A lenda curupira e boto cor de rosa

3,067 views 4 slides Jul 15, 2016
Slide 1
Slide 1 of 4
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4

About This Presentation

.


Slide Content

A lenda do Curupira e o Boto C or de Rosa Alunos: Ruth e Pietra Turma : 45 Professor : Vicente

Como é a lenda do Boto-cor-de-rosa ? Acredita-se que nas noites de lua cheia, próximas da comemoração da festa junina, o boto cor-de-rosa sai do Rio Amazonas, transforma-se em metade homem e continua em condição de boto na outra metade do corpo. Muito atraente e com um belo porte físico, o boto sai pelas comunidades próximas ao rio, encanta e seduz a moça mais bonita. O belo rapaz usa sempre um chapéu, leva as moças até a margem do rio e as engravida. Ao engravidá-las, o rapaz volta a ser um boto cor-de-rosa e a moça volta a sua comunidade grávida.

O curupira é um  anão  forte e ágil de  cabelos ruivos , presente nas lendas do folclore brasileiro. A  lenda do curupira  diz que ele é o  protetor das florestas , que mora na mata e vive fazendo travessuras. Uma das principais características do curupira é possuir  pés virados para trás . Dessa forma, ao caminhar, o curupira consegue enganar alguém que pretenda segui-lo olhando para suas pegadas. O perseguidor pensará sempre que ele foi na direção contrária.

Curiosidades das lendas: O boto – está lenda tem sua origem no boto – cor – de – rosa um mamífero muito semelhante ao golfinho . E também podem ser encontrados em países como Bolívia , Equador ,Colômbia e Venezuela. O Curupira - O curupira é um índio forte e muito esperto , e tem pés virados para trás e o cabelo cor de fogo . Essa lenda é contada principalmente no interior do Brasil .
Tags