“Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca ...
... Então reconheci diante de ti o meu pecado. E não encobri as minhas culpas. Eu disse: confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.” (Salmo 32.3-5)
1. Gera ARREPENDIMENTO
“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue...
... Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.” (Salmo 51.1-5)
“Portanto, arrependam-se e voltem para Deus, a fim de que ele perdoe os pecados de vocês. E também para que tempos de nova força espiritual venham do Senhor...” (Atos 3.19-20)
“Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas!” (Salmo 32.1)
“Você não pode ser liberto de algo que não esteja disposto a colocar para fora da sua vida!”
2. Traz CURA para o coração
“Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão...
... Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.” (Salmo 51.6-8,11-12)
“Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.” (Provérbios 28.13)
“Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro.” (Salmo 32.3)
3. Produz novas EXPECTATIVAS
“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. [...] Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti.” (Salmo 51.10,13)
“Novas expectativas não combinam com velhos hábitos.”
“Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos,...
... que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel....
... Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti.” (Neemias 1.5-6)
4. APROXIMA você de Deus
“Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria. Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” (Salmo 51.16-17)
“Não há risco em confessar seus pecados a Deus, o risco é não confessá-los!”
1. Gera ARREPENDIMENTO 2. Traz CURA para o coração 3. Produz novas EXPECTATIVAS 4. APROXIMA você de Deus