Excelente slide de psicomotricidades na educação infantil
Size: 1.24 MB
Language: pt
Added: Aug 29, 2022
Slides: 14 pages
Slide Content
A Psicomotricidade na Educação Infantil Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal;
Objetivo da Psicomotricidade na Educação Infantil Tem o objetivo através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas fazer com que a criança tome consciência sobre seu corpo; Lúdico: É um bicho que tem nariz de palhaço, cabelo azul, cheiro de algodão doce e gosta de poesia (Alexandre Reis).
O Lúdico O lúdico quer dizer “ ludus ”, que significa jogo, divertimento; Instituir o brincar e as atividades psicomotoras na escola não significa que toda a parte pedagógica será prejudicada ou substituída por ele, mas sim que ele será um auxílio para que ela ocorra com mais estímulos e maior prazer.
A Brincadeira e atividades Psicomotoras O ato de brincar estimula a curiosidade, iniciativa, autoconfiança, imaginação e a inteligência. Além disso, possibilita exercitar a concentração, atenção, engajamento e interação, proporcionando desafios, motivação e o aprender fazendo; As atividades devem ser desafiadoras, mas não difíceis demais;
Psicomotricidade e Educação Infantil A psicomotricidade na Educação Infantil deve conter jogos e brincadeiras recreativas dirigidas a elas que desenvolvam habilidades especificas: Coordenação motora; Orientação espacial; Ritmo, equilíbrio; Organização temporal; Linguagem como forma de comunicação;
A Psicomotricidade na Educação Infantil As atividades lúdicas e jogos psicomotores auxiliam no processo de ensino e aprendizagem da matemática, do português, ciências etc.; desenvolvendo assim psicomotricidade. A criança, cujo desenvolvimento psicomotor é mal constituído, poderá apresentar problemas na escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras (b\d), na ordenação de silabas, no pensamento abstrato (matemática), na análise gramatical, dentre outras.
Jogo Psicomotor como objeto educativo Estimular o pensamento espontâneo; A percepção de tempo e espaço; O lado afetivo, social e motor, além do lado cognitivo; Desenvolvem atenção, concentração dentre outras habilidades, para isso, a criança não precisa estar “ brincando direito”
A contribuição da Família para a Estimulação Precoce da Psicomotricidade de crianças na primeira infância. É de suma importância a contribuição da família na psicomotricidade de seus filhos. A estimulação precoce da psicomotricidade pode contribuir para o melhor desenvolvimento dessas crianças. Além do que a falta desse estimulo prejudica no ensino-aprendizagem da criança em seu desenvolvimento.
Sendo assim, os pais devem estimular as crianças a praticar alguma atividade, seja física, intelectual ou social, juntamente com as escolas e creches para que essas atividades se tornem rotina na vida dessas crianças. A melhor forma de incentivar essas crianças é pelo lúdico. Pois se a criança achar chato irá se sentir desmotivada e abandonará a atividade.
Exemplo de Atividades Psicomotoras Morto-Vivo Objetivo: atenção, agilidade, coordenação.
Exemplo de Atividades Psicomotoras Esponja Objetivo: Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora corporal e melhorar o tônus muscular. Material: bacia com água e várias esponjas coloridas, com texturas\dureza diferenciadas.
Exemplo de Atividades Psicomotoras Corda Objetivo: Desenvolver a coordenação motora ampla, esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular. Material : corda de tamanhos variados.
Exemplo de Atividades Psicomotoras Quebra-cabeça Objetivo: Aumentar a interação entre as crianças, trabalhar a coordenação viso motora, destreza manual, imaginação, percepção visual. Material: Quebra-cabeça de acordo com a faixa etária da criança.
Considerações Finais Podemos observar que o desenvolvimento motor contribui futuramente para o desenvolvimento não só físico, mas consequentemente afetivo e cognitivo da criança e que as atividades psicomotoras atingem seus objetivos na primeira infância, pois nessa fase a criança passa a conhecer a si, seu corpo, suas vontades, constrói sua personalidade, definindo conceitos, pensamentos, ideias, crenças, enfim torna-se um ser consciente.