9 E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. 10 Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.
INTRODUÇÃO A oração feita por este homem foi de um significado tão grande que levou o historiador a fazer uma pausa na sua narrativa, e a incluir em apenas dois versículos.
I – UM PRINCIPIO NEGATIVO Jabes tinha tudo para ser uma pessoa pessimista , derrotada pois foi lhe dado um nome carregado de negativismo e pessimismo “ Nascido com dores”. Assim como Jabes, muitos carregam em seu nome uma maldição que precisa ser quebrada.
II – UMA ATITUDE MUDOU SUA HISTÓRIA Ele poderia se conformar com todos os tipos de sofrimentos, entretanto ele tomou uma atitude que mudaria aquele quadro: “ Porque Jabez invocou o Deus de Israel”.
Invocar no significa: chamar, clamar, gritar. Quando o homem se volta para Deus e invoca [chama] pelo Seu nome, situações turbulentas da sua vida começam a mudar (Jr 33.3). “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”.
III – OS QUATRO PEDIDOS DA SUA ORAÇÃO ELE PEDIU PARA DEUS LHE ABENÇOAR. “ se me abençoares muitíssimo”. Jabez reconhece que o Deus de Israel é a fonte de toda bênção. Provérbios 22.6 diz: “A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores” .
Talvez o diabo já tenha te dito: “Acabou tudo para você”. A Palavra de Deus diz que ele é o pai da mentira e veio para roubar matar e destruir. Ao aceita Jesus como Salvador e Senhor da sua vida, toda maldição foi quebrada, basta você tomar posse das bênçãos de Deus.
Hoje existem muitas pessoas correndo atrás das bênçãos, mas a Bíblia diz que se ouvirmos a voz do Senhor, as bênçãos nos seguiram: “E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus”( Dt 28.2). Infelizmente a alguns que estão negociando as benção de Deus em troca de dinheiro.
2. ELE PEDIU PARA DEUS LHE ALARGAR AS FRONTEIRAS. “ e meus termos ampliares” Alargar, significa aumentar, tornar-se muitos (referindo-se a pessoas, animais, objetos). Jabez era um homem de visão. Amplie meus territórios Senhor.
2.1. Esta foi a visão de Deus para o seu povo, transmitida pelo profeta Isaías. “Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas” ( Is 54.2).
2.2. Muitos limitam o poder de Deus por isso pouco recebem do Senhor. “Disse mais: Toma as flechas. E tomou-as. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E feriu-a três vezes, e cessou. Então o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios”.
2.3. Aquele que teme ao Senhor prosperará (SL 112.1-3). “Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada. Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre”.
2.4. Precisamos crescer em tudo: Na igreja, no ministério, na família, na sociedade. “porquanto o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava” ( Gn 39.23) Procuremos crescer, não nos acomodemos, só cresce quem trabalha.
3. ELE PEDIU QUE A MÃO DO SENHOR ESTIVESSE SOBRE ELE. “e a tua mão for comigo” Estar debaixo da mão de Deus é estar na dependência de Deus, na provisão de Deus, na benção de Deus. É estar guardado pelo todo poderoso ( Sl 91.1). “ Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”.
Quando estamos debaixo da mão de Deus temos visão, projeto, sabedoria, graça. Veja o pedido ousado de Moisés para o Senhor Deus: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar” ( Êx 33.14-15).
4 – ELE PEDIU QUE DEUS LHE PRESERVASSE DO MAL Jabez sabia que Deus lhe abençoaria, alargaria suas fronteiras e que Sua mão estaria sobre ele, então ele compreendeu que o inimigo iria começar atacar. Por isso ele fez este último pedido dizendo: “e me preserves do mal”.
Quando Deus começa a abençoar alguém e alargar as suas fronteiraras, o diabo fica feroz porque ele não gosta de perder terreno. Por isso ele envia os vendavais para derrubar a tenda. Por isso Jesus na oração do Pai nosso disse: “mas livra-nos do mal” ou seja, me preserve do mal.
CONCLUSÃO O versículo 10 conclui afirmando: “ E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”. Por este motivo e ele se tronou o mais ilustre entre seus irmãos “ E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos”.