A IRA DE DEUS

Enerliz 1,122 views 47 slides Aug 27, 2016
Slide 1
Slide 1 of 47
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47

About This Presentation

Aula ministrada aos jovens da UMP da IPB em C.A.E. Carvalho.


Slide Content

A IRA DE DEUS ROMANOS 1: 18-32

18 – A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; 19 - porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 - Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; 21 - porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. 22 - Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 23 - e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. 24 - Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; 25 - pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! 26 - Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27 - semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. 28 - E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, 29 - cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30 - caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, 31 - insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. 32 - Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem. ROMANOS 1:18-32

“Não é possível entender a necessidade e o valor da salvação sem entender, antes, a realidade e a gravidade do pecado.” (revista do Professor, p. 5)

A “IRA DIVINA” é um assunto pouco tratado pela Igreja atual. Apesar de em toda a Escritura observarmos ensinamentos sobre a IRA DE DEUS, muitos púlpitos atualmente estão mais preocupados em agradar seus ouvintes, com palavras “doces” e “agradáveis”.

Certamente a palavra “pecado” e a expressão “ira divina” não são doces e nem suaves aos ouvidos modernos. Os púlpitos atuais estão mais para Paulo Coelho do que para Paulo de Tarso.

O tema “IRA DE DEUS” é espinhoso, incômodo, constrangedor, pois nos coloca diante dos nossos pecados e diante de nós mesmos.

“... por que tratar de um assunto tão aterrorizador logo no início da carta?”, pergunta o redator da revista do aluno (p.7).

No trecho de Romanos 1:18 – 3:20, Paulo trata da universalidade do pecado e da condenação No tocante aos gentios (1:18:32) No tocante aos judeus (2:1-16)

“Todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23) “Não há justo, nem um sequer” (Rm 3:10)

A IRA DE DEUS Algumas definições

“...não é um acesso de raiva caprichoso, arbitrário e impulsivo, mas a resposta decidida e determinada de um Deus santo contra o pecado.” (revista do aluno, p. 10)

“A divina e justa retribuição do Juiz e sua reação pessoal, provocada pelo mal moral.” (Bíblia de Genebra, p.1319)

“A ira de Deus é sua eterna ojeriza (nojo) por toda injustiça. É o desprazer e a indignação da divina equidade contra o mal. É a santidade de Deus posta em ação contra o pecado. É a causa motora daquela sentença justa que ele lavra sobre os malfeitores. Deus está irado contra o pecado porque este é rebelião contra a Sua autoridade, um ultraje à Sua soberania inviolável.” (Pink, p. 122)

Jamais comparar a IRA DE DEUS com nossos acessos recalcados de fúria e desejos de vingança desproporcionais ao agravo recebido.

ISAÍAS 40:18,25 18 - Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele? 25 - A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? —diz o Santo.

ISAÍAS 46:5 “A quem me comparareis para que eu lhe seja igual? E que coisa semelhante confrontareis comigo?”

A IDOLATRIA E DEPRAVAÇÃO DOS HOMENS Romanos 1:18-27

“A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça;” (v.18)

“A “impiedade” fala daquela perversão de natureza religiosa, ao passo que a “perversão” se refere àquilo que tem caráter moral;” (Murray, p.65).

AMBAS REPRESENTAM O PECADO, A REBELIÃO CONTRA DEUS

Esta parte do texto básico mostra a revelação da ira de DEUS contra o pecado. Até mesmo aqueles que nunca ouviram falar de Cristo são indesculpáveis, pois a existência e os atributos de DEUS podem ser percebidos “ por meio das coisas que foram criadas ” (v.20).

No entanto, mesmo tendo essa revelação geral de DEUS, os homens “ não o glorificaram como DEUS, nem lhe deram graças...servindo a criatura em lugar do Criador... Por causa disso, os entregou DEUS a paixões infames .” (v.21,25,26).

Há uma conexão entre idolatria (v.23) e imoralidade (v.24). A carta aos Romanos foi escrita em Corinto, cidade conhecida pela imoralidade sexual.

Durante o nosso estudo sobre a segunda viagem missionária de Paulo, relatamos que: Corinto era completamente pagã e imoral. A cidade era cheia de templos pagãos e, na parte sul, havia uma alta acrópole com um templo de Afrodite. A partir do século V a.C. , a expressão “ corintianizar ” significa ser sexualmente imoral.” (Bíblia de Genebra, p. 1298).

“O ídolo é uma mentira porque (na imaginação do adorador) promete muito, mas não provê nada”. (Hendriksen, p. 100). Os homens deixaram de adorar o Criador, para adorar a criatura (v.25), por isso merecem o castigo descrito no versículo 24.

Nos versículos 26 e 27, Paulo está censurando a prática da homossexualidade. “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.” (v.22). Este versículo deixa clara a postura daqueles que em nossos dias defendem a homossexualidade. Alguns trechos sobre o que a Palavra de DEUS diz sobre a homossexualidade: Lv 20:13; Gn 19:4-9; Lv 18:22; 20:13; Dt 23:17-18; Jz 19:22-24; I Rs 23:7; Is 3:9; etc.

ENTREGUES OS GENTIOS A REPROVÁVEIS SENTIMENTOS Romanos 1:28-32

Devido ao desprezo com que os homens trataram esse conhecimento de DEUS presente em toda a criação, ele os entregou aos seus próprios pecados (a homossexualidade e mais 21 vícios mencionados no texto).

Na revista, o autor da lição usa o termo “abandono judicial”. A ideia é a mesma de quando um juiz entrega o sentenciado para cumprir sua pena.

Esses vícios da natureza humana são: Injustiça Maldade Ganância Depravação Inveja Homicídio Rivalidades

Engano Malícia Bisbilhoteiros Caluniadores Cheios de ódio Insolentes Arrogantes Presunçosos Inventores de males

Desobedientes aos pais Insensíveis Desleais Destituídos de amor Destituídos de misericórdia

BISBILHOTEIRO (V.29) Na tradução Revista e Atualizada – difamadores; Na tradução Revista e Corrigida – murmuradores; Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje – caluniadores.

BISBILHOTEIRO (V.29) No famoso Dicionário Aurélio, bisbilhoteiro significa: Mexeriqueiro; Intrigante; Curioso; Intrometido.

BISBILHOTEIRO (V.29) “O que está implícito aqui são os difamadores “sussurrantes”. Não saem – talvez não ousem sair – em público com sua charla (conversa à toa, sem importância) caluniadora, mas sussurram-na ao ouvido de alguém.” (Hendriksen, p.106)

GRATOS PELA SALVAÇÃO Preguemos o Evangelho

O pecado provoca a ira de DEUS. O pecado é tão grave, que todos (gentios e judeus) necessitam do poder da salvação pelo sangue de Cristo.

Vivemos dias de conforto e alta tecnologia, inimagináveis nos dias de Paulo. Mas a idolatria e depravação moral dos homens são as mesmas dos dias do Império Romano.

Como naqueles dias, hoje encontramos uma sociedade com homens e mulheres: Desrespeitosos Desaforados Arrogantes Orgulhosos Pretensiosos Bisbilhoteiros Traidores Irreconciliáveis Depravados sexualmente Idólatras

Paulo não se acomodou: pregou o Evangelho sem descanso, pois ele sabia que só O SANGUE DE JESUS TEM PODER .

PARA REFLEXÃO Hoje em dia, a expressão “só o sangue” em tom de brincadeira, tem sido usado de forma leviana e irresponsável. Se alguns de nós “brincamos” com isto, precisamos pedir perdão.

O pecado é algo terrível e sério. O sangue de Jesus é santo. Assim sendo, esses assuntos não podem ser motivos de “piadinhas engraçadinhas”. Devem sim, ser motivos de reverência e respeito. O sangue precioso de Jesus é o único que tem poder para curar o pecador e satisfazer a justiça do Justo Juiz.

Que o nosso sentimento diante da IRA DE DEUS seja de gratidão por termos recebido a salvação pela graça, através do derramamento do sangue de Cristo na cruz. Que o conhecimento da IRA DE DEUS nos leve a pregar às almas perdidas, assim como Paulo fez incansavelmente.

PRODUZIDO POR: Zilrene Alcantara Miguel, com base na Revista “Evangelho e poder – A carta aos Romanos e a soberania de Deus na salvação”, lição 2 - A Ira de Deus - da editora Cultura Cristã. Igreja Presbiteriana em Cidade A.E. Carvalho, São Paulo, SP, Brasil. Classe da UMP Agosto/2016 [email protected]

BIBLIOGRAFIA Hendriksen, Willian. Comentário do Novo Testamento – Romanos ; tradução de Valter Graciano Martins; Cultura Cristã, São Paulo, 2011. Murray, John. Romanos (traduzido do original em inglês: The Epistle to the Romans ), Fiel, São José dos Campos, 2003. Pink, A.W. Os atributos de Deus, PES, São Paulo, 2001.

BIBLIOGRAFIA - continuação Bíblia de Estudo de Genebra. Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, São Paulo e Barueri, 1999. Site http://monergismo.net.br/
Tags