A Palavra SE.pptxportuguesgramaticaeredacao

LaysdeOliveiraAlves 8 views 29 slides Sep 02, 2025
Slide 1
Slide 1 of 29
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29

About This Presentation

Palavra se


Slide Content

A Palavra SE Prof. Roberto Vazquez

A palavra “ SE ” pode pertencer a classes de palavras e funções sintáticas diferentes ( substantivo , partícula apassivadora , índice de indeterminação do sujeito , pronome reflexivo , parte integrante do verbo , partícula expletiva ou de realce e conjunção ).

Substantivo Pode exercer qualquer função sintática; Geralmente acompanhada de artigo designa a própria palavra “SE”; Como pronome oblíquo e valor possessivo = adjunto adnominal. O se é uma palavra interessante. (Se = sujeito) Ele lavou- se o tênis. (se = o seu tênis - Ele lavou o seu tênis (adjunto Adnominal) Ele bateu- se na cara. (se = na sua cara) – Ele bateu na sua cara. (adjunto Adnominal)

Partícula Apassivadora Forma a voz passiva sintética; Se liga a VTD ou VTDI; Construiu- se um hospital. Construíram- se hospitais. Vendeu- se a casa. Venderam- se as casas. VTD Contou- se a história a Pedro. Contaram- se as histórias a Pedro. VTDI

Índice de Indeterminação do Sujeito Verbo na 3ª Pessoa do Singular; Se liga a VI, VTI, VL. Precisa- se de informações. Discorda- se do fato. Vive- se bem. Ficou- se feliz. VTI VTI VI VL

Pronome Reflexivo Sujeito pratica e recebe a ação do verbo; O “se” é reflexivo quando faz referência a mesma pessoa do pronome reto ele(a)(s); Objeto direto / Objeto Indireto Ela se maquiou. Ele se penteou. Ela maquiou ela mesma . Ele penteou ele mesmo . SE SE VTD VTD Manuel sempre se pergunta isso. Manuel sempre pergunta isso a ele mesmo . SE VTDI OD OI OD OD

Pronome Reflexivo Recíproco Sujeito composto ou simples no plural em que cada integrante pratica a ação verbal um sobre o outro; Objeto direto ou objeto indireto. Pai e filha querem- se . Eles se toleram. Pai e filha querem ao pai e a filha Eles toleram eles mesmos . SE VTI OI VTD SE OD

Parte Integrante do Verbo Verbos pronominais, ou seja, só se conjugam acompanhados de pronome oblíquo; Transmitem a ideia de reflexibilidade. Ele se queixou da injeção. Marina zangou- se com a brincadeira. Ela se arrependeu da brincadeira. Formas Infinitivas Queixar-se Zangar-se Arrepender-se

Partícula Expletiva ou de Realce Não é necessária a presença do “se” para compreensão do sentido; Apenas utilizado para uma questão de estilo. Passaram- se anos e ele não voltou. Gosta da Maria? Se gosto! O idoso sentou- se no banco da praça. Passaram anos e ele não voltou. Gosta da Maria? Gosto! O idoso sentou no banco da praça.

Conjunção Adverbial Se você gosta dela, por que não a procura? ( se = já que ) Causal Se você for ao colégio, avisa-me. ( se ) Condicional (não exerce função sintática) Se limpava o carro, logo chovia. ( se = quando ) Temporal Conseguirei, se estudar. ( se ) Condicional (não exerce função sintática)

Conjunção Integrante Não sei se o ministro fica. Perguntei se você fica para o jantar Diga se gosta de mim. Não sei Perguntei Diga ISSO

Exercícios

1. Relacione as colunas quanto às funções de “ se ”: 1 – Conjunção subordinativa integrante. 2 – Partícula apassivadora. 3 – Partícula expletiva. 4 – Pronome reflexivo. 5 – Conjunção subordinativa condicional. a) ( ) Ele me perguntou se eu havia feito as compras b) ( ) A menina feriu- se com o caco de vidro. c) ( ) Ensina- se violão nesta escola. d) ( ) Você será aprovada se estudar bastante. e) ( ) Meus convidados foram- se embora assim que terminaram de comer.

Relacione as colunas quanto às funções de “ se ”: 1 – Conjunção subordinativa integrante. 2 – Partícula apassivadora. 3 – Partícula expletiva. 4 – Pronome reflexivo. 5 – Conjunção subordinativa condicional. a) ( 1 ) Ele me perguntou se eu havia feito as compras b) ( 4 ) A menina feriu- se com o caco de vidro. c) ( 2 ) Ensina- se violão nesta escola. d) ( 5 ) Você será aprovada se estudar bastante. e) ( 3 ) Meus convidados foram- se embora assim que terminaram de comer.

2. Assinale a única alternativa em que “ se ” é uma conjunção subordinativa condicional a) Os convidados olharam-se, surpresos, depois que viram a noiva entrar. b) Bebe-se muito durante o carnaval. c) Ela deixou-se convencer pelas desculpas do namorado. d) Todos poderão entrar se possuírem convites. e) Quero saber se você chegará no horário marcado.

2. Assinale a única alternativa em que “ se ” é uma conjunção subordinativa condicional a) Os convidados olharam-se, surpresos, depois que viram a noiva entrar. b) Bebe-se muito durante o carnaval. c) Ela deixou-se convencer pelas desculpas do namorado. d) Todos poderão entrar se possuírem convites. e) Quero saber se você chegará no horário marcado. Classifique o “SE” nas outras alternativas

2. Assinale a única alternativa em que “ se ” é uma conjunção subordinativa condicional a) Os convidados olharam-se, surpresos, depois que viram a noiva entrar. (Reflexiva recíproca) b) Bebe-se muito durante o carnaval. (beber VI – índice de Indeterminação do Sujeito) c) Ela deixou-se convencer pelas desculpas do namorado. (Reflexiva) d) Todos poderão entrar se possuírem convites. (Condicional) e) Quero saber se você chegará no horário marcado. (Quero saber ISSO – conjunção integrante)

3. (FGV-2014) “Os avanços nos sistemas de comunicação tornaram possível que pessoas de diferentes lugares passassem a se falar e a estar em contato o tempo todo. As pessoas começaram a viajar mais e, com isso, alteraram o seu modo de ver o mundo e de se relacionar”. As duas ocorrências do pronome “se” sublinhadas indicam, respectivamente, a) sujeito indeterminado e sujeito indeterminado. b) voz passiva e pronome reflexivo. c) pronome reflexivo e pronome recíproco. d) pronome recíproco e pronome recíproco. e) pronome recíproco e sujeito indeterminado.

3. (FGV-2014) “Os avanços nos sistemas de comunicação tornaram possível que pessoas de diferentes lugares passassem a se falar e a estar em contato o tempo todo. As pessoas começaram a viajar mais e, com isso, alteraram o seu modo de ver o mundo e de se relacionar ”. As duas ocorrências do pronome “se” sublinhadas indicam, respectivamente, a) sujeito indeterminado e sujeito indeterminado. b) voz passiva e pronome reflexivo. c) pronome reflexivo e pronome recíproco. d) pronome recíproco e pronome recíproco. e) pronome recíproco e sujeito indeterminado.

4. (Fapec-2016) Assinale a alternativa em que a palavra “se” é um pronome reflexivo. a) Não se é responsável da noite para o dia! b) Os policiais feriram-se no confronto. c) Vendem-se carros usados. d) Procura-se secretária naquela nova loja.

4. (Fapec-2016) Assinale a alternativa em que a palavra “se” é um pronome reflexivo. a) Não se é responsável da noite para o dia! b) Os policiais feriram-se no confronto. c) Vendem-se carros usados. d) Procura-se secretária naquela nova loja. Classifique o “SE” nas outras alternativas

4. (Fapec-2016) Assinale a alternativa em que a palavra “se” é um pronome reflexivo. a) Não se é responsável da noite para o dia! ( é = VL – Índice de Indeterminação do Sujeito) b) Os policiais feriram-se no confronto. (Pronome Reflexivo) c) Vendem-se carros usados. (Vender = VTD – Partícula Apassivadora) d) Procura-se secretária naquela nova loja. (Procurar = VTD – Partícula Apassivadora)

5. Classifique o “se” na seguinte oração: Ela queixou-se dos maus tratos recebidos . a) parte integrante do verbo. b) conjunção condicional. c) pronome apassivador. d) índice de indeterminação do sujeito. e) conjunção integrante

5. Classifique o “se” na seguinte oração: Ela queixou-se dos maus tratos recebidos . a) parte integrante do verbo. b) conjunção condicional. c) pronome apassivador. d) índice de indeterminação do sujeito. e) conjunção integrante Queixar-se = Verbo pronominal

6. Faça a correlação, de acordo com as seguintes opções: Objeto direto; Objeto indireto; Pronome apassivador;  Índice de indeterminação do sujeito;     Partícula expletiva ou de realce. 1. (    ) Aqui  se  vive tranquilo.  2. (   ) Passaram- se  vários anos.  3. (   ) As dívidas iam  se  acumulando. 4.  (   ) Ergueu- se  acima da multidão. 5. (   ) Pedro enxugou- se  com muita pressa. 6. (   ) Ela atribui- se  uma culpa que não tem. . .

6. Faça a correlação, de acordo com as seguintes opções: Objeto direto; Objeto indireto; Pronome apassivador;  Índice de indeterminação do sujeito;     Partícula expletiva ou de realce. 1. (  D  ) Aqui  se  vive tranquilo. (VI) 2. ( C  ) Passaram- se  vários anos.  (VTD) 3. ( E  ) As dívidas iam  se  acumulando. 4. (  A ) Ergueu- se  acima da multidão. (Ele ergueu ele mesmo ( Obj.Direto ) acima da multidão. 5. (  A ) Pedro enxugou- se  com muita pressa. (Pedro enxugou ele mesmo ( Obj.Direto ) com muita pressa. 6. ( B ) Ela atribui- se  uma culpa que não tem. (Ele atribuiu uma culpa que não tem a ele mesmo . ( Obj.Indireto ) . . .

7. Na oração O ilustre deputado arrogou-se o direito de discordar , o pronome SE exerce a função de: a) objeto indireto. b) objeto direto.      c) adjunto adnominal. d) partícula de realce.     e) partícula apassivadora.

7. Na oração O ilustre deputado arrogou-se o direito de discordar , o pronome SE exerce a função de: a) objeto indireto. b) objeto direto.      c) adjunto adnominal. d) partícula de realce.     e) partícula apassivadora. O ilustre deputado arrogou o direito de discordar ao ilustre deputado. VTDI (OD) (Objeto Indireto)
Tags