Apresentação sobre a historia e evolução dos computadores
Size: 3.67 MB
Language: pt
Added: Sep 13, 2025
Slides: 10 pages
Slide Content
A HISTORIA DOS COMPUTADORES
A evolução dos computadores … A evolução dos computadores esta dividida em cinco gerações. A palavra computador vem do verbo computar que por sua vez significa calcular. Antes de existir um computador com o formato que nos conhecemos existiram máquinas para calcular que na altura em que foram feitas eram consideradas computadores.
As primeiras maquinas de calcular A primeira maquina de calcular foi o abaco, instrumento mecânico de origem chinesa criado no século V a.C. No século XVII, o matemático escocês John Napier foi um dos responsáveis pela invenção da "régua de cálculo". Trata-se do primeiro instrumento analógico de contagem capaz de efetuar cálculos logaritmos.
A primeira maquina de calcular de bolso A primeira calculadora de bolso capaz de efetuar os quatro principais cálculos matemáticos, foi criada por Gottfried Wilhelm Leibniz. Esse matemático alemão desenvolveu o primeiro sistema de numeração binário moderno que ficou conhecido com "Roda de Leibniz".
A primeira geração de computadores A primeira geração de computadores surgiu por volta de 1940 e durou até 1956 . Os computadores de primeira geração conseguiam realizar milhares de cálculos por segundo, e consumiam muita energia elétrica . O funcionamento dos primeiros computadores era conseguido através de válvulas termiônicas O primeiro computador lançado foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), em 1946, e possuía quase 18 mil tubos de vácuo.
A segunda geração de computadores Depois da primeira geração ter acabado em 1956 surgiu então a segunda geração de computadores , que iria acabar por volta do ano de 1963. Que só foi possível depois da invenção dos díodos e transístores. Que vieram para a substituição dos tubos de vácuo, que foi um importante avanço no mundo da computação.
A terceira geração de computadores Foi em 1964 que o mercado foi dominado pela terceira geração de computadores, caracterizada pela incorporação de circuitos integrados que substituíram os transístores. E sta geração acabou no ano de 1971. Nos computadores da terceira geração os dados de entrada e saída eram gerenciados por dispositivos periféricos como monitor, teclado ou impressora .
A quarta geração de computadores Foi a partir de 1971,que os computadores deixaram de funcionar com circuitos integrados e incorporaram os microprocessadores. Um microprocessador é um circuito integrado, mas muito mais complexo, capaz de gerenciar todas as funções de um computador. É também conhecida como Unidade Central de Processamento. Nessa época a popularização dos disquetes permitiu separar o usuário e programador. Foi possível copiar softwares em disquetes e distribuí-los, sem a necessidade de realizar uma programação para cada máquina.
A quinta geração de computadores Fazem parte da quinta geração todos os dispositivos já criados ou em processo de criação que incorporam tecnologias como inteligência artificial, computação quântica ou nanotecnologia. A quinta geração caracteriza se por ser portátil a hoje em dia é mais acessível do que nas outras gerações. Um exemplo de computadores de quinta geração são os smartphones , que possuem maior capacidade de armazenamento e velocidade do que um computador de quarta geração. Além disso, são pequenos, têm ligação à Internet e reconhecem a linguagem natural e as expressões faciais.