A palavra “ SE ” pode pertencer a classes de palavras e funções sintáticas diferentes ( substantivo , partícula apassivadora , índice de indeterminação do sujeito , pronome reflexivo , parte integrante do verbo , partícula expletiva ou de realce e conjunção ).
Substantivo Pode exercer qualquer função sintática; Geralmente acompanhada de artigo designa a própria palavra “SE”; Como pronome oblíquo e valor possessivo = adjunto adnominal. O se é uma palavra interessante. (Se = sujeito) Ele lavou- se o tênis. (se = o seu tênis - Ele lavou o seu tênis (adjunto Adnominal) Ele bateu- se na cara. (se = na sua cara) – Ele bateu na sua cara. (adjunto Adnominal)
Partícula Apassivadora Forma a voz passiva sintética; Se liga a VTD ou VTDI; Construiu- se um hospital. Construíram- se hospitais. Vendeu- se a casa. Venderam- se as casas. VTD Contou- se a história a Pedro. Contaram- se as histórias a Pedro. VTDI
Índice de Indeterminação do Sujeito Verbo na 3ª Pessoa do Singular; Se liga a VI, VTI, VL. Precisa- se de informações. Discorda- se do fato. Vive- se bem. Ficou- se feliz. VTI VTI VI VL
Pronome Reflexivo Sujeito pratica e recebe a ação do verbo; O “se” é reflexivo quando faz referência a mesma pessoa do pronome reto ele(a)(s); Objeto direto / Objeto Indireto Ela se maquiou. Ele se penteou. Ela maquiou ela mesma . Ele penteou ele mesmo . SE SE VTD VTD Manuel sempre se pergunta isso. Manuel sempre pergunta isso a ele mesmo . SE VTDI OD OI OD OD
Pronome Reflexivo Recíproco Sujeito composto ou simples no plural em que cada integrante pratica a ação verbal um sobre o outro; Objeto direto ou objeto indireto. Pai e filha querem- se . Eles se toleram. Pai e filha querem ao pai e a filha Eles toleram eles mesmos . SE VTI OI VTD SE OD
Parte Integrante do Verbo Verbos pronominais, ou seja, só se conjugam acompanhados de pronome oblíquo; Transmitem a ideia de reflexibilidade. Ele se queixou da injeção. Marina zangou- se com a brincadeira. Ela se arrependeu da brincadeira. Formas Infinitivas Queixar-se Zangar-se Arrepender-se
Partícula Expletiva ou de Realce Não é necessária a presença do “se” para compreensão do sentido; Apenas utilizado para uma questão de estilo. Passaram- se anos e ele não voltou. Gosta da Maria? Se gosto! O idoso sentou- se no banco da praça. Passaram anos e ele não voltou. Gosta da Maria? Gosto! O idoso sentou no banco da praça.
Conjunção Adverbial Se você gosta dela, por que não a procura? ( se = já que ) Causal Se você for ao colégio, avisa-me. ( se ) Condicional (não exerce função sintática) Se limpava o carro, logo chovia. ( se = quando ) Temporal Conseguirei, se estudar. ( se ) Condicional (não exerce função sintática)
Conjunção Integrante Não sei se o ministro fica. Perguntei se você fica para o jantar Diga se gosta de mim. Não sei Perguntei Diga ISSO
Exercícios
1. Relacione as colunas quanto às funções de “ se ”: 1 – Conjunção subordinativa integrante. 2 – Partícula apassivadora. 3 – Partícula expletiva. 4 – Pronome reflexivo. 5 – Conjunção subordinativa condicional. a) ( ) Ele me perguntou se eu havia feito as compras b) ( ) A menina feriu- se com o caco de vidro. c) ( ) Ensina- se violão nesta escola. d) ( ) Você será aprovada se estudar bastante. e) ( ) Meus convidados foram- se embora assim que terminaram de comer.
Relacione as colunas quanto às funções de “ se ”: 1 – Conjunção subordinativa integrante. 2 – Partícula apassivadora. 3 – Partícula expletiva. 4 – Pronome reflexivo. 5 – Conjunção subordinativa condicional. a) ( 1 ) Ele me perguntou se eu havia feito as compras b) ( 4 ) A menina feriu- se com o caco de vidro. c) ( 2 ) Ensina- se violão nesta escola. d) ( 5 ) Você será aprovada se estudar bastante. e) ( 3 ) Meus convidados foram- se embora assim que terminaram de comer.
2. Assinale a única alternativa em que “ se ” é uma conjunção subordinativa condicional a) Os convidados olharam-se, surpresos, depois que viram a noiva entrar. b) Bebe-se muito durante o carnaval. c) Ela deixou-se convencer pelas desculpas do namorado. d) Todos poderão entrar se possuírem convites. e) Quero saber se você chegará no horário marcado.
2. Assinale a única alternativa em que “ se ” é uma conjunção subordinativa condicional a) Os convidados olharam-se, surpresos, depois que viram a noiva entrar. b) Bebe-se muito durante o carnaval. c) Ela deixou-se convencer pelas desculpas do namorado. d) Todos poderão entrar se possuírem convites. e) Quero saber se você chegará no horário marcado. Classifique o “SE” nas outras alternativas
2. Assinale a única alternativa em que “ se ” é uma conjunção subordinativa condicional a) Os convidados olharam-se, surpresos, depois que viram a noiva entrar. (Reflexiva recíproca) b) Bebe-se muito durante o carnaval. (beber VI – índice de Indeterminação do Sujeito) c) Ela deixou-se convencer pelas desculpas do namorado. (Reflexiva) d) Todos poderão entrar se possuírem convites. (Condicional) e) Quero saber se você chegará no horário marcado. (Quero saber ISSO – conjunção integrante)
3. (FGV-2014) “Os avanços nos sistemas de comunicação tornaram possível que pessoas de diferentes lugares passassem a se falar e a estar em contato o tempo todo. As pessoas começaram a viajar mais e, com isso, alteraram o seu modo de ver o mundo e de se relacionar”. As duas ocorrências do pronome “se” sublinhadas indicam, respectivamente, a) sujeito indeterminado e sujeito indeterminado. b) voz passiva e pronome reflexivo. c) pronome reflexivo e pronome recíproco. d) pronome recíproco e pronome recíproco. e) pronome recíproco e sujeito indeterminado.
3. (FGV-2014) “Os avanços nos sistemas de comunicação tornaram possível que pessoas de diferentes lugares passassem a se falar e a estar em contato o tempo todo. As pessoas começaram a viajar mais e, com isso, alteraram o seu modo de ver o mundo e de se relacionar ”. As duas ocorrências do pronome “se” sublinhadas indicam, respectivamente, a) sujeito indeterminado e sujeito indeterminado. b) voz passiva e pronome reflexivo. c) pronome reflexivo e pronome recíproco. d) pronome recíproco e pronome recíproco. e) pronome recíproco e sujeito indeterminado.
4. (Fapec-2016) Assinale a alternativa em que a palavra “se” é um pronome reflexivo. a) Não se é responsável da noite para o dia! b) Os policiais feriram-se no confronto. c) Vendem-se carros usados. d) Procura-se secretária naquela nova loja.
4. (Fapec-2016) Assinale a alternativa em que a palavra “se” é um pronome reflexivo. a) Não se é responsável da noite para o dia! b) Os policiais feriram-se no confronto. c) Vendem-se carros usados. d) Procura-se secretária naquela nova loja. Classifique o “SE” nas outras alternativas
4. (Fapec-2016) Assinale a alternativa em que a palavra “se” é um pronome reflexivo. a) Não se é responsável da noite para o dia! ( é = VL – Índice de Indeterminação do Sujeito) b) Os policiais feriram-se no confronto. (Pronome Reflexivo) c) Vendem-se carros usados. (Vender = VTD – Partícula Apassivadora) d) Procura-se secretária naquela nova loja. (Procurar = VTD – Partícula Apassivadora)
5. Classifique o “se” na seguinte oração: Ela queixou-se dos maus tratos recebidos . a) parte integrante do verbo. b) conjunção condicional. c) pronome apassivador. d) índice de indeterminação do sujeito. e) conjunção integrante
5. Classifique o “se” na seguinte oração: Ela queixou-se dos maus tratos recebidos . a) parte integrante do verbo. b) conjunção condicional. c) pronome apassivador. d) índice de indeterminação do sujeito. e) conjunção integrante Queixar-se = Verbo pronominal
6. Faça a correlação, de acordo com as seguintes opções: Objeto direto; Objeto indireto; Pronome apassivador; Índice de indeterminação do sujeito; Partícula expletiva ou de realce. 1. ( ) Aqui se vive tranquilo. 2. ( ) Passaram- se vários anos. 3. ( ) As dívidas iam se acumulando. 4. ( ) Ergueu- se acima da multidão. 5. ( ) Pedro enxugou- se com muita pressa. 6. ( ) Ela atribui- se uma culpa que não tem. . .
6. Faça a correlação, de acordo com as seguintes opções: Objeto direto; Objeto indireto; Pronome apassivador; Índice de indeterminação do sujeito; Partícula expletiva ou de realce. 1. ( D ) Aqui se vive tranquilo. (VI) 2. ( C ) Passaram- se vários anos. (VTD) 3. ( E ) As dívidas iam se acumulando. 4. ( A ) Ergueu- se acima da multidão. (Ele ergueu ele mesmo ( Obj.Direto ) acima da multidão. 5. ( A ) Pedro enxugou- se com muita pressa. (Pedro enxugou ele mesmo ( Obj.Direto ) com muita pressa. 6. ( B ) Ela atribui- se uma culpa que não tem. (Ele atribuiu uma culpa que não tem a ele mesmo . ( Obj.Indireto ) . . .
7. Na oração O ilustre deputado arrogou-se o direito de discordar , o pronome SE exerce a função de: a) objeto indireto. b) objeto direto. c) adjunto adnominal. d) partícula de realce. e) partícula apassivadora.
7. Na oração O ilustre deputado arrogou-se o direito de discordar , o pronome SE exerce a função de: a) objeto indireto. b) objeto direto. c) adjunto adnominal. d) partícula de realce. e) partícula apassivadora. O ilustre deputado arrogou o direito de discordar ao ilustre deputado. VTDI (OD) (Objeto Indireto)