A TéCnica E A Tecnologia

guest7c93f08f 16,433 views 25 slides Jun 16, 2009
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

A Técnica e a tecnologia

A Técnica; A Tecnologia; A Revolução Industrial (Máquina a Vapor); Bibliografia; Realização do trabalho. Índice

Técnica – acto de fazer algo, de executar. É uma arte prática que nos leva à obtenção de objectos concretos e precisos através de diversos equipamentos e materiais. A Técnica

A Técnica distingue o homem do animal. Há provas da utilização da técnica desde há cerca de dois milhões de anos atrás, pelos povos primitivos. Exemplos:

Inicialmente a técnica era utilizada para satisfazer as necessidades básicas do ser humano, como a alimentação, defesa,…Utilizavam muito a pedra. A descoberta do fogo foi muito importante(primeira fonte de energia) porque com este foram-se desenvolvendo novas técnicas, como por exemplo, a culinária(a passagem do cru ao cozido), novos instrumentos para defesa e caça, transportes,…

Outra etapa fundamental da história foi a descoberta dos metais, que melhoraram a qualidade de vida das pessoas: começaram-se a fabricar instrumentos mais eficazes, resistentes e mais fáceis de fazer. O primeiro metal a ser descoberto foi o cobre. Depois o bronze e, mais tarde, o ferro.

Muita gente considera a roda como a descoberta técnica mais importante do Homem. A vida ficou mais fácil e os transportes sofreram uma enorme revolução. Também muito importante, foi a descoberta da escrita, pelos povos fenícios, e a partir da invenção desta deu-se a transição da pré - história para a história. Surgiu devido à necessidade de registo das trocas comerciais, uma vez que os fenícios eram um povo de comerciantes.

A atitude técnica é a atitude de quem faz algo. Faz-se através de instrumentos técnicos, ferramentas e processos adequados na resolução de um problema. Existem vários tipos de objectos técnicos: - objectos técnicos simples(objectos sem complexidade, cujo funcionamento é simples); - objectos técnicos artesanais(relacionados com o artesanato, populares); - objectos técnicos industriais; - objectos técnicos complexos(sistemas técnicos).

Tecnologia – ciência que estuda a tecnica. Envolve sempre um estudo, uma descrição ou uma explicação de procedimentos, materiais e equipamentos necessários para a transformação das matérias - primas em produtos acabados. Tecnologia

A tecnologia complementa a técnica e virse – versa. È através do acto tecnológico que podemos analisar e tentar resolver o problema (parte técnica).

A atitude tecnológica é a atitude de quem estuda e analisa um problema, avaliando-o no sentido da compreenção das suas causas e implicações : - funcionais; - económicas; - sociais; - estéticas; - e ambientais. Levando-nos à descoberta de soluções alternativas.

Do vasto campo da Educação Tecnológica a “dimensão ambiental” deve sempre fazer parte, isto é , o estudo e o conhecimento das condições externas que influenciam a vida das populações e organismos. Hoje em dia existem telefones descartáveis graças á “economia do usar e deitar fora”, o esbanjamento de energia é hoje uma das características da sociedade moderna.

Líderes mundiais e cidadãos em geral começão finalmente a preocupar-se com a Humanidade.Um pouco por todo mundo, movimentos massivos de pessoas demonstram sinais de preocupação.Depois da Revolução Agrícola e da Revolução Industrial surge agora a Revolução Ambiental, que tera de ser bem mais rápida se queremos inverter o caminho “antes que a Natureza morra”.

Reduzir, reciclar e reutilizar são as regras que devemos sempre cumprir. O desperdício de energia esta ligado ao aumento da poluição. Uma poupança consíderavel de energia contribui para a melhoria do meio que nos rodeia.

Fechar sempre bem as torneiras sempre que acabamos de as utilizar; Tentar usar o menor número possível de pilhas; Fazer sempre a reciclagem do papel; Tentar evitar sempre utilizar os sprays; Conduzir menos principalmente nas viagens mais curtas em que se pode andar a pé. Faça a diferença!!!!!!!!! Medidas Simples a não esquecer

Durante dois milhões de anos, o Homem comeu alimentos crus ou que secava ou cozia ao sol.Esta agricultura primitiva daria lugar, depois, à agricultura tradicional.Mudaram os tempos e mudaram também as formas de produção e os hábitos alimentares.Na década de 60 do século XX, um novo caminho se abriu á agricultura- a chamada revolução verde : na procura de maior rendimento das colheitas, passaram a ser utilizadas novas tecnologias .

Do uso de químicos resultou uma forte subida nos níveis de produtividade, mas a revolução verde também originou prejuízos: degradação dos solos provocada pelos resíduos químicos e, também a poluição das águas- o que nós podíamos chegar a ingerir. Neste contexto surge uma nova revolução verde por muitos chamada “biorrevolução” que aposta no aumento da produção de alimentos mas agora, tendo como base o recurso ás biotecnologias – aplicação de tecnologias nos sistemas biológicos animal e vegetal.

Estas novas tecnologias, associadas ao conhecimento, cada vez maior, da genética e da biologia celular moderna, permitiram quer a clonagem de animais quer uma maior pesquisa agrícola para melhorar espécies de plantas.

A Revolução Industrial consistiu num conjunto de mudanças tecnológicas com um grande impacto no processo produtivo ao nível económico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do séc. XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do séc. XIX. Ao longo do processo, a era agrícola foi superada, a máquina foi suplantando o trabalho humano, impôs-se uma nova relação entre capital e trabalho, estabeleceram-se novas relações entre as nações e surgiu o fenómeno da cultura de massa. Revolução Industrial

Essa transformação foi possível devido a vários factores, entre eles destacam-se o liberalismo económico e a invenção da máquina a vapor.

Poucas invenções tiveram maior influência na história dos tempos modernos que a da máquina a vapor. Ao contrário do que geralmente se pensa, não foi a causa inicial da Revolução Industrial, mas sim, em parte, efeito desta. O motor de James Watt, pelo menos, nunca se teria tornado realidade se não fosse a procura de uma fonte eficiente de energia para mover as pesadas máquinas já inventadas na industria têxtil. Por outro lado, é indiscutível que o aperfeiçoamento da máquina a vapor promoveu um desenvolvimento mais rápido da industrialização. Máquina a Vapor

Deu uma nova importância à produção do carvão e do ferro; possibilitou uma revolução nos transportes; abriu oportunidades quase ilimitadas à aceleração das manufacturas, tornando as nações industrializadas as mais ricas e poderosas do mundo. Antes do desenvolvimento da máquina a vapor, as reservas de energia estavam à mercê das variações atmosféricas. Durante as secas, a baixa dos rios podia forçar os moinhos a restringir suas actividades ou mesmo a suspende-las por completo. Os navios, nas travessias do oceano, atrasavam – se semanas inteiras por falta de vento.

Com a máquina a vapor haveria um fornecimento constante de energia, que poderia ser aproveitada quando necessário. Não é, portanto, exagero afirmar que a invenção de Watt assinalou o começo da era da força motriz.

www.google.pt ; Livro de E. Tecnológica “Ideias e Projectos” 7º/8ºano. Bibliografia

Ana Catarina Barroso nº2 Catarina Pohle nº Daniela Résio nº Trabalho realizado por…
Tags