar a contribuição dos povos africanos, combater o racismo e promover a diversidade cultural no Brasil.
EXPRESSÕES CULTURAIS A cultura afro- brasileira está presente em diversas expressões do nosso cotidiano . Na linguagem , muitas palavras de origem africana fazem parte do português , como axé , cafuné e quitanda . Na música , ritmos como o samba, o maracatu e o jongo , sempre acompanhados das danças , como a capoeira e o samba de roda . A culinária também traz forte influência africana , com pratos como o acarajé , o vatapá e a feijoada. Nas brincadeiras , destacam -se o maculelê , a capoeira e as cantigas de roda . Já nas festas, o Carnaval, as congadas e a celebração a Iemanjá revelam essa herança . Por fim , na religiosidade , tradições como o candomblé e a umbanda mantêm vivos os rituais e a devoção aos orixás , além de influenciar o catolicismo popular por meio do sincretismo .
O QUE É O RACISMO? É UMA IDEOLOGIA QUE HIERAQUIZA PESSOAS COM BASE NA RAÇA OU COR DE PELE, ATRIBUINDO SUPERIORIDADE A DETERMINADOS GRUPOS.
CONTEXTO HISTÓRICO O racismo no Brasil tem raízes históricas na escravidão , que durou mais de três séculos e deixou marcas profundas na sociedade . Mesmo após a abolição , em 1888, os negros continuaram marginalizados , enfrentando falta de oportunidades , preconceito e exclusão social. Esse racismo estrutural se manifesta ainda hoje em áreas como educação , mercado de trabalho , saúde e segurança pública . No Amazonas, o racismo também está presente , tanto contra negros quanto contra povos indígenas , que sofrem preconceito e discriminação . Embora a região seja marcada pela diversidade cultural e étnica , práticas de exclusão e ainda afetam o dia a dia das populações .
Caso de racismo recente: Jogador Brasileiro Vinícius Jr. Antes da bola rolar nas oitavas de final da Champions League, o atacante do Real Madrid foi chamado de " chimpanzé " por um grupo da torcida rival. Um grupo de fãs do Atlético cantou uma música com ofensas racistas que dizia : "Olé, olé, Vinicius chimpanzé ". Não é a primeira e nem a última vez que isso ocorre com o jogador de futebol .
Práticas antirracistas Incluir a lei 10.639/03 Incluir nos conteúdos de História e Cultura não só a escravidão, mas também as contribuições positivas de africanos e afrodescendentes na formação do Brasil. Valorizar referências negras Trabalhar com livros, mú sicas, filmes e biografias de autores e personalidades negras, mostrando representatividade positiva.
História do Negro Brasileiro Autor: Clóvis Moura
Negro drama Autor : Racionais MC's
Cidade de deus
A cor da liberdade Autor : E Mandla Langa
"A verdadeira medida de um homem não é sua posição em circunstâncias convenientes e cômodas, e sim sua posição em tempos de desafios e controvérsias". MARTIN LUTHER KING JR.
O ENSINO DE HISTÓRIA E A CULTURA AFRO- BRASILEIRA: A URGENCIA DA PRÁTICA EDUCACIONAL ANTIRRACISTA NO AMBIENTE ESCOLAR Coordenadora Etiene Souza Pesquisadores Jrs .: Rodrigo Nascimento Airline Glenda Kayo Olanda