Trabalho sobre a origem dos idiomas para a disciplina de português do décimo primeiro ano
Size: 1.96 MB
Language: pt
Added: Mar 15, 2023
Slides: 11 pages
Slide Content
A Origem dos idiomas Mª Carolina Santos nº17 11ºA
Índice Introdução O surgimento da linguagem Língua-Mãe A história da língua inglesa Como nasceu o português - Português brasileiro O mito da Torre de Babel Conclusão Webgrafia
INTRODUÇÃO É notável a semelhança que alguns idiomas apresentam . O melhor exemplo, talvez, sejam as similaridades entre o português e o espanhol . Embora estejam longe de ser idênticas, estas línguas são parecidas o suficiente para que nos comuniquemos minimamente com pessoas da Argentina ou Espanha durante uma viagem.
SURGIMENTO DA LINGUAGEM Estima-se que a linguagem já exista há 150 mil anos, mas só passou a ser registada há 6 mil anos com a origem da escrita. “Não posso duvidar que a linguagem deva a sua origem à imitação e modificação, auxiliada por sinais e gestos, de vários sons naturais, das vozes de outros animais e dos próprios gritos instintivos do Homem.” Por volta de 100 mil anos atrás, anatomicamente, não era possível produzir uma qualidade extensa de sons ou palavras . Portanto, a ideia mais aceite é que o dialeto começou com ganidos e evoluiu para uma língua organizada e sistemática após alguns milhares de anos.
LÍNGUA MÃe Se uma nova língua nasce sempre a partir de outra existente ou da mistura entre dialetos, qual seria a língua original que gerou todas as outras ? Especialistas chegaram à conclusão de que o dialeto original seria o proto-indoeuropeu e a origem de idiomas, como o inglês, português e o alemão, mesmo aparentemente distintos, vieram dessa língua. Português Inglês Alemão Mãe Mother Mutter Proto-indoeuropeu Indo-europeu Latim Português; Espanhol; Francês
A HISTÓrIA DA LÍNGUA INGLeSA A língua inglesa surgiu a partir da mistura de diferentes povos que habitavam a região da Grã-Bretanha. Primeiro, os anglo-saxões trouxeram a sua linguagem para a ilha no século V. Como " Englaland" foi a região da qual os Angles vieram e a sua língua era chamada de " Englastic”, surge-se assim a palavra " English" que conhecemos hoje. Por volta de 1060, a Normandia invade a Inglaterra trazendo dialetos franceses, então, soma-se mais esses vocabulários no inglês. Por fim, quando chega o século XVI, inicia-se a expansão marítima europeia e os britânicos passam a entrar em contato com diversos povos, incorporando ainda mais expressões linguísticas.
COMO NASCeU O PORTUGUÊS Por volta de 218 a. C, os romanos invadem a Península Ibérica com o latim. De seguida, ocorrem diversos eventos ao longo dos séculos como a invasão germânica e arábica até Portugal surgir em 1128. Nessa época, o idioma era o galego-português que depois tornar-se-ia o português .
PORTUGUÊS BRASILeIRO Nós , portugueses, colonizamos o Brasil e levamos connosco o nosso idioma. Contudo, muito antes, os indígenas já ocupavam o território com os seus dialetos próprios e os portugueses precisavam de aprender a língua dos indígenas para poderem comunicar. Depois, ainda para lá foram milhares de escravos africanos com diferentes línguas e imigrantes que também queriam explorar as terras. Então, com essa forte mistura, criou-se o português brasileiro que conhecemos hoje.
O MITO DA TORRe De BABeL A torre teria sido construída pelos descendentes de Noé na época em que o mundo inteiro falava apenas uma língua. A arrogância dos homens em empenharem- se na empreitada de alcançar o mundo dos deuses teria causado a fúria de Deus, que, em forma de castigo, teria causado uma grande ventania para derrubar a torre e espalhado as pessoas sobre a Terra com idiomas diferentes, para confundi-las. Por esse motivo, o mito é entendido hoje como uma tentativa dos antepassados de se explicar a existência de tantas línguas no mundo.
CONCLUSÃO A linguística e a Bíblia mostram teorias completamente diferentes uma da outra para explicarem os diferentes idiomas, mas não conseguimos ter a certeza sobre as suas origens, apenas uma breve explicação para estas. Seja através da linguística ou da Bíblia, os idiomas surgiram para facilitar a comunicação entre os humanos.