A terra e a agricultura na Europa medieval Causas da formação do sistema feudal: desintegração do Império Carolíngio; novas invasões a partir do século IX espalharam o medo pela Europa; cada aristocrata assumiu a luta pela resistência contra os invasores em suas terras.
Consequências: as invasões acentuaram o processo de ruralização; as áreas rurais serviram de refúgio contra as invasões castelos e fortalezas se tornaram símbolos da Europa medieval.
Agricultura: a base da economia feudal Feudalismo: nome de origem germânica que significa “bem dado em troca”. A forma mais comum de feudo era a terra.
Características do feudo: em geral, era autossuficiente; a agricultura era a fonte de sustento da maior parte da população
Importantes inovações agrícolas
Senhores e servos na sociedade feudal
Quem eram os leigos? Cristãos comuns, ou seja, aqueles que não fazem parte do clero; laico. Nobres, grandes nobres e senhores menores – cuidavam das atividades administrativas e militares, da justiça e da vigilância dos camponeses. Cavaleiros – combatentes armados que pertenciam à aristocracia laica.
A figura do cavaleiro acabou levando à criação das novelas de cavalaria, que adaptavam antigas narrativas orais de feitos heroicos e guerras históricas e eram escritas em verso ou em prosa.
Cavalhadas
Os camponeses: a principal força de trabalho Mão-morta: tributo cobrado dos filhos de um servo falecido que lhes dava o direito de continuar trabalhando na terra,
Vilões – camponeses livres que haviam adquirido pequenos lotes de terra. Com o passar do tempo, muitos cederam às pressões senhoriais e tornaram-se servos. Escravos – número reduzido de pessoas que trabalhavam nos afazeres domésticos do castelo , com o tempo, foi reduzindo cada vez mais.
Os moradores das cidades As cidades medievais se esvaziaram , mas não desapareceram. Entretanto, a partir do século XI, com as melhorias das técnicas agrícolas e com o aumento da população, as cidades voltaram a crescer e ganharam novas construções. Elas passaram a se chamar burgos.
Os clérigos no mundo medieval Na comunidade cristã, o clero tinha muita importância. No topo da hierarquia eclesiástica estava o papa, chefe da Igreja. Abaixo do papa havia o clero secular e o regular . Observe. Clero regular : formado por monges que viviam afastados das cidades para servir a Deus. Eles copiavam e ilustravam obras antigas dos gregos, dos romanos e dos cristãos. Clero secular: dividia-se em alto e baixo clero. Alto clero: bispos, em geral, nobres, que administravam as terras da Igreja e debatiam as questões da doutrina. Baixo clero: representado pelos párocos que viviam, frequentemente, com os camponeses.